Quarentena – 9º dia
- 27
- Dez
- 2012
“No sexto mês, foi o anjo Gabriel enviado da parte de Deus, para uma cidade da Galileia, chamada Nazaré,
a uma virgem desposada com certo homem da casa de Davi, cujo nome era José; a virgem chamava-se Maria.” (Lc.26,27)
O anjo foi até uma virgem, que não se revelara apenas pura de corpo, por não haver coabitado com homem algum, mas que se salientava pela sua pureza interna… Não tinha maus olhos; não se permitira corromper por quaisquer circunstâncias.
Estamos em uma época em que a internet e as novas tecnologias, usadas de forma descontrolada, permitiram que a sociedade se deteriorasse, atingindo a Família, corrompendo, assim, os bons hábitos e costumes.
Muitas pessoas, desta forma, permitiram-se influenciar e, até mesmo, desvirtuar, por maus testemunhos de pessoas supostamente cristãs, mas cujos princípios estão igualmente corrompidos.
Têm permitido que as circunstâncias ditem as normas da sua fé.
Não vivem de acordo com o que está escrito na Palavra de Deus, mas consoante os costumes e situações externas.
E, a partir do momento que se começa a ver com maus olhos, perde-se a pureza… a virgindade, e “abraça-se” a malícia.
Não fora apenas a virgindade física de Maria que chamara a atenção de Deus, mas acima de tudo, a sua pureza interior. Ela não se permitiu contaminar…
Mas são muitos os que se permitem influenciar pelas circunstâncias e pelas vozes do mundo, para desfazer a sua pureza inicial. E é disto que temos de nos salvaguardar… de tudo o que nos pretende contaminar.
O que é mais importante?
Deus… ou as pessoas que estão ao seu redor?
Se os demais não agem de acordo com a fé verdadeira, isso é motivo para eu deixar de ser “virgem” e pura? Não!
Mas muitos usam deste refúgio, para justificar o seu fracasso. Fazem disto o seu “bode expiatório”.
O nosso insucesso é fruto do que nutrimos interiormente.
É muito importante eu ver como eu sou… Assumir a minha postura, como “alma”, com defeitos e falhas. Se assim for, compreenderei, igualmente, porque motivo as outras pessoas erram; não compreendem ou agem de determinada forma…
Se em mim, eu não encontrei perfeição, não é correto impor perfeição aos demais.
É importante avaliarmos:
Normalmente, a mulher compara-se…
Fruto desta comparação, ou sente-se inferior ou julga. E isto, nada mais é, do que o reflexo de um problema na sua vida com Deus.
Porque se houvesse comparação com o que está escrito, priorizaria a Deus, mas como dá prioridade às pessoas, acaba por perder… Isto é puro egoísmo, pois nem se enxerga como uma pessoa errada.
Maria estava em Nazaré, num local simples…
Muitas pessoas anseiam estar em um lugar “alto”; habitar em palácios, mas o que Deus verdadeiramente procura, são aqueles que resguardam a sua virgindade espiritual.
Assim como a pureza do corpo físico, se conserva por intermédio de sacrifício e negação dos desejos carnais, assim também é em relação à nossa vida espiritual…
Somos colocados à prova; também passamos por momentos difíceis; pensamentos negativos ou maus olhos; a dúvida e insegurança, etc. Mas, quando guardamos a nossa “virgindade” não há o que nos atinja!
Guardamos com “unhas e dentes” a salvação; com todo o temor.
O que vai diferenciar, é exatamente quem eu priorizo: Deus, as minhas vontades ou as pessoas?
Nós temos o domínio; o livre arbítrio, justamente para decidir! E aqui reside a diferença: Somos nós que decidimos o que queremos.
E o que plantamos, sem dúvida, colheremos!
Em quem Deus vai investir, como fez com Maria?
Naqueles que negam a sua vontade; ainda que aparentemente “percam” para o mundo, “ganham” para Deus e chamam a Sua atenção.
Pese e avalie: O que tem priorizado? Tem-se mantido “virgem” num mundo onde o príncipe é o diabo? Onde tudo a faz pecar e é contrário à fé…
Aqui se destacam os que se fazem Escolhidos!
Pâmela Carvalho
Março 7, 2013 às 18:29
Olá a todos!
Quando eu estava meditando nessa passagem a primeira pergunta que me veio a cabeça e que eu mesma fiz para mim foi: Porquê que Deus pediu ao anjo Gabriel (aquele que assiste diante de Deus) para ir ao encontro de Maria?, porque Maria e não outra jovem?
E logo veio a resposta, porque tal como Isabel, Maria também deveria viver irrepreensivelmente segundo a palavra de Deus, priorizando a sua vida cm Deus, ela deveria se afastar de tudo aquilo que prejudicasse o seu relacionamento com Deus, ela deveria andar na contra mão das pessoas, ela era separada para Deus ela foi diferente das demais que até poderiam ser virgens fisicamente mas Maria tal como foi dito na quarentena, ela não era só virgem fisicamente mas também virgem espiritualmente, ela era pura.
Isso fez-me pensar também em mim, no meu ser, no meu interior, será que eu tenho sido diferente? Será que eu tenho vivido a mesma fé que Maria, Isabel e outras mulheres de Deus viveram? Será que eu tenho negado de verdade as minhas vontades para viver segundo a palavra e Deus? Será que eu deixei de viver uma fé emotiva para viver a verdadeira fé que agrada a Deus: a fé racional?
A quarentena tem feito com que eu pare e pense em mim e isso tem sido maravilhoso.
TORLANIA ROCHA- QUELUZ.
Março 7, 2013 às 0:05
Boa Noite D. Viviane.
A mensagem de hoje é muito forte,pois muitas das vezes eu me preoculpava com o que os outros iriam pensar de mim. E essa minha atitude, só fazia com que eu retardasse a minha benção,até que um dia fui despertada e comecei a dar mais valor a minha vida com Deus,sem se preoculpar com o que as outras pessoas pudessem dizer. Obrigada por essa quarentena, tem me ajudado muito. Grande Abraço.
Sandra Correia
Março 5, 2013 às 9:41
Através da quarentena tenho tido maior percepção de como tenho sido para Deus, e pude perceber que muitas vezes fui egoísta não cuidei a minha “virgindade” , sempre que me permiti influenciar pelos outros, sempre que me comparei e me inferiorizei! Permiti os maus olhos para comigo mesma…não mil vezes não! Deus é o caminho, a minha salvação é tudo…e eu decido fazer-me escolhida, disciplinar-me e priorizar a Ele em todos os momentos na minha vida…não com palavras, mas com atitudes buscando a minha purificação!
Djamila Pereira
Março 5, 2013 às 8:45
Bom dia senhoras!
Que bênção esta Quarentena, todos os dias tenho estado a aprender e tenho a certeza que após o termino estarei muito mais fortalecida.
A pureza e a inocência são características que Deus se agrada. Quando Deus se apercebe delas em nós ele atende as nossas orações, ao nosso clamor, ao nosso chamado do contrário Ele nem se dá ao trabalho, pois quem tem mágoa, tem maus olhos, divida, não consegue perdoar, não pode de forma nenhuma ser puro, e Deus só atende quem está disposto a mudar o seu interior. Por ter deixado um dia contaminar o meu coração, o meu interior, com palavra, com maus olhos, deixando a mágoa tomar conta de mim, cai de forma brutal e aí tive que perceber que o caminho não era este e foi preciso eu dar o primeiro passo. Hoje e todos os dias trabalho o meu interior para ser pura novamente para Deus, pois disso depende a minha salvação: Estar disposta a abrir mãos dos desejos, caprichos e vontades e me transformar novamente numa criança aos olhos do Pai, para que Ele possa agir em mim, moldar e transformar o meu interior. Tenho que dizer: que seja conforme a tua vontade Pai e não a minha, quero ser novamente pura. Estou muito feliz por ter entregue a minha vida nas mãos de Deus, pois sei que com Ele estou segura.
Obrigada pela partilha e que Deus vos abençoe abundantemente!
elsa maria
Março 5, 2013 às 7:08
Bom dia D.VIVI.INFELIZMENTE eu andava assim-preocupada em agradar os outros, comparando, ate q comecei a enxergar-me. Agora a minha preocupação e agradar a DEUS. Tou na luta contra o meu eu.Obrigada, E uma bençao tar a participar desta quarentena.
Vera Santos
Março 4, 2013 às 23:20
Olá D. Viviane. Deus mostra que temos de parar e olhar para o nosso interior. Quem tenho priorizado na minha vida? O livre arbítrio permiti-me decidir quem ou o quê que vou priorizar. Essa escolha tem que ser feita por mim. Ninguém a pode fazer no meu lugar. Se escolher priorizar Deus terei lutas diárias contra o meu interior, contra a minha vontade para me manter pura diante Dele. Terei momentos em que me depararei com situações que me deixarão insegura ou com dúvida mas tenho que manter o foco em Deus e na Sua Palavra. Tenho que viver pela minha fé e resguardar-me de tudo o que é errado para salvaguardar a minha salvação. Muito forte. Beijinho.