Quarentena – 5º dia
- 21
- Dez
- 2012
“E converterá muitos dos filhos de Israel ao Senhor, seu Deus.
E irá adiante do Senhor no espírito e poder de Elias, para converter o coração dos pais aos filhos, converter os desobedientes à prudência dos justos e habilitar para o Senhor um povo preparado.” (Lc.1:16,17)
Eis aqui a resposta à pergunta de ontem…
O que é ser grande diante de Deus?
É ter a ousadia; converter muitos dos filhos de Israel – os que estão dentro da Igreja – a Deus.
Existem muitos que até professam ser filhos de Deus, mas que, na prática, têm uma vida contrária à fé. Têm vivido do seu “jeito”; à sua maneira, crendo que, desta forma, alcançarão de Deus alguma coisa.
O converter, nada mais é, do que uma mudança de direção.
“irá diante do Senhor no espírito e no poder de Elias…”
Esse João Batista, que o anjo apresentava a Zacarias, não era um covarde! Não se disporia, jamais, a ir adiante de Deus, na “carne”; precipitado e ansioso… Mas no espírito, que significa permanecer vigilante; atento…
Quando se vai adiante de Deus permanece-se atento ao que é certo ou errado; não se fica à espera que Deus faça as coisas; que lhe toque ou que a mova.
Vai adiante; está alerta!
E quem vai adiante, são apenas os corajosos e audaciosos. Não se colocam na frente de batalha os tímidos, mas os que não temem encarar o desafio.
E quem era Elias?
Quando se fala em Elias, lembra-se da fé! De alguém corajoso, que, sozinho, enfrentou os profetas de Baal e venceu… (I Reis 18:25)
Então, se a pessoa é tímida; medrosa; covarde; tem os seus receios e vive preocupada com aquilo que os demais pensam… Automaticamente, não é grande diante de Deus.
NÃO! Permanece no seu espírito de fraqueza, que é limitado…
Veja-se que João ia no espírito e poder de Elias, para converter o coração dos filhos de Israel… Não era para aparecer, mas para mostrar a Verdade! Ser audacioso, revelando o que é certo!
E só há capacidade para revelar essa audácia, no momento em que se venceu a fraqueza que nos tornava escravos. Se existe peso na consciência, “rabo preso” com o erro ou conluio com o pecado, não há como viver esse poder e, muito menos, transferi-lo aos demais.
Existem muitas pessoas na Igreja que estão à espera de alguém audacioso que fale a verdade, para converter o seu coração. A audácia não serve como humilhação, mas como uma forma direta de libertação da alma.
Assim era João Batista que, apesar do seu espírito audacioso de poder, era amado e seguido por todos quantos tinham sede da Verdade. Ele não se preocupava em agradar a ninguém, senão ao próprio Deus, convertendo os ouvintes, por intermédio da exortação ao arrependimento.
Sou eu, que que tenho conhecido a Palavra de Deus, que me farei escolhida para levar esta salvação aos demais. De mim depende o cumprimento desta promessa!
Existe o confronto do que é errado; uma direção e uma disciplina… A conversão do coração é justamente o anular os sentimentos das pessoas que afloram: O medo, a timidez, a covardia, a insegurança… a dúvida.
O que me fará livre destes sentimentos?
Precisamente quando eu ajo de acordo com a fé inteligente!
Quando ouço a voz do servo de Deus, atento para a verdade e aí, disciplino-me e converto-me: Deixo de fazer o que normalmente faria, em função dos sentimentos, para fazer o que está escrito, que é a obediência à Palavra.
Amiga, gostaria que pensasse…
O que nos faz ser grandes diante de Deus, é o fato da Sua Palavra ser viva e eficaz no nosso interior.
Alice,Imbituba,SC
Janeiro 17, 2013 às 6:52
muito obrigada Dona Vivi,essa quarentena está me ajudando muito.
Hélia Andrade
Janeiro 11, 2013 às 15:42
Olá Vivi.
Estou nesta fé e sei que vencerei.
Obrigada.
Bjs.
Amanda 15 anos
Dezembro 30, 2012 às 0:46
Olá a todas que tem feito a quarentena , pra mim tem sido otimo , as vezes acabo lendo a biblia até demais do que os versiculos que a sra pede para lermos , mas medito em cada uma , a cada audio eu tenho ddito mais sede de apertar o play no seguinte audio , as vezes ouço 5 por dia , mas é claro comm sabedoria , meditando em tudo , para depois ouvir a sua meditação!!!
Na fé amigas !!
jacira lopes
Dezembro 29, 2012 às 7:08
Bom dia,
até agora Deus tem mostrado para mim falhas minhas com necessidade de serem transformadas em pontos fortes, mas hoje identifiquei claramente, parecia que as senhoras falavam comigo olho a olho. Mas me lembrei! Como fizeram comigo? Tenho todos os dias pensado na raiz dos problemas e das bençãos, e claramente foi um pastor e uma esposa que são o contrário de mim que ajudaram na minha conversão e me acompanharam sempre, porque eram iguais a João, eram audaciosos e com essa audácia libertaram-me de muito jugo sujo que trazia comigo…não eram o meu “remedinho” foram a minha solução com palavras e atitudes. E eu, por vezes fico pensando, como será que chego para aquela pessoa e falo?Fico arranjando exemplos, por vezes tenho em conta a idade…mas pela minha vida se tvessem feito um trabalho social em vez de espiritual nada tinha acontecido em mim…a cada dia mais vejo mais obstáculos para quebrar.
Tá ligado
Obrigado!
Évellen
Dezembro 27, 2012 às 19:02
Olha é importante ressaltar, que a fé inteligente obriga agente pensar na minha vida, e eu participo da quarentena e também tiro o meu tempo para meditar.
A respeito do versículo, vejo que não posso ser muda, pois quando eu fico querendo saber como irá acontecer, vem as dúvidas, e reflete uma incredulidade, derrepente as minhas condições não reflete a minha mudança, e vejo as circunstancias,
E deixo de agir a fé, e sou neutralizada, mesmo Deus falando claramente comigo e perco as oportunidade.
Bete Vieira
Dezembro 26, 2012 às 14:13
Quando temos medos de enfrentar a verdade, esse medo ele nos domina, usa e abusa de nós a todo o instante, nos fazendo medrosas e inseguras.