Quarentena – 34º dia
- 31
- Jan
- 2013
“Estando o povo na expetativa, e discorrendo todos no seu íntimo a respeito de João, se não seria ele, porventura, o próprio Cristo,
disse João a todos: Eu, na verdade, vos batizo com água, mas vem o que é mais poderoso do que eu, do qual não sou digno de desatar-lhe as correias das sandálias; ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo.A sua pá, ele a tem na mão, para limpar completamente a sua eira e recolher o trigo no seu celeiro; porem queimará a palha em fogo inextinguível.” (Lc.3:15-17)
As pessoas estavam impressionadas, pois as palavras proferidas por João, saiam da normalidade: Dividiam o “certo” e o “errado”; dissipavam a dúvida e traziam uma saída… Continham Espírito!
Com isto, pensaram no seu íntimo, que João era o próprio Cristo.
E porquê?
Muitas pessoas têm sido ajudadas e, naturalmente, há um “servo” que tem passado este Espírito. Quando aceite, a pessoa vê Deus nas palavras daquele servo, passando a “idolatrá-lo”, como o único capaz de dar respostas e direção…
Mas veja a reação de João:
“Eu, na verdade, vos batizo com água, mas vem o que é mais poderoso do que eu, do qual não sou digno de desatar-lhe as correias das sandálias…”
João não conseguia ler os pensamentos ou ver o íntimo das pessoas, mas tinha o Espírito Santo, que o conduzia a toda a Verdade.
É este Espírito, que dá direção ao servo de Deus.
Tantas pessoas, que nos acompanham, e que se julgam inferiores, pensando que Deus jamais contará com elas, pois existe alguém que está a ajudá-las e a mostrar-lhes a direção…
Contudo, isto não vem do servo, mas do próprio Deus!
Por isso João não se considerava digno e exaltou o Senhor Jesus. Porque ele próprio reconhecia que precisava d’Ele!
Quem tem poder para sustentar a pessoa e suprir a sua necessidade, é o Espírito Santo.
Então, não deve apoiar-se no “servo” de Deus para a conduzir; tem que andar com as suas próprias “pernas”.
Obviamente, os servos de Deus são usados para lhe transmitir a Palavra, mas isso não significa que dependerá dos mesmos…
Assim como o Espírito Santo guiou e orientou João, mostrando o que estava no íntimo de cada um, o mesmo Espírito poderá mostrar o que habita no seu íntimo e está por detrás das suas “guerras”. Ele é que suprirá e orientará…
E se você é batizada com o Espírito Santo, mas não usa o que Ele lhe concedeu, como fará na hora da prova? Vai recuar e negar a sua fé?!
Por isso deve depender de Deus, somente! Quando estiver a passar por situações difíceis na sua vida, desabafe e conte com Ele…
E o Espírito Santo a guiará!
“A sua pá, ele a tem na mão, para limpar completamente a sua eira e recolher o trigo no seu celeiro…”
Você, que se tem apoaiado no servo, esquece-se que Quem tem a pá na mão, e Quem limpa, é Deus!
É Ele que vai recolher o trigo…
E, se existe o trigo, existe o joio; existindo o joio, há a palha… Ele vai limpar e apenas recolherá o trigo. Aqueles que se fizeram úteis!
Se você é joio, para “nascer de novo” deve “morrer”, como uma semente, para que possa dar fruto!
Se é “trigo”, deve preservar-se, pois Deus está a limpar a Igreja!
Os problemas e as provas, fazem-na tomar atitudes em relação à crença e à Palavra que você guarda.
Observe bem a sua situação: Aprenda a depender unicamente de Deus, pois é Ele que limpa. O servo é usado, mas deve contar com o Espírito Santo, aproveitando a oportunidade, pois Ele não lhe é dado por medida, mas concedido a todos, por igual.
“…porém queimará a palha em fogo inextinguível.”
O que não serve, Deus queimará….
Preste atenção nas suas atitudes: Conta com Deus ou com terceiros?
Quem se entrega e investe no seu relacionamento com Deus; a estes, Deus limpa, ensina, e o Seu Espírito os guiará.
Cínthia Varela
Abril 21, 2013 às 21:57
O povo pensava que João fosse Jesus porquê? Porque ele transparecia a imagem do próprio Jesus nas suas palavras e atitudes.
Juliane Souza
Abril 21, 2013 às 21:00
João era guido pelo Espirito Santo, ele dva espaço para as vontades de Deus e nem deixava espaço pros maus pensamentos, nem pra dúvida, nem nada suas próprias vontades, por isso o Espirito Santo o guiava, e é assim que temos que ser, temos que deixar espaço para o Espirito Santo nos guiar, só assim venceremos todos os obstáculos. Não podemos nos apoiar em nada, nem ninguém, só nos Sr Jesus, e é assim que vou fazer, me apoiar só no meu Senhor. Muitas vezes até estava apoiada em outras pessoas, título, ms agora só vou estar apoiada em um só. O Sr Jesus.
Na fé. Beijinhos
Maria Emília Ribeiro
Abril 21, 2013 às 0:09
ola aqui estou em mais um dia e tem sido uma renovaçao Dependencia total de Deus em todas as situaçoes ,e´com Ele que tenho contado nos desertos que teem surgido ,tem sido uma gerra muito grande ,mas a verdade e´tenho sido limpa por Ele e quanto mais me entrego mais desejo tenho de me entregar sei que a cada dia aconteça o que acontecer
carina santos
Abril 20, 2013 às 23:05
É muito forte.
Não podemos depender de ninguém (humano) porque esses são falhos, e também erram, podem cair e se desviar da FÉ. Se nos apoiarmos neles, também corremos esse risco. Mas Deus Espírito Santo, é perfeito e único que pode nos guiar no caminho certo até o fim. Por isso, é Nele que devemos nos apoiar com todas as nossas forças
Elisabete Pereira
Abril 19, 2013 às 22:35
Quando Deus começou a mostrar o que estava no meu intimo é que consegui me expressar para ELE pois tem momentos que passamos por verdadeiros desertos e não podemos contar com ninguém por mais que nos queiram ajudar não podem pois quem tem que atravessar o deserto sou eu. E viver na dependência de Deus pois só assim posso crescer na minha comunhão com Deus e vencer cada batalha. Se me disponho a Busca-lo com todas as forças ELE jamais me Deixará e com certeza me Guiará.
ana rosa Gomes
Abril 19, 2013 às 16:00
Boa Tarde,
Eu conto exclusivamente de Deus a cada dia da minha vida, a cada provação sei que Deus esta comigo.