Quarentena – 32º dia
- 29
- Jan
- 2013
“No décimo quinto ano do reinado de Tibério César, sendo Pôncio Pilatos governador da Judéia, Herodes, tetrarca da Galileia, seu irmão Filipe, tetrarca da região da Ituréia e Traconites, e Lisânias, tetrarca de Abilene, sendo sumos sacerdotes Anás e Caifás, veio a Palavra de Deus a João, filho de Zacarias, no deserto. Ele percorreu toda a circunvizinhança do Jordão, pregando batismo de arrependimento para remissão de pecados, conforme está escrito no livro das palavras do profeta Isaías: Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas.Todo vale será aterrado, e nivelados todos os montes e outeiros; os caminhos tortuosos serão retificados, e os escabrosos, aplanados; e toda carne verá a salvação de Deus.” (Lc.3:1-6)
Para mim, o que convém ressaltar, é que existiam dois sumos sacerdotes: Anás e Caifás, porém, a Palavra de Deus veio a João!
Até quem chega a Palavra de Deus?
Ao sacerdote? Bispo? Pastor? Obreira? Esposa de pastor?!
A Palavra chega ao que a procura; ao que está atento! Tenha você, ou não, uma posição na Igreja, o importante é revelar essa sede de Deus… Sede, para levar uma vida sincera; livre de todo e qualquer erro.
A estes, Deus será revelado!
De fato, não somos perfeitos, à semelhança de João. Por isso ele falava com ousadia, pregando o arrependimento. Pois também ele era imperfeito…
Mas o que fica claro, é que a pessoa de Deus vence os seus erros; os seus pecados. Embora também “sinta”, opta por dominar os sentimentos… Rejeita tudo aquilo que é impuro, que lhe faz mal.
Quando vivemos a Palavra de Deus, temos a ousadia e a autoridade para “atacar” o pecado e falar sobre o arrependimento. Isto porque também já o vencemos! Sobrepujámos o nosso erro.
Daí ter existido um “investimento” por parte de João, em percorrer toda a circunvizinhança, a fim de dar a conhecer a Verdade. Pois, primeiramente a ele, esta havia sido transmitida.
Quando a Palavra de Deus vem a mim, e eu a pratico, vencendo os meus erros e temores, torno-me uma pessoa forte e descubro uma “arma” para confrontar os empecilhos das demais pessoas; sem medo!
Por isso vemos que João pregava, falava e investia o seu tempo na remissão dos pecados.
Quando há da nossa parte um “grito” de socorro e, dessa forma, alcançamos o bem do Senhor e a Sua misericórdia, também passa a haver um “grito” para salvar os que estão a sofrer.
Como temos percebido, pelos comentários, experiências de pessoas que estavam a morrer, mesmo dentro da Igreja, e até com um “título”… E isto porquê?
Porque não estão a vigiar, mas a seguir a multidão; fazem simplesmente parte de um “ritual”…
Deus fala connosco todos os dias. Basta estarmos atentas!
E quando superamos, surpreendemos e “arrancamos” todo o mal que impedia a nossa “liberdade”, passamos a ter esse “grito” de ganhar almas. Resgatar pessoas que estavam presas no abismo, como nós estávamos.
“Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas.”
Aqueles que estão atentos; lutaram contra o seu pecado e clamaram no meio do deserto, terão a ousadia, não apenas para falar sobre esta preparação, mas também, ao endireitarem-se a si mesmos, transmitir aos outros esta Verdade.
“Todo vale será aterrado, e nivelados todos os montes e outeiros; os caminhos tortuosos serão retificados, e os escabrosos, aplanados…”
O que significa?
Aqueles “altos e baixos” da sua fé, serão nivelados. Haverá uma transformação; os caminhos tortuosos, como aquilo que a seduz e a faz abandonar a fé, serão retificados…
De que forma?
Através de arrependimento! E isto não é remorso ou sentimento, comparado a uma tristeza agonizante, como se fosse para o inferno.
O arrependimento revela atitude; ódio contra o pecado. Fá-la ser ativa na sua fé, e não ficar a “choramingar”, a pensar no que fez ou deixou de fazer. O arrependimento fá-la ir com toda a força contra o pecado, e nunca mais voltar a fazê-lo.
Você terá paz e não será mais seduzida pelos sentimentos…
Mesmo os caminhos “escabrosos”; mais difíceis, dolorosos e “ásperos”, serão aplanados.
Quando a Palavra de Deus vem a si e a limpa, você nunca mais será vencida por quaisquer tipo de pecados, erros e sentimentos. Será livre!
Marta Ribeiro ( CES Porto)
Abril 18, 2013 às 19:32
A verdade chega a quando eu a busco, quando fico alerta, atenta, quando vigio…
Eu venco o meu eu, o meu pecado, os meus sentimentos com as minhas atitudes contra eles, e fico forte e recebo poder para ajudar outros a vencer… Passo espirito que recebo, o poder que recebo, para ajudar como me ajudaram…
Quanto mais atenta fico a meu respeito… Melhor compreendo os que me rodeiam…
Eu quero e decidi investir cada dia mais…
madalena mario
Abril 18, 2013 às 3:52
BOM DIA D VIVIANE E D LUISA.
É MUITO IMPORTANTE NOS ASSUMIRMOS A NOSSA FÉ DIANTE DE DEUS NÃO COMO SENHORES DE UMA POÇÃO MAS SIM COMO ALMAS.ALMAS SEDENTAS E SENCEIRA .
DEUS DEU MIM PODER PARA TER DOMINIO PROPRIO , CONTRA OS MEUS SENTIMENTOS E AUTORIDADE PARA PISAR TUDO O MAL QUE TENTA MIM POR PARA BAIXO.HOJE ESTA PALAVRA FOI MUITO IMPORTANTE PARA MIM. OBRIGADA BENÇAO.
Miquelli
Abril 17, 2013 às 23:53
Olá D. Viviane, não há nada melhor que uma consciência limpa diante de Deus. E não há nada pior que uma consciência suja diante de Deus. Quando vejo os meus erros e consigo vencê-los fico mais forte!
Silvia Sousa
Abril 17, 2013 às 19:15
É maravilho o que a cada dia Deus nos revela. Essa Quarentena traz essa clareza, mostra o caminho e tudo que deve ser confrontado por mim, no meu interior.
Sangra, sangra muito mas até posso afirmar que é uma “dor gostosa de sentir” porque sei que conduzirá a cura da minha alma. Não é como a dor de antigamente, a dor que eu sabia que não terminava. Agora é a dor da Salvação. Ser Salva pelo meu Criador. Já não dou atenção a dor mas dou atenção ao objetivo: A Salvação, a transformação do meu ser. A dor é o de menos nessa fase de minha vida.
Bárbara Nogueira
Abril 17, 2013 às 18:59
Olá!
Foi quando eu comecei a praticar a Palavra de Deus, quando já estava no fundo do poço com a vida toda destruída os caminhos tortuosos, aí eu decidi ficar atenta ao que Deus me falava e essas palavras me libertaram, eu permiti que a Palavra chegasse a mim.
Patrícia
Abril 17, 2013 às 18:38
Olá a todas!
Contando um pouco a minha experiência. Eu descobri varias coisas feias acerca de mim e a minha primeira reacção foi mesmo achar que era a pior espécie do mundo e nem reagi ao inicio, deixei com que os pensamentos os complexos voltar a predominar em mim e deixei ir abaixo mas logo tive uma palavra de fé que entrou dentro de mim como flecha e me abriu a visão. E hoje eu olho para trás e odeio tudo aquilo que eu faria. Estava dentro da igreja mas estava a morrer!
Obrigado