Quarentena – 2º dia

Viviane Freitas

  • 18
  • Dez
  • 2012

Quarentena – 2º dia

  • 18
  • Dez
  • 2012



“Para que seja independente na sua fé, é necessário aprender como ler a Palavra de Deus, que é uma ferramenta fundamental para a nossa vida espiritual.” Viviane Freitas

“Nos dias de Herodes, rei da Judeia, houve um sacerdote chamado Zacarias, do turno de Abias. Sua mulher era das filhas de Arão e se chamava Isabel.
Ambos eram justos diante de Deus, vivendo irrepreensivelmente em todos os preceitos e mandamentos do Senhor.
E não tinham filhos, porque Isabel era estéril, sendo eles avançados em dias.” (Lc.1:5-7)

Zacarias, mesmo sendo um homem justo diante de Deus e vivendo irrepreensivelmente, em conjunto com a sua esposa, tinham um problema: Não podiam ter filhos, em virtude da esterilidade de Isabel.

Sendo um sacerdote e pregando um Deus vivo, ainda assim convivia com esta situação….

Mas há algo muito interessante que a maioria das pessoas não compreende, e até julgaria de forma errada: O fato de Isabel não ter filhos, não a torna “culpada” ou “fraca”.

Se assim fosse, a Bíblia não referiria que ambos eram justos diante de Deus.

E o que é ser justo?

É viver pela fé!

Não existe um ser humano que seja perfeito em todos os preceitos de Deus, mas existem aqueles que “raciocinam”; usam a sua fé inteligente. E estes são os que se tornam “justos”.

Mesmo o casal atravessando esse problema, não eram influenciados negativamente; a sua fé não ficava “fraca”. Pelo contrário! Ambos eram justos e viviam irrepreensivelmente.

Já parou para pensar? Um sacerdote sem filhos? E o povo, sabendo disso… Não seria uma vergonha?!

Mas esta não era, jamais, a preocupação de ambos!

Viver pela fé não tem nada a ver com o que se sente ou com aquilo que os outros pensam.

O viver pela fé, é ser “justo”; é “arrancar” os sentimentos; detetar aquilo que nos separa de Deus e cortar, definitivamente, pela raiz. É não aceitar o célebre pensamento: “Eu sou assim mesmo…”.

É viver irrepreensivelmente, não permitindo ficar na dependência das circunstâncias, mas fazer com que as circunstâncias se tornem benéficas para a sua própria fé.

“A boca fala do que está cheio o coração!”

Repare… As suas palavras são negativas? Reclama constantemente? Vê com maus olhos as circunstâncias? Blasfema contra tudo e contra todos? Manifesta uma ira, julgando as pessoas pelos seus fracassos pessoais?!

Mas o justo não é assim… É independente! Não vive pela fé dos demais, mas baseado na sua fé; na sua própria crença em Deus.

Em tempo algum, nestes trechos Bíblicos, vemos Zacarias e Isabel a murmurar; tristes ou cabisbaixos, em função do seu problema. Muito pelo contrário: Vemos a exaltação, pois não se permitiram levar pelas circunstâncias ou se entregaram à dor. Confiaram no que é justo; entregaram-se a Deus e ao poder que Ele tem!

E a mesma coisa sucede hoje: Isto não é uma história do passado; é tão verídico ontem, como poderá ser connosco, neste exato momento. E você pode fazer a sua escolha, a partir do instante que pense e reflita na condição interior em que se encontra.

Avalie a sua própria vida!

Se agir mediante a verdade, vai encarar a Verdade, mas se agir pela emoção, apenas irá supor que isto já será parte de si.

Pense! Porque aquilo que Deus quer fazer na sua vida, é que esta desenvolva como deveria. Se isto não está a acontecer, é porque tem deixado algo a desejar na sua fé.

Se enfraquece perante as circunstâncias; perante o seu amigo, companheiro de guerra, colega, na casa, no trabalho… Deve avaliar-se, aos olhos do que a Palavra de Deus orienta.

Há a possibilidade de se fazer justa, a partir do momento em que pense… e corte o mal pela raiz.

Não perca tempo… Hoje, agora mesmo, é o momento!

 

Deixe uma mensagem

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

220 comentários

  1. A primeira coisa que me chama atenção é o facto de serem ambos justos e irrepreensíveis, ou seja eles faziam tudo certo diante de Deus e para Ele. A segunda é que mesmo assim não tinham filhos. Eu me pergunto quantas vezes já não fiz tudo direito (aparentemente e aos meus olhos) e não tive resposta? Também fiquei sem “filhos” (testemunho). Mas logo para e penso é fácil pensar que somos justos, mas e o que por vezes temos no intimo onde só Deus vê? Se a palavra de Deus diz que eram justos é porque com certeza o eram, não só por fora, mas por dentro também e é ai que vejo que muitas vezes falho. Fazer as coisas certas e direitas de certa forma não é difícil, mas e no interior, combater o bom combate a cada dia, confiar mas não de boca, partir para cima dos pensamentos sem nem deixar que se instalem, enfim são muitos detalhes que agora vejo que nos fazem injusta diante de Deus mesmo quando achamos que estamos certas. Mas voltando a Zacarias e Isabel me chama também atenção que mesmo Justos não havia resposta ao sonho deles e me pergunto porquê? Talvez por acomodação, por já se terem habituado a conviver com aquela situação. Trago para a minha vida e penso o mesmo. Concluo que talvez já esteja acostumada a fazer as coisas, a ir na igreja, a fazer correntes, campanhas e etc, ou seja já não existe aquela fé pura do inicio, se não existe pureza é porque algo não está bem, com o tempo sem nos aperceber tornamo-nos religiosos, fazendo porque fazem ou por habito mas não com aquela fé pura do inicio, acomodados, desconfiados até por vezes. Já não partimos para cima do problema como antes, mas antes nos acostumamos a ele. E porque fazemos achamos que está tudo bem, que somos justas, mas como o que Deus quer é o “ser” e não apenas o”fazer”, não vemos a forma como fazemos. Hoje Deus me mostrou uma dura realidade eu sou uma pessoa desconfiada com certas pessoas e situações, até ai eu já sabia, mas e com Deus? Será que não tenho sido assim? Vou me analisar, meditar e ver onde eu o tenho sido para poder eliminar de vez esse problema.

    Ver mais
  2. “E você pode fazer a sua escolha, a partir do instante que pense e reflita na condição interior em que se encontra.”

    Até ontem eu vivi na emoção, preocupada com o que via , sentia, toda ofensa me doía, mas a partir de hoje serei nova criatura; em busca de meu maior sonho. O Meu Maior Tesouro. O Encontro com Deus; apesar de estar buscando este Encontro há um ano e seis meses eu estava cheia de sentimentalismo, medo insegurança, dúvidas que me impediam de ouvir a voz de Deus. O que na verdade me fez ficar na igreja 14 anos sem conhecer Jesus e pensando que era a mais pura de todas as criaturas. Hoje eu escolho viver pela fé.
    Estou desde ontem nesta quarentena e está me ajudando muito. Dentro em breve darei o meu testemunho.

    Ver mais
  3. BOA NOITE DONA VIVIANE estou a gostar, muito de fazer, a quarentena, esta a me ajudar muito,, neditei no LIVRO DE LUCAS C1 V 5 ATÉ o 25 eu vi que, se obedecermos a DEUS em tudo, seremos abençoado em tudo, e muitas das vezes abença, não vem como planeamos, e não podemos duvidar, ou achar que não somos capazes de gerir, ou dar conta do que nos foi confiado , temos que confiar em DEUS e ir em frente

    Ver mais
  4. Bom dia! O mais importante para mim hoje foi aprender a chegar a Deus com uma oração sem sentimentos. Mas com a certeza a força e sendo sincera.

    Ver mais
  5. Boa Tarde
    O que mais me chama atenção é, ambos eram justos diante de Deus, eles viviam na mesma fé, eram irrepreensíveis, e mesmo pregando um Deus vivo, eles viviam um problema, e creio que todos os julgavam mal, pelo facto de sua mulher de problemas e por ela não ter filhos.
    E ser justa é viver pela fé, eu devo praticar na minha vida uma fé racional e não emotiva que venha me levar pelas circunstâncias.
    Mas Zacarias, vivia debaixo de uma vergonha, pois era sacerdote, uma pessoa usada por Deus, ele e sua esposa poderiam ter filhos, tinham esse direito, era um vergonha que eles carregavam.
    Mas continuavam a espera que a promessa de Deus iria se cumprir, pois em todo o momento eles não deixaram de crêr, mesmo com aquela “vergonha”, mas eram fiéis as promessas de Deus, e não murmuravam, blasfemavam, e etc.
    Não viviam pelo o que sentia, ou pela a fé de ninguém. Eram justos em todos, mas em todos os preceitos. E é assim na minha vida, não posso me deixar levar pelas circunstâncias, pois quem faz a escolha sou eu, se creio baseada em uma verdade ou uma fé emotiva.
    na fé beijinhos

    Ver mais
  6. Olá Sra. Viviane!!!Que lição de fé inteligente tivemos através da atitude de Zacarias e Isabel…Para mim ficou bem claro que :eles tinham uma fé definida,confiávam em Deus e mesmo não tendo ainda o seu sonho realizado,continuavam a serví-lo de todo coração.Somente tendo o Espirito Santo é que podemos proceder assim,pois é Ele que coloca dentro de nós essa fé embuída de certeza e esperança.Outra virtude que eles tinham,era a de não se preocuparem com o que os outros pensavam a respeito deles, pois do contrário,se encheriam de dúvidas e ai nem Deus poderia ajudá-los…E é nesta fé que eu vou…
    Um grande abraço
    ????Ellen Correia

    Ver mais
1 32 33 34 35 36 37