Quarentena – 2º dia
- 18
- Dez
- 2012
“Para que seja independente na sua fé, é necessário aprender como ler a Palavra de Deus, que é uma ferramenta fundamental para a nossa vida espiritual.” Viviane Freitas
“Nos dias de Herodes, rei da Judeia, houve um sacerdote chamado Zacarias, do turno de Abias. Sua mulher era das filhas de Arão e se chamava Isabel.
Ambos eram justos diante de Deus, vivendo irrepreensivelmente em todos os preceitos e mandamentos do Senhor.
E não tinham filhos, porque Isabel era estéril, sendo eles avançados em dias.” (Lc.1:5-7)
Zacarias, mesmo sendo um homem justo diante de Deus e vivendo irrepreensivelmente, em conjunto com a sua esposa, tinham um problema: Não podiam ter filhos, em virtude da esterilidade de Isabel.
Sendo um sacerdote e pregando um Deus vivo, ainda assim convivia com esta situação….
Mas há algo muito interessante que a maioria das pessoas não compreende, e até julgaria de forma errada: O fato de Isabel não ter filhos, não a torna “culpada” ou “fraca”.
Se assim fosse, a Bíblia não referiria que ambos eram justos diante de Deus.
E o que é ser justo?
É viver pela fé!
Não existe um ser humano que seja perfeito em todos os preceitos de Deus, mas existem aqueles que “raciocinam”; usam a sua fé inteligente. E estes são os que se tornam “justos”.
Mesmo o casal atravessando esse problema, não eram influenciados negativamente; a sua fé não ficava “fraca”. Pelo contrário! Ambos eram justos e viviam irrepreensivelmente.
Já parou para pensar? Um sacerdote sem filhos? E o povo, sabendo disso… Não seria uma vergonha?!
Mas esta não era, jamais, a preocupação de ambos!
Viver pela fé não tem nada a ver com o que se sente ou com aquilo que os outros pensam.
O viver pela fé, é ser “justo”; é “arrancar” os sentimentos; detetar aquilo que nos separa de Deus e cortar, definitivamente, pela raiz. É não aceitar o célebre pensamento: “Eu sou assim mesmo…”.
É viver irrepreensivelmente, não permitindo ficar na dependência das circunstâncias, mas fazer com que as circunstâncias se tornem benéficas para a sua própria fé.
“A boca fala do que está cheio o coração!”
Repare… As suas palavras são negativas? Reclama constantemente? Vê com maus olhos as circunstâncias? Blasfema contra tudo e contra todos? Manifesta uma ira, julgando as pessoas pelos seus fracassos pessoais?!
Mas o justo não é assim… É independente! Não vive pela fé dos demais, mas baseado na sua fé; na sua própria crença em Deus.
Em tempo algum, nestes trechos Bíblicos, vemos Zacarias e Isabel a murmurar; tristes ou cabisbaixos, em função do seu problema. Muito pelo contrário: Vemos a exaltação, pois não se permitiram levar pelas circunstâncias ou se entregaram à dor. Confiaram no que é justo; entregaram-se a Deus e ao poder que Ele tem!
E a mesma coisa sucede hoje: Isto não é uma história do passado; é tão verídico ontem, como poderá ser connosco, neste exato momento. E você pode fazer a sua escolha, a partir do instante que pense e reflita na condição interior em que se encontra.
Avalie a sua própria vida!
Se agir mediante a verdade, vai encarar a Verdade, mas se agir pela emoção, apenas irá supor que isto já será parte de si.
Pense! Porque aquilo que Deus quer fazer na sua vida, é que esta desenvolva como deveria. Se isto não está a acontecer, é porque tem deixado algo a desejar na sua fé.
Se enfraquece perante as circunstâncias; perante o seu amigo, companheiro de guerra, colega, na casa, no trabalho… Deve avaliar-se, aos olhos do que a Palavra de Deus orienta.
Há a possibilidade de se fazer justa, a partir do momento em que pense… e corte o mal pela raiz.
Não perca tempo… Hoje, agora mesmo, é o momento!
Vânia Cunha
Março 20, 2013 às 0:26
Olá D. Vivi e D. Luisa,
É curioso, Deus pode falar com a gente na mesma palavra e dizer coisas diferentes. Ele alimenta-nos de acordo com as nossas necessidades. Hoje vi, li e percebi que preciso ter calma, esperar no tempo de Deus, eu tenho que analisar, verificar, rejeitar tudo o que me afasta de Dele e não é numa situação adversa que deixarei de andar pelo Caminho de Luz, seguir a Deus, porque as tempestades vêm mas não podemos deixar afundar!
Liliana Carvalho
Março 19, 2013 às 16:28
Nestes versículos podem ser só 3 mas falam de muita coisa. Fala da depêndencia, na crença que Zacarias e Isabel tinham apesar de terem um problema que era causa de vergonha para eles, eles não olharam para isso olharem somente para Deus e continuaram a ser justos perante Deus, a viver pela fé. Eles tinham tantos motivos para desistir pois Zacarias era servo, ele que era servo não desistiu não parou de viver pela fé, sou eu que irei fazê-lo?! Já muitas vezes pensei em desistir, esses pensamentos vêm mas eu só desisto se alimentar esse espírito. O que mais me chamou a atenção é que se a minha vida não está a desenvolver é porque estou a deixar algo a desejar, e só peço que Deus me revele e me dê forças para mudar e a minha vida começar a desenvolver.
Telma
Março 19, 2013 às 10:45
Ola bom dia!
Uma das coisas que me chamou muito a atenção nesta mensagem foi a fé de Zacarias e da sua esposa, mesmo diante de um problema que poderia ser uma vergonha, eles jamais se revoltaram contra Deus e continuaram servindo a Ele como sempre fizeram… muitas vezes nós que dizemos ser servas de Deus, passamos por problemas graves e outros nem tão graves, e depositamos a nossa confiança em Deus, mas se o problema demora a ser resolvido, ou não acontece do jeito que queriamos muitas vezes nos revoltamos contra Deus e até O culpamos pelo sucedimos, quando na verdade se analisarmos bem a situação , concerteza fomos nós que erramos na luta desse problema… talvez o problema seja que na verdade não vivemos pela fé, ou seja, viver pela fé não é viver pelo que sentimos mas sim pelo que cremos, é arrancar por completo os sentimentos que nos afastam de Deus e confiar que Deus fará o impossivel acontecer na nossa vida, sem nos preocuparmos com o “quando”, “como”, “onde”, e simplemente crer que Ele fará, fazendo a nossa parte pois Deus no momento certo fará a sua… Mas quando murmuramos, duvidamos, questionamos, mostramos para Deus que na verdade não confiamos… O justo vive pela sua propria fé, não necessita da aprovação, nem do apoio de niguem, apenas do de Deus, ou seja, o justo é independente na sua fé!
Em nenhum momento na biblia vemos Zacarias ou ISabel murmurar ou tristes com a situação pois não se deixaram levar pelas circuntancias, pelo que os outros iam falar, ou pela sua posição… eles simplesmente creram em Deus em todos os momentos sem duvidar do Seu poder em nenhum instante e é exatamente assim que devemos de ser também.
Niriana António
Março 12, 2013 às 22:15
A confiança é a base da minha entrega e intimidade com Deus e mais uma vez através da quarentena pude observar isto, a minha fé tem que estar a depender única e exclusivamente de Deus. E ao confiar em mim e em Deus poderei ver as grandezas de Deus.
Um beijo grande
Joana Coelho
Março 12, 2013 às 20:48
Boa noite!
A mensagem de hoje fez-me meditar no que eu tenho pensado. Ajudou-me a perceber que eu quando não vejo a resposta chegar no momento começo a desanimar, a perder as forçar.. Mas Zacarias mesmo não tendo filhos continuava a ser justo e a confiar em Deus.
E é mesmo nisso que mais uma vez a quarentena me chamou a atenção: confiar em mim e em Deus. Ao confiar tenho a certeza que tudo vai dar certo, logo que a minha resposta vai chegar.
Obrigada por tudo,
Beijinhooos
Cátia Fernandes
Março 12, 2013 às 19:17
Boa tarde! Zacarias mesmo sendo sacerdote, tinha os seus problemas e muita gente fofocava isso que talvez o deixava envergonhado, mas de maneira nenhuma deixou de seguir o Senhor, nem ele nem Isabel: ambos eram justos, pois criam num Deus Vivo e que a resposta iria chegar não importando quando.
Ora, veio-me à mente de como tenho sido justa para com os meus pais. É que ultimamente tem vindo uma amargura em ver a situação financeira deles; não nos falta comida em casa, mas não podemos comer o que queremos…, não falta roupa, mas não podemos vestir o que nós queremos…e eu comecei a analisar o meu comportamento nestas situações: só reclamava por eles serem assim, em vez de apoiá-los, ajudá-los mais vezes em casa, murmurava que deveriam pôr mais dinheiro em casa, investir mais na sua profissão. E eu? Qual o meu papel? Apontar o dedo? Nem pensar! Zacarias e Isabel eram fieis em todos os mandamentos de Deus. E um dos mandamentos está escrito: “Honra teu pai e tua mãe” (Êxodo 20.12). Como posso honrar a Alguém que não vejo se nem honro os que vejo? Não importa a situação financeira; tenho de confiar em Deus, mas fazendo a minha parte, como? Honrando o meu pai e minha mãe, trazendo-lhes alegria para dentro de casa através das tarefas domésticas, até mesmo cozinhando, fazer docinhos, acarinhando-lhes, ajudando-lhes nos trabalhos, e assim haverá harmonia só pela minha atitude, honrando ao mesmo tempo a Deus, dando-lhe bom testemunho e por minha causa, a casa deixará de ser estéril.
Este dia veio mesmo ao ponto!
Muito obrigada! (: