Quarentena – 2º dia
- 18
- Dez
- 2012
“Para que seja independente na sua fé, é necessário aprender como ler a Palavra de Deus, que é uma ferramenta fundamental para a nossa vida espiritual.” Viviane Freitas
“Nos dias de Herodes, rei da Judeia, houve um sacerdote chamado Zacarias, do turno de Abias. Sua mulher era das filhas de Arão e se chamava Isabel.
Ambos eram justos diante de Deus, vivendo irrepreensivelmente em todos os preceitos e mandamentos do Senhor.
E não tinham filhos, porque Isabel era estéril, sendo eles avançados em dias.” (Lc.1:5-7)
Zacarias, mesmo sendo um homem justo diante de Deus e vivendo irrepreensivelmente, em conjunto com a sua esposa, tinham um problema: Não podiam ter filhos, em virtude da esterilidade de Isabel.
Sendo um sacerdote e pregando um Deus vivo, ainda assim convivia com esta situação….
Mas há algo muito interessante que a maioria das pessoas não compreende, e até julgaria de forma errada: O fato de Isabel não ter filhos, não a torna “culpada” ou “fraca”.
Se assim fosse, a Bíblia não referiria que ambos eram justos diante de Deus.
E o que é ser justo?
É viver pela fé!
Não existe um ser humano que seja perfeito em todos os preceitos de Deus, mas existem aqueles que “raciocinam”; usam a sua fé inteligente. E estes são os que se tornam “justos”.
Mesmo o casal atravessando esse problema, não eram influenciados negativamente; a sua fé não ficava “fraca”. Pelo contrário! Ambos eram justos e viviam irrepreensivelmente.
Já parou para pensar? Um sacerdote sem filhos? E o povo, sabendo disso… Não seria uma vergonha?!
Mas esta não era, jamais, a preocupação de ambos!
Viver pela fé não tem nada a ver com o que se sente ou com aquilo que os outros pensam.
O viver pela fé, é ser “justo”; é “arrancar” os sentimentos; detetar aquilo que nos separa de Deus e cortar, definitivamente, pela raiz. É não aceitar o célebre pensamento: “Eu sou assim mesmo…”.
É viver irrepreensivelmente, não permitindo ficar na dependência das circunstâncias, mas fazer com que as circunstâncias se tornem benéficas para a sua própria fé.
“A boca fala do que está cheio o coração!”
Repare… As suas palavras são negativas? Reclama constantemente? Vê com maus olhos as circunstâncias? Blasfema contra tudo e contra todos? Manifesta uma ira, julgando as pessoas pelos seus fracassos pessoais?!
Mas o justo não é assim… É independente! Não vive pela fé dos demais, mas baseado na sua fé; na sua própria crença em Deus.
Em tempo algum, nestes trechos Bíblicos, vemos Zacarias e Isabel a murmurar; tristes ou cabisbaixos, em função do seu problema. Muito pelo contrário: Vemos a exaltação, pois não se permitiram levar pelas circunstâncias ou se entregaram à dor. Confiaram no que é justo; entregaram-se a Deus e ao poder que Ele tem!
E a mesma coisa sucede hoje: Isto não é uma história do passado; é tão verídico ontem, como poderá ser connosco, neste exato momento. E você pode fazer a sua escolha, a partir do instante que pense e reflita na condição interior em que se encontra.
Avalie a sua própria vida!
Se agir mediante a verdade, vai encarar a Verdade, mas se agir pela emoção, apenas irá supor que isto já será parte de si.
Pense! Porque aquilo que Deus quer fazer na sua vida, é que esta desenvolva como deveria. Se isto não está a acontecer, é porque tem deixado algo a desejar na sua fé.
Se enfraquece perante as circunstâncias; perante o seu amigo, companheiro de guerra, colega, na casa, no trabalho… Deve avaliar-se, aos olhos do que a Palavra de Deus orienta.
Há a possibilidade de se fazer justa, a partir do momento em que pense… e corte o mal pela raiz.
Não perca tempo… Hoje, agora mesmo, é o momento!
olga
Março 11, 2013 às 16:21
Boa tarde muito obrigado por esta palavra que me fortalece diariamente sinto me outra pessoa desde que comecei a acompanhar a quarentena e a meditar mais na palavra de Deus
Marta Ribeiro (CES Porto)
Março 11, 2013 às 9:25
O meu objectivo nesta quarentena é ser estruturada, capaz, fortalecer-me, ser independe na minha fé, quero aprender a ver a raiz dos meus problemas. Eu preciso aprender a ler a palavra de DEUS, nem sei como ler a palavra de DEUS, depois de tanto tempo, vejo que me falta o essêncial.
Tenho de me afastar de tudo o que me afasta de DEUS, cortar tudo pela raiz, sem sentimento. Ao pensar, ao meditar na minha vida, posso descobrir várias coisas que deixam a desejar… Tenho de as cortar tudo pela raiz, ser radical nas minhas decisões, para me tornar justa diante de DEUS… Eu decido aproveitar esta oportunidade que meu JESUS me está a dar… OBRIGADO meu DEUS…
Ana Raquel Pinho
Março 10, 2013 às 20:28
O caracter de Zacarias é mesmo de Deus, por mais que alguém quisesse a Deus , fosse justo com Ele , fizesse tudo direito , mesmo assim poderia ficar triste, desanimado , com a Fé inactiva , etc … Mas não, Zacarias foi justo até ao fim ,perseverou e nem ele que passava ,com certeza , por humilhações , vergonhas e nem sua mulher que poderia deixar de acreditar em Deus ou creer nele só porque era estéril… Eles os dois mostraram que tanto um como o outro tinham um caracter de Deus e uma Fé Inteligente e não uma Fé emotiva! Bjs, Ana Pinho.
Susana Cruz
Março 10, 2013 às 19:42
Ola D.Vivi :). Realmente viver pela fé é totalmente o oposto ao sentimento,fé é razao, sentimento é coração, uma coisa que tambem Deus falou comigo e me ensinou atravez da sua Palavra foi que Deus nos deu o sentimento não para cairmos nele mas para termos a perceção do que é errado e do que é certo,ou seja que se seguir mos o sentimento o pecado estamos a ir para os “braços” do diabo mas se agirmos pela fé, com a cabeça estaremos a ser abraçados por Deus, é muito forte :).
Maria Emilia Ribeiro
Março 10, 2013 às 18:01
Olá Dª Vivi,
Justo: viver pela Fé, arrancar o sentimento, detectar que nos afasta de Deus. Apesar do problema de Zacarias e Isabel eles nunca negaram a Fé e nunca deixaram de ser justos, assim tem que ser a minha vida hoje, não olhar às circunstancias, mas sim a Deus.
Estou a amar esta quarentena.
Obrigado!
Silvia Sousa
Março 10, 2013 às 15:31
Realmente nada deve ser feito de qualquer maneira e essa quarentena salienta muito isso. Realmente é isso que tenho aprendido nesse meu caminhar para Deus.
A importância da Palavra de Deus que irá clarificar o que realmente é Verdade e Eterno de ilusões banais que alimentei como sendo verdades na minha vida.
Viver irrepreensivelmente é algo muito distante de nós humanos mas estar escrito no livro de Deus que alguém viveu de forma justa e irrepreensível diante de Deus é muito forte. Isso mostra que Deus reconhece o nosso valor, quando somos realmente entregues a Ele. É uma decisão que tomamos e Deus está atenta a essa decisão, ao por menor.
Viver pela fé é não viver por sentimentos e cortar o que me separa de Deus. É uma busca constante e diária e a cada dia vai sendo revelada mais e mais de mim através dessa meditação que necessito da Palavra do Altíssimo.
Não deixar que o problema derrube essa meta e avaliar sempre o meu proceder diante da Palavra de Deus. Isso é uma Fé inteligente e de entrega disciplinada.