Quarentena – 2º dia
- 18
- Dez
- 2012
“Para que seja independente na sua fé, é necessário aprender como ler a Palavra de Deus, que é uma ferramenta fundamental para a nossa vida espiritual.” Viviane Freitas
“Nos dias de Herodes, rei da Judeia, houve um sacerdote chamado Zacarias, do turno de Abias. Sua mulher era das filhas de Arão e se chamava Isabel.
Ambos eram justos diante de Deus, vivendo irrepreensivelmente em todos os preceitos e mandamentos do Senhor.
E não tinham filhos, porque Isabel era estéril, sendo eles avançados em dias.” (Lc.1:5-7)
Zacarias, mesmo sendo um homem justo diante de Deus e vivendo irrepreensivelmente, em conjunto com a sua esposa, tinham um problema: Não podiam ter filhos, em virtude da esterilidade de Isabel.
Sendo um sacerdote e pregando um Deus vivo, ainda assim convivia com esta situação….
Mas há algo muito interessante que a maioria das pessoas não compreende, e até julgaria de forma errada: O fato de Isabel não ter filhos, não a torna “culpada” ou “fraca”.
Se assim fosse, a Bíblia não referiria que ambos eram justos diante de Deus.
E o que é ser justo?
É viver pela fé!
Não existe um ser humano que seja perfeito em todos os preceitos de Deus, mas existem aqueles que “raciocinam”; usam a sua fé inteligente. E estes são os que se tornam “justos”.
Mesmo o casal atravessando esse problema, não eram influenciados negativamente; a sua fé não ficava “fraca”. Pelo contrário! Ambos eram justos e viviam irrepreensivelmente.
Já parou para pensar? Um sacerdote sem filhos? E o povo, sabendo disso… Não seria uma vergonha?!
Mas esta não era, jamais, a preocupação de ambos!
Viver pela fé não tem nada a ver com o que se sente ou com aquilo que os outros pensam.
O viver pela fé, é ser “justo”; é “arrancar” os sentimentos; detetar aquilo que nos separa de Deus e cortar, definitivamente, pela raiz. É não aceitar o célebre pensamento: “Eu sou assim mesmo…”.
É viver irrepreensivelmente, não permitindo ficar na dependência das circunstâncias, mas fazer com que as circunstâncias se tornem benéficas para a sua própria fé.
“A boca fala do que está cheio o coração!”
Repare… As suas palavras são negativas? Reclama constantemente? Vê com maus olhos as circunstâncias? Blasfema contra tudo e contra todos? Manifesta uma ira, julgando as pessoas pelos seus fracassos pessoais?!
Mas o justo não é assim… É independente! Não vive pela fé dos demais, mas baseado na sua fé; na sua própria crença em Deus.
Em tempo algum, nestes trechos Bíblicos, vemos Zacarias e Isabel a murmurar; tristes ou cabisbaixos, em função do seu problema. Muito pelo contrário: Vemos a exaltação, pois não se permitiram levar pelas circunstâncias ou se entregaram à dor. Confiaram no que é justo; entregaram-se a Deus e ao poder que Ele tem!
E a mesma coisa sucede hoje: Isto não é uma história do passado; é tão verídico ontem, como poderá ser connosco, neste exato momento. E você pode fazer a sua escolha, a partir do instante que pense e reflita na condição interior em que se encontra.
Avalie a sua própria vida!
Se agir mediante a verdade, vai encarar a Verdade, mas se agir pela emoção, apenas irá supor que isto já será parte de si.
Pense! Porque aquilo que Deus quer fazer na sua vida, é que esta desenvolva como deveria. Se isto não está a acontecer, é porque tem deixado algo a desejar na sua fé.
Se enfraquece perante as circunstâncias; perante o seu amigo, companheiro de guerra, colega, na casa, no trabalho… Deve avaliar-se, aos olhos do que a Palavra de Deus orienta.
Há a possibilidade de se fazer justa, a partir do momento em que pense… e corte o mal pela raiz.
Não perca tempo… Hoje, agora mesmo, é o momento!
Bárbara Oliveira
Março 5, 2013 às 10:02
Bom dia D. Viviane e D. Luísa, tem sido fantastico ouvir a sua quarentena, apesar de ser o segundo dia, pois tenho visto que tenho feito coisas erradas, coisas que posso e quero mudar! Hoje em dia as pessoas tem uma noção diferente de viver pela fé! Viver pela fé na minha opinião é não deixar nada nem ninguem interferir no nosso caminho, na nossa comunhão com Deus. Eu no inicio cedia facilmente a pressoes, que surgiam na minha vida, ficava abatida e por vezes reclamava com as pessoas, mas começei por optar por me dirigir a Deus e contar os meus problemas, pois só N´Ele posso confiar. Vejo que ainda tenho muito para aprender, e que tenho muitas falhas, mas hoje eu posso corrigir o que está errado! O ser Humano é cheio de falhas e de erros, mas tal como Zacarias e Isabel, podemos ser justos e termos um comportamento irreversivel, pois quando procuramos o erro e o cortamos- o pela raiz, começamos a usar a nossa fé racional. Porque fé é sinonimo de Razão! Muito obrigada… Na fé! beijinhos
Cátia
Março 5, 2013 às 9:40
Esta passagem da biblia chamou muito a minha atenção, pois foi algo que vivi, embora não tivesse agido como Zacarias e Isabel.
É interessante como quando lemos a palavra mas ela não nos é revelada não produz nenhum efeito na nossa vida, é uma simples leitura, que pouco ou nada nos acrescenta…mas quando ela nos é revelado á uma verdadeira transformação.
Há muitos anos atrás passei por essa situação de saber que não poderia ter filhos e como não sabia ler e aplicar a palavra na minha vida,deixei-me envolver pelos sentimentos,e fiquei amargurada de espirito e de muitos outros sentimentos ruins…
Até que deixei simplesmente de les a biblia mas sim meditar nela e aplica-la na minha vida, e me lembro da palavra de Ana que nesse momento foi revelada para mim,eles também eram de Deus e nem por isso deixaram de passar por aquelea situação.
Foi quando me dei conta dos anos que fiquei bloqueadapor esse sentimento,que apartir dali me fez tomar uma atitude racional e inteligente.
Decidi não querer mais sentir aquilo e parti para uma decisão muito consciente…
Me lembro até hoje de ter deixado esse fardo no Altar e tomar o de Deus que é suave e leve…e azer a seguinte oração: Deus quer o Senhor me dê filhos ou não eu vou te amar incondicionalmente pois o meu amor por ti não está sujeito aquilo que o Senhor pode me dar, mas aquilo que o Senhor representa para mim…
Confesso que me doeu pois não foi uma emoção eu estava consciente que Deus poderia me dar como se ele não quizesse poderia não o fazer…
Mas o mais importante com esta experiênçia é que saí dali leve e com a certeza que o que ele fizesse seria o melhor para mim,me levantei outra pessoa, aquilo já não me trazia vergonha,dor,amargura…Nada simplesmente Nada…
Me lembro que isto foi em Junho e em Outubro do mesmo ano engravidei…
Quanto tempo perdi envolvida com os meus sentimentos…foram 14 anos…
Aprendi a depender de Deus e a deixar ele fazer suas escolhas por mim, e o mais importante é que a palavra de Deus foi-me revelada…
Clenilda Salomão - Rio de Mouro
Março 5, 2013 às 9:40
Dona Viviane
Me envergonho ao ouvir a história de Zacarias
apesar de estéril a mulher ambos eram justos, nós só de não recebermos algo quando queremos já reclamamos, enquanto eles permaneciam fieis, tinham tudo pra desistir, é exemplo
aprendi que ser justo é viver pela fé .
Quero ser uma pessoa melhor a fiha que agrada a Ele e tenho certeza que vou ter essa ajuda atraves da quarentena .
Deus abençõe
Sandra Raquel
Março 5, 2013 às 8:51
Ola d. Viviane, bom dia,
Esta mensagem fez-me pensar muito sobre a minha vida, por eu estava a crer em Deus só de palavra e nem sempre de atitude. E muitas vezes náo estava a ser justa com Ele, porque ou me deixava levar pelas circunstancias, e também náo estava a valorizar os votos que se fazia na igreja, fazia os com preguiça e por vezes nem sequer orava por eles. Estava a ser muito injusta, depoid pedia ajuda a Deus e ele náo me respondia por vezes, porque eu náo estava a ser correcta diante dos seus olhos.
Mas, hoje, percebi que cada coisa que faça para Deus tem que ser feita de todo coraçáo e com todo o nosso sangue, porque As coisas de Deus náo sáo brincadeira nenhuma, tem que se valorizar todas As oportunidades que temos. Cada voto que fazemos com Deus é uma oportunidade para mudar e eu queria essa mudança mas náo mostrava o quando.
Obrigada por esta mensagem. Beijinhus
Ana Matos
Março 5, 2013 às 7:48
Neste post o que mais me chamou a atenção, foi que mesmo eles sendo justos, que é viver pela fé não pelo sentimento, eles tinham aquele problema da esterilidade de Isabel. Eles em nenhum momento se deixaram levar pelas circunstâncias.
Eles eram humilhados, pelo povo porque Zacarias era sacerdote e não tinha filhos, mas mesmo assim eles não ficaram abatidos, deixaram enfraquecer a sua fé, aliás eles ainda devem ter ficado mais fortes pois como a palavra de Deus diz eles viviam irrepreensivelmente diante do Senhor.
Cátia Ferreira
Março 5, 2013 às 7:44
Hoje meditei na Palavra de Deus e percebi que não adianta ler e meditar na Palavra de Deus se não houver uma prática da fé. Durante toda a minha vida eu tenho de ser justa, recta, exata diante do Senhor Jesus e tenho de ser irrepreensível. Isso não quer dizer que eu seja perfeita, pois contínuo a ser pecadora, mas o que faço tem ser perfeito!
Com a Quarentena ainda fui mais além do que meditei. Entendi que ser justo é viver pela fé! Usar a fé inteligente. É eu arrancar os sentimentos, aquilo que me afasta de Deus, não ficar dependente das circunstâncias.
Eu não tenho que murmurar pela vida que levo, mas ficar exaltada e mudar isso!!
Não tenho que ser emotiva, mas sim definida! Porque Deus quer isso de mim, quer uma fé inteligente baseada no Deus vivo!!!!