Quarentena – 2º dia
- 18
- Dez
- 2012
“Para que seja independente na sua fé, é necessário aprender como ler a Palavra de Deus, que é uma ferramenta fundamental para a nossa vida espiritual.” Viviane Freitas
“Nos dias de Herodes, rei da Judeia, houve um sacerdote chamado Zacarias, do turno de Abias. Sua mulher era das filhas de Arão e se chamava Isabel.
Ambos eram justos diante de Deus, vivendo irrepreensivelmente em todos os preceitos e mandamentos do Senhor.
E não tinham filhos, porque Isabel era estéril, sendo eles avançados em dias.” (Lc.1:5-7)
Zacarias, mesmo sendo um homem justo diante de Deus e vivendo irrepreensivelmente, em conjunto com a sua esposa, tinham um problema: Não podiam ter filhos, em virtude da esterilidade de Isabel.
Sendo um sacerdote e pregando um Deus vivo, ainda assim convivia com esta situação….
Mas há algo muito interessante que a maioria das pessoas não compreende, e até julgaria de forma errada: O fato de Isabel não ter filhos, não a torna “culpada” ou “fraca”.
Se assim fosse, a Bíblia não referiria que ambos eram justos diante de Deus.
E o que é ser justo?
É viver pela fé!
Não existe um ser humano que seja perfeito em todos os preceitos de Deus, mas existem aqueles que “raciocinam”; usam a sua fé inteligente. E estes são os que se tornam “justos”.
Mesmo o casal atravessando esse problema, não eram influenciados negativamente; a sua fé não ficava “fraca”. Pelo contrário! Ambos eram justos e viviam irrepreensivelmente.
Já parou para pensar? Um sacerdote sem filhos? E o povo, sabendo disso… Não seria uma vergonha?!
Mas esta não era, jamais, a preocupação de ambos!
Viver pela fé não tem nada a ver com o que se sente ou com aquilo que os outros pensam.
O viver pela fé, é ser “justo”; é “arrancar” os sentimentos; detetar aquilo que nos separa de Deus e cortar, definitivamente, pela raiz. É não aceitar o célebre pensamento: “Eu sou assim mesmo…”.
É viver irrepreensivelmente, não permitindo ficar na dependência das circunstâncias, mas fazer com que as circunstâncias se tornem benéficas para a sua própria fé.
“A boca fala do que está cheio o coração!”
Repare… As suas palavras são negativas? Reclama constantemente? Vê com maus olhos as circunstâncias? Blasfema contra tudo e contra todos? Manifesta uma ira, julgando as pessoas pelos seus fracassos pessoais?!
Mas o justo não é assim… É independente! Não vive pela fé dos demais, mas baseado na sua fé; na sua própria crença em Deus.
Em tempo algum, nestes trechos Bíblicos, vemos Zacarias e Isabel a murmurar; tristes ou cabisbaixos, em função do seu problema. Muito pelo contrário: Vemos a exaltação, pois não se permitiram levar pelas circunstâncias ou se entregaram à dor. Confiaram no que é justo; entregaram-se a Deus e ao poder que Ele tem!
E a mesma coisa sucede hoje: Isto não é uma história do passado; é tão verídico ontem, como poderá ser connosco, neste exato momento. E você pode fazer a sua escolha, a partir do instante que pense e reflita na condição interior em que se encontra.
Avalie a sua própria vida!
Se agir mediante a verdade, vai encarar a Verdade, mas se agir pela emoção, apenas irá supor que isto já será parte de si.
Pense! Porque aquilo que Deus quer fazer na sua vida, é que esta desenvolva como deveria. Se isto não está a acontecer, é porque tem deixado algo a desejar na sua fé.
Se enfraquece perante as circunstâncias; perante o seu amigo, companheiro de guerra, colega, na casa, no trabalho… Deve avaliar-se, aos olhos do que a Palavra de Deus orienta.
Há a possibilidade de se fazer justa, a partir do momento em que pense… e corte o mal pela raiz.
Não perca tempo… Hoje, agora mesmo, é o momento!
Anabela Serafim
Março 3, 2013 às 9:41
Ola!
Muito forte essa palavra do 2º dia de qurentena, ela mexe connosco, nos leva a pensar que tipo de oferta temos sido para de uma oferta vazia para Deus, ou a própria oferta. Então que ao longo desta qurentena, Deus me revele tudo aquilo que eu tenho de mudar, pois eu quero ser irrepreencivel e justa diante de Deus.
Torlania Rocha
Março 2, 2013 às 14:20
Olá a todos…
Hoje com essa meditação, aprendi que tenho que cortar o que me faz separar de Deus,tenho que ser justa diante de Deus e de todos.Devo agir com a verdade e não com a emoção, a minha fé tem que ser independente,não ser uma cópia das outras pessoas.
Jaquilina Alves
Março 2, 2013 às 1:46
Olá!
Quando somos justos diante de Deus, não murmuramos pelos cantos! As dificuldades nunca nos enfraquecem, mas nos ajudam a sermos mais e mais fortes! Porque ainda que sejamos humilhados, quando somos justos, não há nada que nos ponha fracos!
Chamou a minha tenção a atitude com que Zacarias e sua esposa viviam, de cabeça levantada, justos, ainda que todo povo reprovasse aquela situação, eles não se deixaram levar pela dor!
Muito Bom!
Ana Belo
Março 1, 2013 às 16:53
#2º Dia Quarentena# Hoje a palavra que mais me marcou foi “justo”, realmente não conseguimos ser perfeitos, mas atraves da Fé, Deus nos considera Justos. Quando a pessoa é Justa procura ser justa com os que a rodeiam, assim reflectindo um caracter diferente perante os outros, e um caracter especial perante Deus, visto que procuramos auto-disciplinar, e sempre se perguntando: “será que estou agradando a Deus com estas palavras ou actitudes?”
Inês Santos (S. Carlos)
Março 1, 2013 às 1:00
Sem dúvida alguma, que quando não blasfemamos contra o que nos acontece, Deus está connosco. Só aí ELE pode agir. Na semana passada aconteceu-me algo de mau e veio logo a voz do acusador: “vês onde está o TEU Deus??? Tu que tanto o Buscas, encontras-te nesta situação, tanto lutaste por isto e tanto oraste ao TEU Deus pra quê? Ainda oras, tu, a ELE….”
O acusador tentou-me colocar contra Deus, eu simplesmente virei-me para ele (no meio da rua, em tom baixo mas revoltada) “seu desgraçado do inferno, a querer colocar-me contra o MEU DEUS??? Ahahah nada daqui vais conseguir, Deus, nada tem a ver com o que me aconteceu, se algo não correu bem foi porque eu não dei o meu tudo, nem a ti te vou culpar pelo que aconteceu, eu errei e agora colhi. Nunca vais conseguir colocar-me contra o MEU DEUS!!! A minha fé nunca será posta em causa, venha a tribulação que vier! E algo de mau acontece é porque eu não agi corretamente. DEUS é JUSTO… se eu Lhe peço justiça eu própria tenho de ser justa para com ELE!!!”
Assim que acabei de repreender o maldito, comecei a louvar a DEUS e nesse mesmo dia tive uma reposta que já esperava há muito, a partir daí consegui obter as bênçãos que estavam presas. Basta uma atitude para tudo começar a mudar. Não chega crer em Deus, as nossas atitudes e pensamentos é que refletem em que estado está a nossa FÉ!
Yara Santo
Fevereiro 28, 2013 às 13:50
Muito forte, pois nesse versiculo vemos a verdadeira definição do que é ser justo, muitos não sabem seu verdadeiro significado, mas é andar pela fé, assim como Zacarias que mesmo não tendo um filho permanecia justo diante de Deus.