Quarentena – 29º dia
- 24
- Jan
- 2013
“Cumpridas todas as ordenanças segundo a lei do Senhor, voltaram para a Galileia, para a sua cidade de Nazaré. Crescia o menino e se fortalecia, enchendo-se de sabedoria; e a graça de Deus estava sobre ele.” (Lc.2:39,40)
Maria e José seguiam, não a lei do Homem, mas as ordenanças; a Lei de Deus.
Aqui apercebemo-nos de um importante fator: Existem muitas pessoas que têm a Bíblia em mãos, ouvem as Escrituras, mas não seguem à risca a Palavra de Deus.
Antigamente, eles não tinham a Bíblia, publicada em série, como nos dias de hoje, mas o Livro da Lei, que estava no Templo, local onde deveria ser consultado.
Mas, ainda assim, havia um zelo em relação ao cumprimento da Lei de Deus. E, cumprida esta, voltaram para a sua cidade…
“Crescia o menino e se fortalecia…”
O Senhor Jesus crescia, e Ele mesmo se fortalecia. Mas, ao contrario, há muitas pessoas que vivem na dependência que outros as fortaleçam, porque não confiam; não guardam o que ouvem.
Na verdade, não cumprem as “ordenanças”, pois, se assim fosse, teriam a capacidade própria de se fortalecer, uma vez que a Palavra de Deus se traduz em benefícios para quem tem o cuidado de a praticar.
O problema, é que muitos entendem como uma ordem, e não como um privilégio, o que, assim, lhes impede de se fortalecerem nestas Escrituras. Ao contrário do Senhor Jesus, que Se fortalecia a cada dia, por intermédio das mesmas.
Ainda que tenha pouco tempo de Igreja, de conversão, ou ainda muitos anos… Não importa. Existe forma de se fortalecer!
Porquê?
Porque tem raciocínio próprio; a sua mente está apta a avaliar a sua vida.
Não importando a idade, o tempo na Igreja, etc., devemos fortalecer-nos usando as Escrituras como guia e escudo.
Da mesma forma, o Senhor Jesus não apenas crescia, mas também se fortalecia, enchendo-se de Sabedoria, a qual lhe conferia forças e condições para manter o seu desenvolvimento interior sustentado.
Aqui está o segredo de ser Forte…
Porque se você ouve e não pratica, isso acabará por debilitá-la e torná-la em uma pessoa religiosa: Terá a palavra na sua boca mas a vida será oca; vazia.
E isto não se prende à inteligência humana, porque conhecemos muitas pessoas inteligentes, mas com falta de sabedoria, que, assim, se tornam fracas, debéis, dependentes de terceiros – como companheiros – ou de “coisas”, como a fama, profissão ou posição, ainda que dentro da Igreja.
Mesmo fazendo de tudo; sendo ativas em todas as áreas, permanecem, ainda assim, vazias no seu interior, pois não têm experiências com Deus, ou, se estas existem, são apenas sinais de anos passados.
“…e a graça de Deus estava sobre ele…”
A sua vida deve renovar-se! E, para isso, tem que crescer e se fortalecer. Colocar em prática tudo o que tem aprendido.
Você tem acompanhado a nossa Quarentena, mas como tirará proveito para a sua vida, se não entender? Não pode ter apenas consciência do seu erro, à semelhança das pessoas que não buscam a Deus… Que a consciência acusa o seu erro, mas que nem por isso mudam.
Será que está mesmo a entender? Pois quem entende muda radicalmente; provoca a mudança.
Quando estou com sede de uma resposta, leio a Palavra de Deus de forma diferente; a minha oração é diferente e eu persigo a solução da situação difícil em que me encontro.
Aqui, também percebo as minhas falhas e decido dominar, através do domínio dos meus sentimentos… Luto contra o medo; contra a frustração! Sou eu que os odeio. Não é questão do que apenas a Palavra me ensina, mas do entendimento que me transfere para trazer à existência o que não existe!
Mas, para isto, tenho de colocar em prática a mensagem; a Palavra, de acordo com o que necessito.
Eu questiono a minha própria vida à luz da Palavra de Deus e sou decidida e definida para o que quero.
Se eu quero uma resposta, eu persigo o meu alvo!
Quando toma posse do que é seu, valoriza o que Deus conquistou na cruz, por si!
Catarina Guerreiro
Fevereiro 18, 2013 às 10:42
Bom dia!
Infelizmente, eu já fui uma pessoa assim, que procurava fortalecer-se com o que fazia e não praticando a Palavra de Deus. Tinha títulos, porem era vazia, não passava vida. Perdi algum tempo da minha vida por agir assim.
Hoje o que me chamou à atenção, é que a pessoa, que se fortalece não depende de terceiros, e que a sabedoria consiste em ouvir e praticar a Palavra de Deus, não tem nada a ver com conhecimentos, experiência de vida, etc.
Obrigada por esta quarentena.
Beijinhos.
Mikaela Marcos
Fevereiro 16, 2013 às 0:51
Olá D. Viviane, eu hoje entendi que naquele tempo eles tinham muito menos acesso e facilidade a palavra de Deus, mas isso não era um empecilho para eles cumprirem a risca a lei de Deus, e ao perceber isso eu me pergunto porque hoje em dia é tão difícil para as pessoas cumprirem essas leis? Porque preferem seguir o mundo e as tendências dele e desprezar a Deus?
E eu vi que o problema é elas se apoiarem e se fortalecerem nos outros, e não na palavra de Deus, como Jesus fazia, é verem a palavra de Deus como uma obrigação, e isso me chamou muita atenção porque uma pessoa que segue algo por obrigação chega uma hora que cansa, desiste, mas quem faz com amor, ou seja vê como um privilegio vai estar sempre forte e disposta a seguir isso, ela dará valor. E eu trouxe isso para mim, que não estava dando valor, e não estava vendo o
enorme privilegio que é Deus poder falar connosco pela Sua palavra. E o segredo da força é ouvir e praticar! Porque palavras sem atitudes sao palavras vazias, então todo esse aprendizado da quarentena deve ser posto em pratica na minha vida!
Obrigada, e beijinhos.
Marlene Almeida
Fevereiro 7, 2013 às 16:15
Olá Amigas,
Chamou-me bastante a atenção quando falou que temos que nos renovar.
Realmente fez olhar para dentro de mim.
Este mês tenho buscado uma Renovação, uma mudança.
Mas a mudança só acontece quando existe sede, revolta que me leva a tomar uma atitude.
Não posso e nem quero ficar somente no ouvir, mas quero praticar e também não quero depender de terceiros, pois se quero uma resposta tenho que perseguir o meu alvo, ninguém pode perseguir por mim a não ser eu mesma!
Anderli Souza
Janeiro 31, 2013 às 18:11
Ola Viviane e Luisa!
Ouvir a quarentena pra mim esta sendo como uma espada que separa alma e espirito, que è o sentimento e a razao, a alma e puro sentimento, e somos atacadas por ele todos os dias, mas a quarentena nos faz raciocianar, e tomar atitudes de fe, a fe racional, nao è facil, quando penssamos que ja vencemos o tal sentimento, la esta ele nos atacando de novo, mas o bom è que temos como escudo a palavra de Deus todos os dias atraves da quarentena, dai nòs nos levantamos e seguimos em frente. Obrigada meu Deus por falar comigo todos os dias atraves das tuas servas.
Elisabeth Alge Esteves
Janeiro 28, 2013 às 7:58
Queridas D. Viviane, Luisa
O que me chamou muito a atenção hoje foi o facto de “cumprir as ordenanças”.
Como estou cumprindo a Lei do meu Senhor, como estou vivendo diante dEle, lendo até a Palavra dEle? Tem sido uma obrigação ou um prazer?
Cumprir tudo com prazer, cumprir a Lei do Senhor, se deliciando nos Seus preceitos.
Amar a lei do Senhor, amar a sua disciplina, amar a Verdade para a minha vida, não viver de maneira religiosa mas livre, com prazer de pertencer ao Senhor e de servi-Lo.
Isso é plenamente diferente, a imagem de David no Salmo 119:
“Regozijo-me em seguir os teus testemunhos como o que se regozija com grandes riquezas.”
“Tenho prazer nos teus decretos; não me esqueço da tua palavra.
Entendi que quem faz de Deus o Primeiro em sua vida, não se esquece da Sua Palavra, tem prazer, regozija-se em obedecer, é sábio, se renova e se fortalece a cada dia.
Obrigado por mais um dia de meditação.
Beijos!
Mary
Janeiro 27, 2013 às 20:37
Olá! Amigas
Agradeço desde já está quarentena, estou a aprender a meditar e a cobrar diariamente de mim mesma uma vida segundo a Tua palavra.
Obrigada pelo apoio.