Quarentena – 29º dia

Viviane Freitas

  • 24
  • Jan
  • 2013

Quarentena – 29º dia

  • 24
  • Jan
  • 2013


“Cumpridas todas as ordenanças segundo a lei do Senhor, voltaram para a Galileia, para a sua cidade de Nazaré. Crescia o menino e se fortalecia, enchendo-se de sabedoria; e a graça de Deus estava sobre ele.” (Lc.2:39,40)

Maria e José seguiam, não a lei do Homem, mas as ordenanças; a Lei de Deus.

Aqui apercebemo-nos de um importante fator: Existem muitas pessoas que têm a Bíblia em mãos, ouvem as Escrituras, mas não seguem à risca a Palavra de Deus.

Antigamente, eles não tinham a Bíblia, publicada em série, como nos dias de hoje, mas o Livro da Lei, que estava no Templo, local onde deveria ser consultado.

Mas, ainda assim, havia um zelo em relação ao cumprimento da Lei de Deus. E, cumprida esta, voltaram para a sua cidade…

“Crescia o menino e se fortalecia…”

O Senhor Jesus crescia, e Ele mesmo se fortalecia. Mas, ao contrario, há muitas pessoas que vivem na dependência que outros as fortaleçam, porque não confiam; não guardam o que ouvem.

Na verdade, não cumprem as “ordenanças”, pois, se assim fosse, teriam a capacidade própria de se fortalecer, uma vez que a Palavra de Deus se traduz em benefícios para quem tem o cuidado de a praticar.

O problema, é que muitos entendem como uma ordem, e não como um privilégio, o que, assim, lhes impede de se fortalecerem nestas Escrituras. Ao contrário do Senhor Jesus, que Se fortalecia a cada dia, por intermédio das mesmas.

Ainda que tenha pouco tempo de Igreja, de conversão, ou ainda muitos anos… Não importa. Existe forma de se fortalecer!

Porquê?

Porque tem raciocínio próprio; a sua mente está apta a avaliar a sua vida.

Não importando a idade, o tempo na Igreja, etc., devemos fortalecer-nos usando as Escrituras como guia e escudo.

Da mesma forma, o Senhor Jesus não apenas crescia, mas também se fortalecia, enchendo-se de Sabedoria, a qual lhe conferia forças e condições para manter o seu desenvolvimento interior sustentado.

Aqui está o segredo de ser Forte…

Porque se você ouve e não pratica, isso acabará por debilitá-la e torná-la em uma pessoa religiosa: Terá a palavra na sua boca mas a vida será oca; vazia.

E isto não se prende à inteligência humana, porque conhecemos muitas pessoas inteligentes, mas com falta de sabedoria, que, assim, se tornam fracas, debéis, dependentes de terceiros – como companheiros – ou de “coisas”, como a fama, profissão ou posição, ainda que dentro da Igreja.

Mesmo fazendo de tudo; sendo ativas em todas as áreas, permanecem, ainda assim, vazias no seu interior, pois não têm experiências com Deus, ou, se estas existem, são apenas sinais de anos passados.

“…e a graça de Deus estava sobre ele…”

A sua vida deve renovar-se! E, para isso, tem que crescer e se fortalecer. Colocar em prática tudo o que tem aprendido.

Você tem acompanhado a nossa Quarentena, mas como tirará proveito para a sua vida, se não entender? Não pode ter apenas consciência do seu erro, à semelhança das pessoas que não buscam a Deus… Que a consciência acusa o seu erro, mas que nem por isso mudam.

Será que está mesmo a entender? Pois quem entende muda radicalmente; provoca a mudança.

Quando estou com sede de uma resposta, leio a Palavra de Deus de forma diferente; a minha oração é diferente e eu persigo a solução da situação difícil em que me encontro.

Aqui, também percebo as minhas falhas e decido dominar, através do domínio dos meus sentimentos… Luto contra o medo; contra a frustração! Sou eu que os odeio. Não é questão do que apenas a Palavra me ensina, mas do entendimento que me transfere para trazer à existência o que não existe!

Mas, para isto, tenho de colocar em prática a mensagem; a Palavra, de acordo com o que necessito.

Eu questiono a minha própria vida à luz da Palavra de Deus e sou decidida e definida para o que quero.

Se eu quero uma resposta, eu persigo o meu alvo!

Quando toma posse do que é seu, valoriza o que Deus conquistou na cruz, por si!

Deixe uma mensagem

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

87 comentários

  1. Boa noite, D. Vivi, eu compreendi que por vezes deixava de confiar em Deus a 100%… Surgia uma aflição e logo eu ficava ansiosa e preocupada, mas hoje eu não sou mais assim. Não fui eu que mudei, foi Deus que me mudou.

    Ver mais
  2. praticar a palavra de Deus para nos fortalecer, nos tornar-mos diferentes ao olhos de todas as outras pessoas. especiais pessoas com brilho próprio assim e com os planos bem definidos na sua palavra a vida vai ser bem melhor.
    obrigada

    Ver mais
  3. Essa quarentena não é para aquelas que só escutam e não agem, mas sim para aquelas que praticam, É como sr. disse temos que fazer com acções é assim que estamos a valorizar o sacrificio de Jesus e estamos a valorizar nos mesma

    Ver mais
  4. Olá! A real prova de que se aprendeu algo, é quando a necessidade desse algo vem e se usa o que aprendeu. Ainda haviam muitas coisas que não entendia sobre os sentimentos e como combate-los, mas eu percebi que após o início desta quarentena eu realmente aprendi o que venho ouvindo, porque quando tenho que lutar contra os sentimentos eu consigo reconhece-los e vence-los. É por isso que as provas que nos são permitidas passar só podem ser completadas com sucesso quando se pratica o que aprendeu usando a sabedoria.

    Ver mais
  5. Muito forte esta palavra, nao podemos depender de ninguem. Depender apenas de nós mesmas pois Deus está do nosso lado.

    Falar que somos de Deus é facil, mas são as nossas atitudes que o provam.

    Na fé

    Ver mais
  6. Olà dona Vivi e dona Luisa ,agradeço a Deus por essa quarentena,pois tou ouvindo e praticando e depois que eu comecei a praticar vejo que muitas coisas estão a mudar em mim ,estou aprendendo dia apos dia a fortalecer a minha fé. Beijinhos

    Ver mais
1 2 3 4 5 15