Quarentena – 29º dia
- 24
- Jan
- 2013
“Cumpridas todas as ordenanças segundo a lei do Senhor, voltaram para a Galileia, para a sua cidade de Nazaré. Crescia o menino e se fortalecia, enchendo-se de sabedoria; e a graça de Deus estava sobre ele.” (Lc.2:39,40)
Maria e José seguiam, não a lei do Homem, mas as ordenanças; a Lei de Deus.
Aqui apercebemo-nos de um importante fator: Existem muitas pessoas que têm a Bíblia em mãos, ouvem as Escrituras, mas não seguem à risca a Palavra de Deus.
Antigamente, eles não tinham a Bíblia, publicada em série, como nos dias de hoje, mas o Livro da Lei, que estava no Templo, local onde deveria ser consultado.
Mas, ainda assim, havia um zelo em relação ao cumprimento da Lei de Deus. E, cumprida esta, voltaram para a sua cidade…
“Crescia o menino e se fortalecia…”
O Senhor Jesus crescia, e Ele mesmo se fortalecia. Mas, ao contrario, há muitas pessoas que vivem na dependência que outros as fortaleçam, porque não confiam; não guardam o que ouvem.
Na verdade, não cumprem as “ordenanças”, pois, se assim fosse, teriam a capacidade própria de se fortalecer, uma vez que a Palavra de Deus se traduz em benefícios para quem tem o cuidado de a praticar.
O problema, é que muitos entendem como uma ordem, e não como um privilégio, o que, assim, lhes impede de se fortalecerem nestas Escrituras. Ao contrário do Senhor Jesus, que Se fortalecia a cada dia, por intermédio das mesmas.
Ainda que tenha pouco tempo de Igreja, de conversão, ou ainda muitos anos… Não importa. Existe forma de se fortalecer!
Porquê?
Porque tem raciocínio próprio; a sua mente está apta a avaliar a sua vida.
Não importando a idade, o tempo na Igreja, etc., devemos fortalecer-nos usando as Escrituras como guia e escudo.
Da mesma forma, o Senhor Jesus não apenas crescia, mas também se fortalecia, enchendo-se de Sabedoria, a qual lhe conferia forças e condições para manter o seu desenvolvimento interior sustentado.
Aqui está o segredo de ser Forte…
Porque se você ouve e não pratica, isso acabará por debilitá-la e torná-la em uma pessoa religiosa: Terá a palavra na sua boca mas a vida será oca; vazia.
E isto não se prende à inteligência humana, porque conhecemos muitas pessoas inteligentes, mas com falta de sabedoria, que, assim, se tornam fracas, debéis, dependentes de terceiros – como companheiros – ou de “coisas”, como a fama, profissão ou posição, ainda que dentro da Igreja.
Mesmo fazendo de tudo; sendo ativas em todas as áreas, permanecem, ainda assim, vazias no seu interior, pois não têm experiências com Deus, ou, se estas existem, são apenas sinais de anos passados.
“…e a graça de Deus estava sobre ele…”
A sua vida deve renovar-se! E, para isso, tem que crescer e se fortalecer. Colocar em prática tudo o que tem aprendido.
Você tem acompanhado a nossa Quarentena, mas como tirará proveito para a sua vida, se não entender? Não pode ter apenas consciência do seu erro, à semelhança das pessoas que não buscam a Deus… Que a consciência acusa o seu erro, mas que nem por isso mudam.
Será que está mesmo a entender? Pois quem entende muda radicalmente; provoca a mudança.
Quando estou com sede de uma resposta, leio a Palavra de Deus de forma diferente; a minha oração é diferente e eu persigo a solução da situação difícil em que me encontro.
Aqui, também percebo as minhas falhas e decido dominar, através do domínio dos meus sentimentos… Luto contra o medo; contra a frustração! Sou eu que os odeio. Não é questão do que apenas a Palavra me ensina, mas do entendimento que me transfere para trazer à existência o que não existe!
Mas, para isto, tenho de colocar em prática a mensagem; a Palavra, de acordo com o que necessito.
Eu questiono a minha própria vida à luz da Palavra de Deus e sou decidida e definida para o que quero.
Se eu quero uma resposta, eu persigo o meu alvo!
Quando toma posse do que é seu, valoriza o que Deus conquistou na cruz, por si!
Nivaldine de Carvalho
Janeiro 26, 2013 às 11:30
Não basta ouvir ou simplesmente saber o que diz a palavra de Deus. Se não a praticar ela não tem vida em mim.
Nesses versículos que meditamos hoje chamou-me muito a atenção que há um tempo para tudo. Ele respeita o tempo porque sabe como ele é precioso para nós. Quando não nos impacientamos com o tempo e seguimos as leis do Senhor, damos espaço em nós mesmos para que haja crescimento, fortalecimento e tornamo-nos mais sábios.
Olhando para trás tenho como termo de comparação o como eu era antes e depois de ter decidido praticar a palavra de Deus e vejo que as diferenças são brutais.
As escrituras não são palavras mortas, são um verdadeiro guia para todas as áreas da nossa vida e fortalecem-nos sem dúvida alguma. É mesmo um privilégio poder finalmente segui-Lo.
Bom dia a todas 🙂
Francinete Figueiredo
Janeiro 25, 2013 às 20:26
Que palavra reveladora!
O crescimento exterior de uma pessoa, não significa que ela está crescendo no seu interior, aqui mostra para mim e para todas nós que Jesus não só crescia, mais se fortalecia ao ponto de se encher de sabedoria.
Quem tem que se fortalecer sou eu mesma, não é Deus que tem que fazer isso por mim, e isso só acontece quando eu uso o meu raciocínio, fazendo uma auto analise das minhas atitudes e reações.
Sueli Carleti
Janeiro 25, 2013 às 9:59
Bom dia queridas amigas,
A palavra diz que Jesus se fortalecia. Quer dizer que sou que tenho que me fortalecer. Nao posso depender de ninguèm e nem esperar que Deus o faça, pois ele sò vai fazer se eu o buscar, se eu fizer a minha parte.
Quando eu busco em Deus sabedoria Ele me dà. Ele me capacita e me condiciona para fazer a sua obra.
A graça de Deus està sobre aqueles que o buscam verdadeiramente. Sobre aqueles que se entregam, que colocam a vida na total dependencia de Deus. E as pessoas que convivem conosco veem essa graça em nòs. Atravès das nossas atitudes demostramos se a temos ou nao.
Sò depende de nòs mesmas!
Beijinhos,Deus Abençoe.
Nathália
Janeiro 25, 2013 às 3:36
Dona Viviane , eu sempre ouvir falar das Quarentenas mais hoje foi a primeira vez que ouvir e Deus falou algo para mim . Eu estava muito acomodada , eu queria resolver meu problema mais eu não Perseguia o meu problema e com isso eu não estava prosseguindo para o meu ALVO e não estava dominando e odiando os meus sentimentos e medos . E algo que a sr comentou e Deus falou comigo é que tenho que desenvolver a minha comunhão com Ele e praticar tudo aquilo que Ele tem dito pra mim pois as Tuas ordens é um PRIVILEGIO !
Obrigada , Deus abençõe e beijinhos 🙂
Juliana Iamamoto
Janeiro 25, 2013 às 3:16
Olá Dn Vivi.
Como é bom estarmos no mesmo espirito e na mesma fé, quero hoje aqui deixar uma experiência que tenho tido durante esses dias,pois toda a noite antes de ir dormir tenho meditado na minha vida com Deus em uma busca incansável por novas experiências com o Espírito Santo, e percebi que todas as palavras e direções dada por Deus nessas noites, no dia seguinte ouvindo a quarentena é incrível como tem batido e se encaixado certinho na mesma inspiração dada no dia anterior nas minhas madrugadas com Deus.
Dona Vivi quero agradece-lá por ser esse exemplo vivo de vida com Deus. Um Super Beijo e um abraço cheio do meu amor e gratidão a srª e Dn.Luiza.
julia abreu albuquerque
Janeiro 25, 2013 às 0:45
olá
Estou no terceiro dia que ouco a quarentena e notei certas mudancas, principalmente na minha forma de orar. Quero perseguir os meus defeitos e me tornar uma pessoa melhor…
Que Deus abencoe todas voces.
obrigada
Julia