Quarentena – 25º dia
- 18
- Jan
- 2013
“Completados oito dias para ser circuncidado o menino, deram-lhe o nome de JESUS, como lhe chamara o anjo, antes de ser concebido.
Passados os dias da purificação deles segundo a Lei de Moisés, levaram-nos a Jerusalém para o apresentarem ao Senhor, conforme está escrito na Lei do Senhor: Todo primogénito ao Senhor será consagrado; e para oferecer um sacrifício, segundo o que está escrito na referida Lei:
Um par de rolas ou dois pombinhos.” (Lc.2:21-24)
Eu mesma procurei saber o motivo pelo qual se esperavam oito dias para se proceder à circuncisão. Acompanhe comigo:
“Fala aos filhos de Israel: Se uma mulher conceber e tiver um menino, será imunda sete dias; como nos dias da sua menstruação, será imunda.
E, no oitavo dia, se circuncidará ao menino a carne do seu prepúcio.” (Lv.12:2,3)
Aqui está, então, o motivo…
Para que entenda… Maria e José, cumpriam a Lei que Moisés ensinara.
Que necessidade existia para o cumprimento da Lei, ou para a apresentação do Senhor Jesus, sendo Deus?
Para nos deixar um verdadeiro exemplo de submissão e obediência.
Mesmo sendo Bispo, esposa de Bispo, Pastor, esposa de pastor ou obreira… Há, ainda assim, o dever de se cumprir a Lei.
O fato de já “honrarmos” a Deus com o nosso serviço, não nos torna “diferentes” no cumprimento dos nossos deveres, declarados por intermédio da Sua Palavra.
Mas, se não há uma submissão, que é a disciplina, como haverá sujeição a Deus, a Quem não vemos?!
Interessante… Maria revelou-nos uma personalidade muito submissa e obediente; não se considerou superior, pelo fato de carregar o nosso Senhor no seu ventre e nunca se apoiou nisto, para ser favorecida…
Foi a sua atitude de humildade e submissão que chamaram a atenção de Deus e a tornaram “…muito favorecida…” (Lc.1:28)
E isto é uma lição para todas nós, pois são os mínimos detalhes que fazem a diferença; que revelam temor!
Maria e José não eram perfeitos e deveriam cumprir a Lei; serem, igualmente, expiados pelos sacerdotes, como qualquer mortal.
Devemos pagar o preço…
É fundamental praticarmos a honestidade no nosso dia-a-dia, pois, por intermédio desta honestidade, revelamos a valorização e o respeito que temos para com Deus.
Fua Nuanela
Abril 5, 2013 às 16:44
Deus, deixou claro que devemos respeitar a sua autoridade e autoridade dos nosso “superiores”, respeitar as leis, também, não importa o titulo que temos, a posição que ocupamos na sociedade ou na igreja, muitas pessoas acham que só devem respeitar a pessoa X porque ele ocupa uma posição mais importante que a pessoa Y, mas mal nós sabemos que quando não respeitamos ou não obedecemos as leis ou pessoas que merecem ser respeitadas estamos a ir contra Deus, porque foi Deus que permite que haja esta distinção de responsabilidades.
Como podemos dizer que obedecemos a Deus que não vemos se mal conseguimos obedecer quem nós vemos? É mais fácil obedecer o que se vê do que aquilo que não se vê….
Silvia Sousa
Abril 5, 2013 às 16:40
A obediência e observância à Lei mostra o carácter fiel e de temor ao nosso Deus. Deus observa essa postura. Realmente as religiões não ensinam isso. Antes de entrar na verdadeira Fé, eu nem imaginava isso. Tinha uma informação totalmente deturpada. Quando ouvi que Deus era disciplina, eu fiquei chocada porque nunca tinha pensado isso! Claro que depois de reflectir, fez toda a lógica. Mas não somos alertados para isso e achamos que tudo se desculpa e Deus entende… Mas não é assim. O importante é que quanto mais aprendemos sobre esse carácter de Deus mais responsabilidades temos em atuar em conformidade, sem fazer a nossa vontade mas sim obedecendo a Deus. A verdade é que vamos desobedecendo em coisas tão insignificantes que nem me apercebo e quando sou alertada, fico chocada comigo mesma. Sou tão imperfeita que não me apercebo de certas aberrações, que aparentemente são normais para mim, e são pecados diante do meu Deus que tanto amo.
Maria Cândida Dhlakama Nunes Correia
Abril 5, 2013 às 15:30
Mais uma vez vejo, e entendo a importância da
humildade, submissão e obediência.
Maria, foi tão humilde e submissa que, cumpriu com
as leis ensinadas por Moisés. Ela não pensou: Eu
carrego Nosso Senhor, e , não tenho que cumprir.
Ela obedeceu, foi humilde e submissa.
Entendo a importância de eu praticar estas três
palavras anteriores, sem me esquecer de ser
honesta, para mostrar o respeito que tenho para com
Deus.
Juliane Souza
Abril 5, 2013 às 15:26
Eu pude ver hoje, que o Senhor Jesus teve que passar por tudo que passamos hoje, só para nos dar exemplo. Ele não precisava de fazer nada disso, nem de cumprir a lei, porque Ele é Deus, todo poderoso, dono de tudo, mas o nosso Senhor Jesus fez questão de nos dar exemplo de tudo, por isso não podemos dar desculpas de nada, porque se Ele cumpriu a lei, e fez tudo certinho, quem somos nós para não cumprirmos a lei e fazer tudo certinho tambem? Eu não sou nada. Por isso se alguma vez eu não cumpri a lei, ou desobedeci a palavra de Deus, eu agora vou fazer de tudo para fazer tudo certinho, não é ser perfeita, mas obedecer a palavra de Deus, assim como o nosso Senhor Jesus fez. Ele sim foi o maior exemplo a ser seguido.
Na fé! Beijinhos
Inês
Abril 5, 2013 às 14:03
Olá, boa tarde D.Viviane e D.Luisa!
Chamou-me muito atenção o facto de José e Maria cumprirem a lei, eles foram obedientes. Eles foram um exemplo, eles e o Senhor Jesus. Eles mostraram obediência.
Maria foi submissa, ela teve uma atitude de humildade, Maria é um grande exemplo para mim pois Maria pelas suas atitudes chamava atenção de Deus, Maria pagava o preço.
É em pequenas coisas, pelas nossas atitudes que mostramos quem somos, mostramos nosso carater.
Talvez me tem faltado cumprir a lei.
ana rosa Gomes
Abril 5, 2013 às 12:20
Bom dia!!
É muito importante a obediência e temor a Deus assim mostro o meu amor para com Ele. Saber valoriza-lo