Quarentena – 17º dia
- 8
- Jan
- 2013
“Deus precisa de tempo para trabalhar em nós. Devemos dar-Lhe espaço, sem ansiedade, preocupação ou dúvida.”
Viviane Freitas
“Maria permaneceu cerca de três meses com Isabel e voltou para casa.
A Isabel cumpriu-se o tempo de dar à luz, e teve um filho.
Ouviram os seus vizinhos e parentes que o Senhor usara de grande misericórdia para com ela e participaram do seu regozijo.
Sucedeu que, no oitavo dia, foram circuncidar o menino e queriam dar-lhe o nome de seu pai, Zacarias.
De modo nenhum! Respondeu sua mãe. Pelo contrário, ele deve ser chamado João.” (Lc.1:56-60)
Tudo na vida tem um tempo; não é de qualquer forma; do meu jeito… ou do seu jeito!
Existe um tempo…
O próprio Deus viu que, mesmo com o desejo de ver o filho, Isabel não se precipitou em reduzir o tempo. Teve que aguardar, à semelhança das demais grávidas.
A maioria das mulheres revelam-se ansiosas e precipitadas, e esta condição, fá-las ser fracas na fé; frágeis e desconfiadas…
Porque a crença em Deus está associada à paz; à confiança; à certeza!
Não tem nada a ver com a ansiedade. É exatamente o oposto.
Quando a pessoa crê, sabe esperar o tempo certo; o tempo de Deus!
A crença é algo definido. Todas as vezes que existe indefinição, há fraqueza na fé e perigo de “queda”.
Os sentimentos são uma poderosa arma contra a própria pessoa!
“Ouviram os seus vizinhos e parentes que o Senhor usara de grande misericórdia para com ela e participaram do seu regozijo.”
Quando se trata de algo normal, não há grande regozijo, mas quando existe dificuldade, desafio ou impossibilidade, e o milagre acontece, as pessoas regozijam-se, juntamente connosco.
Você até pode pensar que a sua vida muda de um dia para o outro; que, eventualmente, porque participa na Quarentena, já está transformada…
Mas não é isso que acontece!
A Quarentena está a abrir a sua mente; a purificar as ideias fixas, geradas pelo seu sentimento. Está a dar direção e a transmitir-lhe a Verdade.
E, quando encontramos um problema, sentimo-nos felizes, não por causa do problema, mas porque conseguimos “enxergar”!
Existe um tempo, amiga.
Esta Quarentena é uma semente…
Você aprende a “pensar”; a avaliar a si própria; não mais vai confiar nos seus sentimentos; estará mais alerta e valorizará mais a própria Palavra de Deus.
“De modo nenhum! Respondeu sua mãe…”
O óbvio seria a criança chamar-se de Zacarias. Mas, quando há algo definido; uma crença; uma verdade, então, ainda que ouça os demais, com palavras e sugestões, isso não a seduz.
Muitas pessoas, sugerindo sobre a sua vida, fazem-na balançar…
E o questionar contínuo, revelando indefinição, mesmo nas coisas mais simples da vida, tornam a pessoa vulnerável; fraca… que não sabe o que quer.
Você não pode esperar que as pessoas lhe transmitam uma definição. Deve ser definida por si mesma!
E como fazê-lo?
Quando olha para o seu alvo!
Quando se questiona: “O que eu quero?” E fala diretamente com Deus, quanto ao que é necessário para o alcançar.
Vemos, muitas vezes, pessoas fracas, infantis, que transmitem uma insegurança.
Tentaram persuadir Isabel… a fim de desistir da sua crença.
Mas vemos, por parte dela, uma crença total; uma obediência, que lhe permitiu ser definida até ao final!
E ela não ficou preocupada com os pensamentos alheios.
O tempo torna-se o inimigo nº1 das pessoas ansiosas.
Ou guardamos o que os outros pensam de nós, ou a certeza que está no nosso interior. E temos que ser bem claras no que queremos.
Temos que ser definidas em tudo na vida.
Avalie… Olhe para dentro de si e veja como reage perante as circunstâncias: Se está ligada com Deus ou nos sentimentos.
A quem vai ouvir? O que vai guardar?
Quais as palavras que saem da sua boca? Definição ou preocupação?
Alzira Antunes
Março 27, 2013 às 7:03
Essa foi a palavra chave para mim, ser definida. Vai sempre ter muitas vozes para me retirar do caminho, e muita vezes eu fui na emoção. Isabel podia ter ido na emoção, ela amava o marido e dar o nome do marido ao filho era como um reconhecimento do quanto ela o amava. Mas ela era definida.
Estou nessa luta por ser essa mulher definida, que usa a razão e não o sentimento.
Estou a aprender muito, não apenas informação mas a colocar em prática.
Obrigada!
Inês
Março 26, 2013 às 23:56
É verdade D. Viviane, a quarentena está abrindo a minha mente, coisas em que eu tinha dificuldades de entender, estou entendendo com esta quarentena, pois a mudança não é do dia para noite, pois eu tenho muita coisa que mudar. Pois esta quarentena tem sido uma aprendizagem para mim, tem sido algo bom para a minha vida, pois a verdade liberta, e eu tenho estado a me libertar de alguns sentimentos.
A cada dia que passa está mais forte, e hoje o que mais me chamou atenção foi o tempo, para mim a ansiedade é um peso, pois a pessoa fica sem paz, e eu era muito ansiosa e era horrivel porque as coisas não corriam nada como eu queria. Mas na verdade as coisas nao têm de ser como eu quero, as coisas não têm de ser do meu jeito. Há tempo para tudo é claro e eu não sei muito bem organiza-lo, às vezes ando sempre a correr.
D. Viviane mais uma vez obrigada, esta quarentena tem me ajudado imenso.
Soraia Alves
Março 26, 2013 às 23:35
Boa noite!!
Hoje ao ouvir a palavra reflecti que quando confiamos , cremos, o que nos leva à obediência a palavra de Deus , e é assim que temos que continuar, independentemente de quem apareça no nosso caminho e nos tente criar duvidas, mexer com os nossos sentimentos, mas quando somos definidos no que queremos e em quem confiamos por mais que nos tentem enganar ou seduzir não conseguem, pois sabemos que teremos a nossa bênção na hora certa, não criando ansiedade mas mantendo-nos em obediência com a palavra de Deus e crendo sempre no que Ele tem preparado para nós…
Obrigado pela palavra e beijinhos!!
fatima santos
Março 26, 2013 às 23:34
Olá Dª Viviane
Para tudo existe um tempo,Deus precisa que eu lhe dê esse espaço para trabalhar em mim.As coisas não acontecem quando,nem como eu quero, mas sim quando Deus vê que eu estou preparada para recebê-las.Pois por causa da ansiedade muitas vezes não uso a fé como devia ,torno-me fraca,indefinida e impeço Deus de agir na minha vida .Mas quando eu creio e espero em Deus o tempo necessário, Deus vem e cumpre sua palavra na minha vida.Eu só tenho de ser definida. Quando eu sou definida eu tenho e luto pelo meu objetivo,não me deixo levar pelo que as pessoas ou as circunstâncias dizem ,eu ouço a voz de Deus e sigo em frente.Estou lutando para me tornar uma pessoa mais definida,pois ás vezes ainda me deixo levar pela opinião dos outros.
Maria Emília Ribeiro
Março 26, 2013 às 23:31
ola Dº Vivi e Dº Luisa, tudo na vida tem o seu tempo, nao é como eu quero mas sim no tempo de Deus. Quantas vezes o maldito sentimento , a ansiedade me impediu de chegar ao meu objetivo, queria tudo rapido , nao sabia esperar e claro dava me mal. Só quando aprendi a dominar o sentimento , a viver a Fé racional comecei a saber esperar em Deus. Estou a aprender que há tempos que tenho que correr atraz , mas nunca ansiosa , nunca indefenida ,sei que a trasformação acontece a cada dia, a minha mente vai abrindo ,vou tendo a direçao, ser defenida sempre e nao olhar atrás. Até amanha.
Susana Palha
Março 26, 2013 às 23:26
Enquanto estou a dar mais do que o meu melhor, enquanto coloco toda a minha força neste propósito, sendo disciplinada, contrariando os sentimentos que surgem, Deus está a moldar-me. É difícil mas necessário para chegar ao meu objectivo que é Ser, em carácter, em atitude. No tempo de Deus, em que nos prepara, em que age. A fraqueza, a fragilidade na fé é o oposto da paz que vem da crença e confiança em Deus. Quando cremos esperamos e acreditamos e confiamos que Deus tudo faz na perfeição. Há tempo de agir e ficar quieta, há atitude e definição em nós quando nos sujeitamos a vontade de Deus. Não estamos mais sozinhas pois temos a segurança de uma comunhão com Deus. Ouvimos e somos ouvidas, temos direcção. Que Deus me lave, que fique em mim esta semente, que eu aprenda a gerir meus atos por meio de tudo quanto tenho aprendido.. Ou guardamos o que os outros pensam de nós ou o que vem da nossa crença e isso só acontece quando sabemos quem somos para com Deus. Quando provamos em nosso viver esse poder e essa definição.
Deus abençoe a todas !