Quarentena – 12º dia
- 1
- Jan
- 2013
“Então, disse Maria ao anjo: Como será isto, pois não tenho relação com homem algum?
Respondeu-lhe o anjo: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e o poder do Altíssimo te envolverá com a sua sombra; por isso, também o ente santo que há de nascer será chamado Filho de Deus.” (Lc.1:34,35)
Quando somos surpreendidas, surge sempre uma interrogação…
E é em meio às situações inesperadas, que revelamos a nossa fé.
Tudo o que não está programado, e nos faz perder o controle da situação, suscita dúvidas e questões, pois sempre procuramos uma segurança; uma resposta ou direção.
“Descerá sobre ti o Espírito Santo…”
No momento em que somos surpreendidas, é aqui que permitimos que o Espírito de Deus nos dirija. Mas, quando desejamos tomar o controle, então, Ele não descerá sobre nós….
Sabe, aqueles momentos em que não sabe como agir, ou o que sucederá?
“…e o poder do Altíssimo te envolverá…”
Mas, quando dependemos de Deus, o Espírito d’Ele desce e nos envolve, tranquilizando-nos.
Maria chamou a atenção de Deus. Daí… surgiu o imprevisto.
Se estivéssemos no seu lugar, poderíamos ficar preocupadas, ansiosas e a murmurar… Mas é exatamente aqui que saímos a perder.
Temos que observar bastante as nossas atitudes em relação às situações, pois isto é que é vigiar: Ponderar e observar como reagimos mediante as circunstâncias.
Quando temos um sonho “caçamos” e vamos ao encontro do que queremos. Não mais somos perseguidas, mas perseguimos.
Neste início de ano, gostaria que entendesse o seguinte: Surgirão imprevistos, que lhe trarão situações difíceis. E qual será a sua atitude em relação a isto?
Aqui é que será revelada a sua fé… Se está inteiramente dependente de Deus e alicerçada sobre a rocha; se vive na emoção, ou de acordo com uma fé inteligente! Se assim é, pondera e está vigilante.
Quando surgirem os imprevistos, se eu depender d’Ele e na fé me fortalecer, Deus descerá sobre mim…
No fato de eu confiar e me entregar; não ficar preocupada e ansiosa, verdadeiramente serei forte! E, aí sim, descerá sobre mim o Espírito Santo e as virtudes do Altíssimo me envolverão.
Deus espera uma oportunidade e esta encontra-se no imprevisto; na dificuldade; nos desafios… na novidade.
Eventualmente, você poderá já ter sido chamada por Ele, mas é precisamente aqui, que nos colocamos como Escolhidas de Deus!
Não espere por ninguém… Você mesma deverá fazer esta entrega!
Maria joão agostinho
Janeiro 4, 2013 às 2:13
Obrigado !ja sou obreira a alguns anos mas foi convosco que aprendi a meditar na palavra de Deus .e graças a Deus que esta quarentena existe tenho a certeza que vou crescer mais espiritualmente e assim poder ser mais usada.
Nivaldine de Carvalho
Janeiro 3, 2013 às 11:57
Bom dia a todas 🙂
Quando Maria questionou o anjo sobre como seria possível ela estar grávida se nunca se havia relacionado com homem algum, isso fez-me lembrar um monte de perguntas que muitas vezes oiço e que algumas até faço:
– “como vou mudar senão vejo nenhuma saída?”; “como vou vencer se está tudo contra mim?”; “como vou largar um vício que me acompanha há tanto tempo?”; “como vou entregar a minha vida a Deus se até hoje só tenho feito a minha vontade?”; etc.
E a resposta que me ocorre para cada uma delas é que nós podemos até nem ver uma saída mas quando somos sinceros e perseverantes, Deus faz com que as coisas mudem duma maneira que nos deixa perplexos. E isso é maravilhoso, saber que há sempre uma mão que nos conforta, apoia, guia e nos molda para sermos aquilo que nunca pensámos que conseguiríamos ser.
Quando o Espírito Santo desce sobre nós, ele envolve-nos, ou seja, abraça todo o nosso ser e renova-nos duma ponta a outra e torna-nos santos, que significa separados para Deus.
Mas para que tudo isto seja possível na minha vida e para que seja real na minha vida, EU tenho que busca-Lo com todas as minhas forças. EU tenho que ser forte e CONFIAR pois isso é uma decisão MINHA e como a escolha é MINHA só depende de mim ter frutos ou não. E sabendo isto como é possível ceder a sentimentos, a dúvidas e a velhos hábitos? Não pode ser essa a minha decisão se eu sei qual é o meu objectivo! E graças a Deus e à quarentena tenho conseguido ver coisas em mim que dantes passavam despercebidas por achar que eram meros detalhes mas aí é que está, os detalhes fazem a diferença.
Agora outra coisa, que também vai de encontro a tudo isto:
Eu identifico-me com o que foi dito logo no início do áudio, antes da primeira música. Eu ontem e anteontem não participei da quarentena pois adormeci e quando acordei o meu primeiro pensamento em ambos os dias foi que me tinha deixado adormecer e isso deixou-me tão revoltada comigo mesma que decidi que nesses dias não era merecedora de participar.
Custou-me bastante saber que ia perder mais uma oportunidade de meditar e ver mais da palavra de Deus mas não acho que isso seja algo que se possa fazer de qualquer forma pois Ele não é qualquer coisa. Tem que haver disciplina e só depende de mim ser disciplinada ou não.
Obrigada, um abraço e até amanhã
Anderli Souza-Italia
Janeiro 3, 2013 às 11:56
Ola Viviane e Luiza, realmente, quando nòs nos vemos em uma situaçao dificil, e ate mesmo sem saida ao nossos proprios olhos, è exatamente nesses momentos que o ESPIRITO SANTO age na nossas vidas, mas è claro, somente se nòs entregarmos a Ele os nossos problemas e mostrarmos pra Ele, que sem a Sua ajuda nòs estamos perdidos, naquele momento Deus age e resolve tudo e qualquer siuaçao da nossa vida.
rosana manuel
Janeiro 2, 2013 às 23:28
Boa noite Viviane e Luisa
‘E verdade nos momentos dificeis é que tenho que mostrar segura, forte pois o Espirito Santo vira sobre mim em Poder, nao ficar preocupada, ansiosa…. nao importa como sera cabe me so confiar.
Jinhos
Ivete Soares
Janeiro 2, 2013 às 18:42
Olá boa tarde. D. Vivi e a Luisa
acabei de escutar audio do 12º dia da quarentena, digo- vos uma coisa eu tenho ouvido todas, desde o 1º cap. a cada dia supera as minhas expectativas. o Espirito Santo é maravilhoso, um dia eu estava pensando em fazer uma coisa, e ao ouvir o audio da quarentena, sabe o que aconteceu? O Espirito Santo através da palavra que d. Vivi explicava Deus me mostrou que da maneira que eu queria fazer não era maneira mais correcta, e que poderia ser de outra maneira. O importante é estar atenta o que Deus quer de nós. estou numa quarentena, mas escuto tbm o audio que está no blog, para mim está sendo muito bom e gratificante,
Que Deus vos abençoe muito e obrigada por esse espaço que faz com que a cada dia a palavra de Deus se renova na nossa vida.
Obrigada
bjs. com carinho.
Kátia Mendes
Janeiro 2, 2013 às 18:24
Olá amigas,
Através desta do que foi falado hoje, chegamos a uma conclusão de que, mesmo que estejamos na presença de Deus e agrademos a Ele, as adversidade vem.
Mas é justamente nesta hora que provamos para Ele qual a fé que temos, se é a emotiva ou a inteligente, são nestes momentos que provamos se realmente estamos confiantes nas promessas que por Ele foram feitas. Pois se cremos Nele e em Sua promessas, permanecemos firmes sem duvidar, rumo ao nossos objetivos.
Assim foi comigo, quando me deparei com os Desafios Godllywood, me vi incapaz de os fazer, por vários motivos e contratempos, mas optei em agir a fé inteligente, e fui em frente, rumo ao meu objectivo, de SER para Deus, não somente fazer para Ele, mas SER!
E a cada dia tem sido maravilhoso, os resultados tem sido magníficos em minha vida e na vida dos que estão ao meu redor, pois as promessas Dele tem se cumprido em minha vida, e com isso tenho sido testemunha viva do poder Dele.
**bjinhos amigas, e até mais**