Quarentena – 12º dia
- 1
- Jan
- 2013
“Então, disse Maria ao anjo: Como será isto, pois não tenho relação com homem algum?
Respondeu-lhe o anjo: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e o poder do Altíssimo te envolverá com a sua sombra; por isso, também o ente santo que há de nascer será chamado Filho de Deus.” (Lc.1:34,35)
Quando somos surpreendidas, surge sempre uma interrogação…
E é em meio às situações inesperadas, que revelamos a nossa fé.
Tudo o que não está programado, e nos faz perder o controle da situação, suscita dúvidas e questões, pois sempre procuramos uma segurança; uma resposta ou direção.
“Descerá sobre ti o Espírito Santo…”
No momento em que somos surpreendidas, é aqui que permitimos que o Espírito de Deus nos dirija. Mas, quando desejamos tomar o controle, então, Ele não descerá sobre nós….
Sabe, aqueles momentos em que não sabe como agir, ou o que sucederá?
“…e o poder do Altíssimo te envolverá…”
Mas, quando dependemos de Deus, o Espírito d’Ele desce e nos envolve, tranquilizando-nos.
Maria chamou a atenção de Deus. Daí… surgiu o imprevisto.
Se estivéssemos no seu lugar, poderíamos ficar preocupadas, ansiosas e a murmurar… Mas é exatamente aqui que saímos a perder.
Temos que observar bastante as nossas atitudes em relação às situações, pois isto é que é vigiar: Ponderar e observar como reagimos mediante as circunstâncias.
Quando temos um sonho “caçamos” e vamos ao encontro do que queremos. Não mais somos perseguidas, mas perseguimos.
Neste início de ano, gostaria que entendesse o seguinte: Surgirão imprevistos, que lhe trarão situações difíceis. E qual será a sua atitude em relação a isto?
Aqui é que será revelada a sua fé… Se está inteiramente dependente de Deus e alicerçada sobre a rocha; se vive na emoção, ou de acordo com uma fé inteligente! Se assim é, pondera e está vigilante.
Quando surgirem os imprevistos, se eu depender d’Ele e na fé me fortalecer, Deus descerá sobre mim…
No fato de eu confiar e me entregar; não ficar preocupada e ansiosa, verdadeiramente serei forte! E, aí sim, descerá sobre mim o Espírito Santo e as virtudes do Altíssimo me envolverão.
Deus espera uma oportunidade e esta encontra-se no imprevisto; na dificuldade; nos desafios… na novidade.
Eventualmente, você poderá já ter sido chamada por Ele, mas é precisamente aqui, que nos colocamos como Escolhidas de Deus!
Não espere por ninguém… Você mesma deverá fazer esta entrega!
Inês Duran
Março 21, 2013 às 8:24
“O vigiar é eu ficar observando minhas atitudes.” Eu tenho-me observado. Ainda ontem estava falando com uma obreira aqui da igreja e eu estava dizendo para ela que eu agora eu me vejo como alma, que agora eu vejo como eu sou por dentro, que agora consigo pensar e não agir na emoção, mas sim na razão. Eu não tenho que perguntar “Como.” Mas sim confiar que Deus vai agir através de mim.
Cátia Guimarães
Março 20, 2013 às 23:57
Olá D. Viviane e D. Luisa, confesso que através desta quarentena eu tenho aprendido muito. Ao analisar a minha vida espiritual, vi que eu até usava a minha fé, mas era mais uma fé emotiva do que racional e inteligente. Ao reservar este tempo para ouvir a quarentena, ler a bíblia, meditar e refletir em como eu tenho procedido perante Deus, tem me ajudado muito a saber usar a fé inteligente, a ter disciplina, a ser mais definida, enfim são muitas coisas que se estão a revelar ao longo desta quarentena e não está a ser fácil, pois contrariar a minha carne, negar as minhas vontades é duro mas o que eu recebo de Deus por ser obediente supera tudo.
Obrigado!
Pâmela Carvalho
Março 20, 2013 às 17:55
Deus encontrou espaço para agir e fazer a Sua obra na vida de Maria, mulher que de entre tantas outras foi diferente e alcançou favor do Senhor.
Eu digo para mim mesma que quero ser diferente, que quero tornar-me mulher de Deus, um referencial de Deus neste mundo, fico meditando na vida das mulheres que a Bíblia menciona e tento encontrar em mim os seus erros e suas qualidades para ver no que eu tenho de mudar.
Mas a verdade é que quando Deus olha para mim e quer fazer de mim grande para Ele eu recuou, não avanço, as vezes devido a ansiedade ou até mesmo por querer fazer do meu jeito.
Entendi hoje, que tenho de mudar e arrancar esse sentimento e mania dentro de mim e tornar-me vigilante.
Obrigada.
Pâmela Carvalho.
Daniela Duarte
Março 20, 2013 às 16:50
Boa tarde.
O que mais me chamou a atenção nestes versículos foi que assim como Maria quando somos apanhadas de surpresa é uma oportunidade para Deus nos dirigir e orientar, mas par isso eu tenho que me entregar, confiar. Só quando eu me faço de forte é que O Espírito Santo me envolve para que eu me faça de escolhida de filha de Deus.
Outra coisa que me chamou a atenção foi quando a D. Viviane explicou que vigiar é quando nós observamos as nossas atitudes, quando nós perseguimos os nossos objetivos, ou seja, nós estamos atentas a nós mesmas e às nossas atitudes e por isso nós temos condição de alcançar e perseguir os nossos objetivos.
O segredo é praticar diáriamente o que tenho aprendido na quarentena.
Deus abençoe a todos.
Eloisa Pina
Março 20, 2013 às 14:36
Olá D.Vivi e D.Luísa!
Neste 12º Dia da Quarentena aprendi que é em meio ás situações inesperadas é que conheço o tipo de Fé que tenho.
Pois se eu for emotiva, apenas terei pensamentos de dúvida, consequentemente tomarei decisões erradas e terei consequências negativas; mas se confiar, independentemente das circunstâncias o Espírito Santo irá me tranquilizar e guiar em meio às adversidades.
Na Revolta
Susana Fernanda
Março 20, 2013 às 13:28
Temos que observar bastante as nossas atitudes em relação às situações, vigiar constantemente, saber ponderar e observar como vou reagir mediante as circunstâncias. Como tenho feito para Deus? Em meio as circunstancias, situações que passamos não percebemos só lá na frente é que percebemos o porque aconteceu. Deus queria nos mudar, temos todos os dias algo para mudar, no nosso interior então Deus deixou acontecer aquela situação para nos ensinar, para amadurecermos e aprendermos a tomar controle das situações.
Aprender a ser disciplinada naquilo que faço, tenho mesmo de colocar isso em prática, não quero mesmo fazer do meu jeito mas do Jeito de Deus, é algo que tenho falhado, não é isso que quero.
Falhei no controle da disciplina para com as coisas que tenho de fazer, no inicio desta semana eu decidi que não vou falhar.