Quarentena – 12º dia
- 1
- Jan
- 2013
“Então, disse Maria ao anjo: Como será isto, pois não tenho relação com homem algum?
Respondeu-lhe o anjo: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e o poder do Altíssimo te envolverá com a sua sombra; por isso, também o ente santo que há de nascer será chamado Filho de Deus.” (Lc.1:34,35)
Quando somos surpreendidas, surge sempre uma interrogação…
E é em meio às situações inesperadas, que revelamos a nossa fé.
Tudo o que não está programado, e nos faz perder o controle da situação, suscita dúvidas e questões, pois sempre procuramos uma segurança; uma resposta ou direção.
“Descerá sobre ti o Espírito Santo…”
No momento em que somos surpreendidas, é aqui que permitimos que o Espírito de Deus nos dirija. Mas, quando desejamos tomar o controle, então, Ele não descerá sobre nós….
Sabe, aqueles momentos em que não sabe como agir, ou o que sucederá?
“…e o poder do Altíssimo te envolverá…”
Mas, quando dependemos de Deus, o Espírito d’Ele desce e nos envolve, tranquilizando-nos.
Maria chamou a atenção de Deus. Daí… surgiu o imprevisto.
Se estivéssemos no seu lugar, poderíamos ficar preocupadas, ansiosas e a murmurar… Mas é exatamente aqui que saímos a perder.
Temos que observar bastante as nossas atitudes em relação às situações, pois isto é que é vigiar: Ponderar e observar como reagimos mediante as circunstâncias.
Quando temos um sonho “caçamos” e vamos ao encontro do que queremos. Não mais somos perseguidas, mas perseguimos.
Neste início de ano, gostaria que entendesse o seguinte: Surgirão imprevistos, que lhe trarão situações difíceis. E qual será a sua atitude em relação a isto?
Aqui é que será revelada a sua fé… Se está inteiramente dependente de Deus e alicerçada sobre a rocha; se vive na emoção, ou de acordo com uma fé inteligente! Se assim é, pondera e está vigilante.
Quando surgirem os imprevistos, se eu depender d’Ele e na fé me fortalecer, Deus descerá sobre mim…
No fato de eu confiar e me entregar; não ficar preocupada e ansiosa, verdadeiramente serei forte! E, aí sim, descerá sobre mim o Espírito Santo e as virtudes do Altíssimo me envolverão.
Deus espera uma oportunidade e esta encontra-se no imprevisto; na dificuldade; nos desafios… na novidade.
Eventualmente, você poderá já ter sido chamada por Ele, mas é precisamente aqui, que nos colocamos como Escolhidas de Deus!
Não espere por ninguém… Você mesma deverá fazer esta entrega!
Maria Cândida Dhlakama Nunes Correia
Março 19, 2013 às 23:15
Quero agradecer por estes ensinamentos.
A importância de depender de Deus para que o
Seu Espírito desça sobre mim. Também o observar
as minhas atitudes, vigiando. Devo de estar sempre
atenta e depender Dele, para que o Espírito do
Senhor esteja comigo quando surgirem imprevistos.
Obrigada Vivi por ensinar, e também quem já sabia, e
tivesse esquecido, por fazer lembrar.
Que Deus abençoe as senhoras
ana rosa gomes
Março 19, 2013 às 23:14
Terei de ser definida, ser disciplinada, confiar e me entregar, não ficar preocupada e nem ansiosa, assim serei forte! E o Espírito Santo e virá sobre mim dando direcção e entendimento para eu fazer a diferença na minha vida.
Maria Emília Ribeiro
Março 19, 2013 às 22:47
Olá Dª Vivi e Dª Luísa, a cada é mais intensa a palavra desde que comecei a participar. Primeiro detetei onde estavam os erros, e agora estou a arrumar a minha vida, que estava uma desordem. Deixar o Espírito Santo agir no meu interior é a prioridade, quando vierem os imprevistos vou estar segura, pois a minha vida estaátotalmente nas mãos de Deus. A cada dia tenho me policiado mais e não me tenho deixado levar pelas emoções, obrigado e até amanha.
Susana Palha
Março 19, 2013 às 21:04
Colocar regras e limites a mim própria, disciplinar meu ser contra a minha própria vontade, prova a Deus quanto O desejo. É essa definição que quero assumir e por esse objectivo sacrificar. Sacrificar a acomodação, os sentimentos que surgem quando reajo às circunstancias que me rodeiam e confiar. É no inesperado que mostro minha fé. Que me provo a mim própria, Quando não controlo os acontecimentos. Aí vem a confiança em que Deus me capacitará para tudo vencer. Confiar na acção do Espírito Santo em mim, eu fazer-me menor e Ele agir por meio de Sua direcção. Depender de Deus é muito profundo. Ele me conhece, o mais profundo de mim, a minha sede e honra essa entrega. As situações difíceis surgirão sempre e nessas horas tenho de estar em estado de alerta, reagindo, me ultrapassando, confiando , usando essa fé e minha dependência. Como desejo a cada instante fazer-me uma escolhida de Deus por meio de minhas atitudes e deixa-Lo controlar.
Bárbara Nogueira
Março 19, 2013 às 17:40
Bom dia.
Ser definida… foi o que mais me marcou nesta mensagem, várias vezes foi citado e em diferentes situações.
Tenho que ser definida no que quero, com Deus, na minha vida e até na minha oração. É tão forte essa palavra mas nem todas nós conseguimos ser. Aprendi que Deus é disciplina e andar nela não é fácil, temos que nos fazer escolhidas a cada dia.
Maravilhoso é que se confio e me deixo levar, sem dúvida, sem medo, apenas confiando então o Espírito Santo me envolve e me auxilia quando eu mais necessito.
Que Deus abençoe.
Beijinhos!
Marta Xavier
Março 19, 2013 às 17:38
Boa tarde D. Viviane! Achei esta reflexão muito forte mesmo. “No momento em que somos surpreendidas, é aqui que permitimos que o Espírito de Deus nos dirija. Mas, quando desejamos tomar o controle, então, Ele não descerá sobre nós….”. É exactamente nos momentos maus, em que nos vemos atrapalhadas, sem saber o que fazer (imprevistos) que o Espírito Santo descerá sobre nós. Nos momentos de tribulação a nossa fé é testada, provada, é aí que vemos se estamos a depender de Deus ou não. Quando decidimos tomar o controle, achar que conseguimos sozinhas, fazer a nossa vontade o Espírito Santo não descerá sobre nós. Somente seremos possuídas pelo Espírito de Deus quando confiarmos nele. Normalmente quando vemos um problema, tribulação não gostamos de passar por ele, mas Deus permite aquele problema acontecer mesmo para provarmos para nós mesmas se estamos a agir na fé inteligente ou na fé emotiva. As tribulações, os imprevistos ajudam-nos a definir a nossa fé, porém somente quando dependemos de Deus, quando Deus reina sobre a nossa vida. Daí vem a importância de pararmos para pensar, vigiar, ponderar cada situação pela qual passamos, só aí podemos afirmar se vivemos na fé inteligente ou emotiva.
Muito obrigado por esta mensagem.