Priorizar
- 10
- Dez
- 2012
“Este será grande e será chamado Filho do Altíssimo (…) reinará para sempre sobre a casa de Jacó, e o seu reinado não terá fim.” (Lc.32,33)
Vamos falar sobre Quem reinará para sempre, e porquê sobre a casa de Jacó…
Jacó tinha um objetivo muito grande: A sede da primogenitura; a bênção vinda de Abraão e de Isaque, seu pai. E, prova disso, é que arriscou a sua vida em função de obtê-la.
A bênção da primogenitura cabia, por direito, a Esaú, irmão de Jacó, mas este não a valorizava, chegando, inclusive, a trocá-la, por um simples prato de lentilhas. Perante uma situação de necessidade física, não pensou duas vezes, e negou aquilo que seria o seu bem mais precioso.
“…Estou a ponto de morrer; de que me aproveitará o direito de primogenitura? (…) Assim, desprezou Esaú o seu direito de primogenitura.”
(Gn. 25:32-34)
O desejo de Jacó jamais fora esquecido ou desprezado. Mesmo que, humanamente, a bênção não lhe pertencesse, não desistiu, e lutou, até ao fim, para tomar posse dela.
Dentro da própria Igreja, existem o “Jacó” e o “Esaú”: O primeiro, que prioriza a promessa de Deus e que luta, no Espírito, com tudo e todos, para ser a própria bênção, e os “Esaús” da vida, que não priorizam a bênção e a trocam por qualquer coisa.
E é exatamente sobre aqueles que têm sede de justiça, não alheia, mas pessoal, que Deus reinará. Os que não vivem de acordo com as circunstâncias ou permitem que o tempo, a aparente incapacidade ou impossibilidade, os façam desistir da fé ou “matar” o sonho!
É sobre aqueles que têm a capacidade de arriscar tudo, até a própria vida, para fazer prevalecer a justiça de Deus.
Por isto, Jacó empenhou todas as suas forças, tendo, primeiramente, tomado posse do direito de primogenitura de Esaú, e, depois, “lutado” com Deus, e prevalecido!
“…Já não te chamarás Jacó, e sim Israel, pois como príncipe lutaste com Deus e com os homens e prevaleceste.” (Gn.32:28)
Nesta luta, ele não usou armas físicas ou pediu a transformação de outros, mas lutou em favor de si mesmo, para que o seu interior fosse transformado.
Estes, da “casa de Jacó”, é que permanecerão para sempre; não os que batalham “na carne”, com a força do seu próprio braço; com a mágoa, ódio ou rancor, mas lutando com Deus, na fé, fazendo uso das armas espirituais.
É nestes que o Senhor Jesus vai reinar; não em todos!
Ele destacou-se por ter priorizado a Deus acima de qualquer coisa. E é isso que acontece, hoje: Aquele que se destaca, é justamente o que se revolta contra a injustiça do próprio pecado.
Não contra o “pecado” alheio, mas pela obtenção, pessoal, da justificação e aprovação de Deus.
O Senhor Jesus reinará para sempre no interior daqueles que se escolhem desta forma… Dos que revelam esta sede incontrolável de agradar a Deus. Os quais, mesmo em meio a situações adversas, guardam o seu íntimo; não se corrompem, deixando-se dominar – ou limitar – pelas circunstâncias exteriores.
Carla Medeiros
Dezembro 10, 2012 às 20:31
O segredo de Jacó foi priorizar a Deus em primeiro lugar e buscar a justiça. Eu andei revoltada contra a injustiça dos outros mas através do Godllywood Deus me despertou para me revoltar contra a injustiça do meu próprio pecado. Olhar para os outros é fácil mas quando temos que olhar para nós mesmas é preciso decidir se priorizamos agradar a Deus ou a nós mesmas. A escolha é de cada um, eu já fiz a minha.bjs
soraia Oliveira
Dezembro 10, 2012 às 20:20
Priorizar
opção.
quem opta?
sou eu. eu opto pelo que acho mais necessario ou não.
Jacó sabia que ele tinha a opção de ficar como estava ou de pegar o direito de primogenitura e sair da situação em que estava. Ele lutou perseverou, se mostrou um verdadeiro primogénito.
Eu fiquei pensando em que eu tenho optado na minha vida?
Tenho 2 opções periodizar o que é físico e vai acabar ou periodizar o que é espiritual e que nunca vai morrer.
A qual tem dado prioridade?
Quais as opções e como tenho reagido perante elas?
Para priorizar algo eu tenho de estar 100% entregue a isso. Tenho de viver para isso. É a primeira coisa em que penso e faço de manhã, é o que me vai manter durante o dia, e o que me faz repousar tranquila a noite.
É o ar que me dá força para viver. Isso é o periodizo.
Vamos analisar nossas reações e prioridades e vejamos quem está em 1º lugar na nossa vida.
Cidália Santos
Dezembro 10, 2012 às 20:02
Boa tarde Vivi
Revoltar-me contra a injustiça dos meus próprios pecados é a maior prova do meu desejo de me destacar diante de Deus e não diante dos homens, para que Ele reine no meu interior. Arrancar tudo o que não presta e me apresentar pura diante do meu Senhor!
Kátia Mendes
Dezembro 10, 2012 às 19:36
Quando coloco Deus em primeiro em minha vida, todas as demais coisas serão acrescentadas. Lembrando que, se eu coloco Ele em primeiro eu tenho que estar disposta a me sacrificar dia após dia, pois assim como a fé sem obras é morta, o amor sem obras não existe.
Deus espera que eu mostre para Ele com obras, ou seja sacrifícios que eu O amo, pois somente palavras não me fará receber Dele a benção de primogenitura…, mas sim a minha perseverança em agrada-Lo e fazer a vontade Dele acima de TUDO, provando que Ele é o primeiro em minha vida.
**bjinhos para todas**
Cristina Silva
Dezembro 10, 2012 às 18:24
Olá Vivi
Identifico-me muito com esta frase sua…
Os que não vivem de acordo com as circunstâncias ou permitem que o tempo, a aparente incapacidade ou impossibilidade, os façam desistir da fé ou “matar” o sonho!
Priorizar a Deus ,dá-me condições para perseguir o meu sonho,porque sei que estou a escolher a melhor parte.
O que me será impossível ?Todas as vezes que me revolto contra o meu erro,chego mais perto de Deus e o priorizo acima de tudo.
Beijo
Bárbara Soares
Dezembro 10, 2012 às 17:56
Quando a minha prioridade é ser a própria benção pode aparecer os obstáculos que vier, pois a minha sede é agradar a Deus e para isso terei que me superar a cada dia e esta disposição me fara permanecer e ser lembrada por Deus.