Porquê guardar emoções?
- 6
- Jun
- 2014
Sabe aquele episódio, que vivenciou na infância, e que lhe trouxe más recordações? Você nunca se esquece, não é verdade?
É mais provável que coisas ruins fiquem guardadas na sua memória, do que propriamente acontecimentos bons, mas também estes são recordados e guardados.
Lembra-se daquelas sugestões dos seus colegas de escola, que aceitou, e que lhe trouxeram consequências destrutivas? Recorda-se daquele comentário, feito por aquela sua amiga, a respeito de outra pessoa, e você passou a olhá-la com outros olhos? E daquelas palavras proferidas pelo seu pai, mãe, irmãos, amigas e que você não esqueceu, a ponto de a fazer sentir inferiorizada?
Pois é, no blog de hoje, vamos saber o que Deus tem a dizer a respeito desses pensamentos, que tem a capacidade de mudar o nosso comportamento diante dessas situações.
“Filho meu, não te esqueças dos meus ensinos, e o teu coração guarde os meus mandamentos; porque eles aumentarão os teus dias e te acrescentarão anos de vida e paz” (Pv. 3:1;2)
A primeira coisa que quero chamar a sua atenção, é que facilmente há uma tendência para esquecer dos ensinos, que são proveitosos. Porquê?
Porque as suas emoções mostram-lhe que você tem razão, e, com isso, acaba por ignorar os ensinos de Deus, dando mais importância ao que sente. Depois refere: “…e o teu coração guarde os meus mandamentos…” Engraçado! O Coração não é onde normalmente nós sentimos, onde manifestamos as nossas emoções? Sim! Mas é no coração que temos que separar as emoções e ali guardar os mandamentos, pois quando assim o faço, não vou permitir que os meus sentimentos tenham o controlo da minha vida. No entanto, só procede desta forma aquele que dá importância e valor. Somente os que guardam os mandamentos de Deus, é que têm essa cautela, de não se deixarem levar pelo que sentem.
Quantas desgraças tem vivido porque guardou as palavras do passado? Quantas vezes viveu em depressão e angustiada guardando acontecimentos, situações e até promessas que não foram cumpridas?
Deus é fiel! E se você guarda os Seus mandamentos no coração, então terá anos de vida e paz.
Diante deste artigo, seja verdadeira, e olhe para o seu estado. Averigúe em que posição se encontra.
Comente o que tem a dizer deste assunto. Qual é o seu parecer? Em que a ajudou?
Givanilde /Setúbal 2
Junho 6, 2014 às 23:08
O guardar as emoções ´se torna aparentemente mas fácil, viver de acordo com o que sentimos ou achamos não requer sacrifício nenhum. Deus me escolheu para viver a fé racional que pensa. Por isso rejeito agir pelas emoções , a minha posição de hoje é viver controlando os meus sentimentos e guardando a minha fé. Me ajudou em muito como sempre.
beijinhos.
Joana Custódio - FJE Alcobaça
Junho 6, 2014 às 22:14
Boa noite,
este artigo ajudou-me porque me fez entender que tenho que guardar is ensinamentos de Deus no meu coração, porque assim estou a controlar os meus sentimentos, ou seja, estou a priorizar Deus no meu coração.
Que Deus a abençoe.
Micael Ferreira - FJE Alcobaça
Junho 6, 2014 às 22:00
Boa noite,
é muito difícil esquecer situações dessas que nos acontecem, mas não é impossível diante de Deus. Por vários anos carreguei essas coisas dentro de mim, palavras, acusações, insinuações, coisas que me fizeram nas costas e etc.
Só mesmo com os mandamentos de Deus é que conseguimos esquecer tudo isso e também conseguimos controlar essas emoções e não deixar que elas tomem a nossa vida. Muito obrigado D. Vivi por sua mensagem, Deus abençoe.
Larissa Felin
Junho 6, 2014 às 21:38
Sabe, depois de uma palavra que me disseram, eu comecei a me sentir inferiorizada e, as vezes, eu me sinto assim até hoje. Isso me enfraqueceu muito, porque, diante dos problemas, eu me sinto incapaz. E hoje eu estava pensando justamente nisso. Eu não fiquei assim pelo o que me disseram e, sim, por não ter guardado o meu coração, por ter deixado que tais palavras me ferissem. Nesse momento eu esqueci dos mandamentos e me sufoquei. Eu só tenho Deus, se não confiar nEle vou confiar em quem??
Jessica
Junho 6, 2014 às 19:53
Boa Tarde, nossa realmente Dna Vivi, minha vida já se atrasou muito devida palavras que me dxaram para baixo mas porque agi no sentimento, se nós guardassemos os mandamentos da mesma forma que as vezes quando certas palavras sem esquecermos jamais deixariamos os sentimentos nos dominar, mas sim viver na pratica dos mandamentos e da palavra de Deus.
Carla Vidal
Junho 6, 2014 às 17:13
Olá D. Vivi
No meu caso eu sentia-me do jeito que a Sra. descreveu (desprezada,inferiorizada), porque eu desejava ser aceite por certas pessoas, tudo o que fazia era para agradá-las para me sentir útil, aceite, o que não acontecia. Por valorizar o que o ser humano me podia dar, não valorizava quem eu era, me anulava. Tudo mudou quando comecei a valorizar o sacrificio que o Senhor Jesus fez por mim na Cruz. Só Ele é digno de toda a minha atenção, só Ele me deu a paz interior que eu tanto procurava e me fez sentir realizada.
Beijinhos