Ousadia da Fé

Viviane Freitas

  • 22
  • Out
  • 2012

Ousadia da Fé

  • 22
  • Out
  • 2012

“Outros, porém, zombando, diziam: Estão embriagados!
Então, se levantou Pedro, com os onze; e, erguendo a voz, advertiu-os nestes termos: Varões judeus e todos os habitantes de Jerusalém, tomai conhecimento disto e atentai nas minhas palavras. Estes homens não estão embriagados, como vindes pensando, sendo esta a terceira hora do dia. Mas o que ocorre é o que foi dito por intermédio do profeta Joel…” (At 2:13–16)

Veja que Pedro não ficou sentado e nem calado! De imediato, tomou uma atitude contra a ironia ou afronta que aquelas pessoas ousavam proferir.

Eles não sabiam o que estava a acontecer; estavam desorientados, considerando até mesmo “engraçado” o que sucedera no meio dos que foram selados com o Espírito Santo. Mas Pedro… Após ser selado com o Espírito Santo, não ousava mais calar-se ou fugir.

Lembre-se que Pedro, de antemão, era covarde em professar o nome do Senhor Jesus, mas agora… Qualquer problema diante dele, era motivo para manifestar a sua fé e também provar que o Espírito que desceu sobre ele, não era covarde.

No dia em que fui batizada, era essa a audácia que se apoderava de mim.

É aqui… Que cristãos deixam a desejar: Temem, acovardam-se e permitem as pessoas dizerem o que bem lhes apraz. Perante os demais, calam-se, e ainda permanecem no seu lugar, ao invés de se levantar… Ou, senão, fogem calados.

Incrível!! Parece que o Espírito Santo faz as pessoas tímidas, covardes, “educadas”, discretas, para não expôr e nem impor as suas ideias. Mas não é isso… Nutrem é uma insegurança relativamente ao que há de vir sobre si.

Mas porquê tal insegurança? Qual é o motivo disso? Para quê procurar a aprovação das pessoas, se o Espírito da Verdade e de Poder está sobre nós?

O problema não é o Espírito Santo! Mas as dúvidas, a insegurança, o medo; os pensamentos relativamente à opinião alheia, que se tornam cruciais nestes momentos, naturalmente impedindo a manifestação da fé.

Qual é a razão disto?

O motivo pelo qual a pessoa se permite dominar por esses malditos sentimentos, é porque está cheia de si mesma, e não de Deus. Ao invés de estar em espírito, permanece mais atenta ao que sucede no exterior. Fica preocupada; materializando assim uma fé emotiva.

Mas quando permanece de vigia à sua fé, tem um objetivo bem firmado; não há ninguém que a amendronte. Ela fica só, mas apenas com uma certeza dentro de si: Partir para cima do seu sonho! Agride o medo; a insegurança e age em conformidade com a total confiança do Espírito Santo.

Na verdade, o ódio contra a injustiça transmite-lhe força para enfrentar todas as barreiras adiante. “Parte para cima” como nunca.

Quem é você? Insegura? Porquê?

Qual o motivo: Falta do Espírito Santo ou cheia de si mesma? E porque não venceu ainda? Porque tarda tanto tempo?

Jesus, não disse, que o Espírito Santo nos guiaria a toda a verdade? Então porque ainda insiste nesse caminho de ilusão e frustração?

Que Espírito é esse… O d’Ele ou o seu?

Deixe uma mensagem

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

62 comentários

  1. Olá Viviane!

    Ainda hoje lia na bíblia em relação ao ” espirito” de Elias, que menciona o seguinte ” E irá adiante do Senhor no espírito e poder de Elias ( Lucas 1;17)”. Elias foi ousado na sua fé, não tinha medo das opiniões alheias, e Deus necessitava de um profeta ousado, para poder trabalhar em parceria com Ele. O ” espirito” que menciona nada tem haver com “O Espírito Santo”, e sim com o seu própria espirito, se é ou não valente, se é ou não medroso, se é ou não inseguro, e Elias provou o tipo de espirito que tinha. Muitas vezes, nós esperamos que seja Espirito Santo a fazer ( insegurança nossa), mas esquecemos que Deus precisa da nossa ousadia, valentia, coragem (ainda que venhamos a desagradar a muitos), para se manifestar em nós.

    Ver mais
  2. Eu estou focada no meu objectivo, e isso tem me dado coragem de enfrentar o medo, a insegurança, tenho conseguido olhar para dentro de mim e não me preocupar com o que as pessoas podem pensar.
    Muitas vezes perdi tempo com tantas coisas pequenas e esqueci do mais importante: a minha fé!

    Ver mais
  3. A verdade é que quem fica ouvindo calado, se diz cristão mas não é. Porque se envergonha de Deus. Se envergonha de uma fé que não assumiu ainda.
    Só fica Calado quem não tem o Espirito Santo que para além de amor e compreensão é justiça.

    Se fosse alguém falando mal de alguém da família duvido que logo não se levantasse em defesa.
    A verdade é que Deus ainda não é o Pai dessa pessoa. Por isso, como é só um desconhecido, ela não tem coragem de o defender. Logo para além de estar cheia de si mesma. Está presa a um ínfimo de sentimentos que a fazem ser frustrada.
    Eu sei porque eu já fui assim.
    Mas hoje sou livre com Jesus. E ninguém pode levantar falso testemunho contra minha fé, ou meu Pai.
    Pois eu devo minha vida a esta obra, e ao meu Pai, ao Deus da IURD.

    Ver mais
  4. Por muitas vezes me calei quando deveria ter falado, e isso só me trouxe frustração… Me via como uma pessoa impotente e sem personalidade própria, mais na verdade o que eu queria era ser bem aceita por todos. Mais do que adianta ter a provação de todos e a reprovação de Deus? Por isso eu decidi mudar e hoje agradando ou não, aceitando ou não aos outros, não me calarei mais.
    Um grande beijo!

    Ver mais
  5. Concordo plenamente ….. Pois a fé é uma certeza, é confiar e se entregar, mas quem não se entregou ao nosso Deus, de fato e de verdade não podera ter essa certeza .Sempre ela vai agir com insegurança, eu falo porque ja fui assim, timida ,insegura em tudo o que eu fazia mas a partir do momento que tomei uma atitude e olhei para minha situação e para as oportunidades que eu estava perdendo de crescer e aprender espiritualmente . E confesso esta sendo ótimo essa nova fase da minha vida. Bjimm

    Ver mais
  6. Boa tarde D. Viviane

    Queria compartilhar com a senhora uma experiência que vivi esta semana.
    Bem eu frequento a igreja a cerca de 3 anos e para ser sincera eu não conhecia a Deus, não tinha tido uma experiência com ele até então, a minha fé era emotiva, nunca repito NUNCA me entreguei de facto e de verdade a Ele.

    Pois bem, sempre que eu saia para evangelizar eu apenas falava “Bom dia posso lhe oferecer um jornal” entregava e ia embora. Assim mesmo, fria. Muitas vezes eu via que a pessoa queria saber mais, ou até mesmo o próprio Deus queria me usar naquele momento, mas por eu nunca ter vivido uma experiência com Deus nem mesmo o conhecer eu não tinha nada para passar, como eu ia falar uma coisa que eu não tinha vivido!? Não tem como, iria ser hipócrita. Eu até via as pessoas perturbadas na rua via que precisava mostrar o caminho para elas, pensava até em chegar perto e falar mas não tinha essa ousadia, não tinha respostas as perguntas que elas iriam me fazer.
    Pois bem a cerca de 2 semanas para cá eu tenho priorizado conhecer esse Deus, priorizado obedecer a Ele, priorizado agradar a Ele. Então aconteceram mudanças enormes dentro de mim, no meu eu, as minhas atitudes mudaram e agora eu estou conhecendo esse Deus grande e maravilhoso.

    E este sábado quando sai para evangelizar eu determinei que não iria somente “oferecer um jornal” não, eu queria mais queria conversar, ouvir, falar de um Deus que está me mudando dia após dia de um Deus verdadeiro que quer mudar a situação daquelas pessoas assim como esta mudando a minha. E foi o que aconteceu consegui “falar”! Algo que eu nunca tinha conseguido fazer nesses quase 3 anos. Eu senti me muito bem, senti que Deus pode contar comigo, me usar e foi muito gratificante poder falar dEle. Agora sim eu tenho experiências com Deus e não tenho mais vergonha de falar dEle!

    Beijinhos para a senhora, e obrigada por dar sua vida por nós juntamente com as outras esposas.

    Ver mais
1 2 3 4 5 11