Obreira, você semeia contendas?

Luisa Teixeira

  • 9
  • Jan
  • 2014

Obreira, você semeia contendas?

  • 9
  • Jan
  • 2014

“Seis coisas o SENHOR aborrece, e a sétima a sua alma abomina: olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, coração que trama projetos iníquos, pés que se apressam a correr para o mal, testemunha falsa que profere mentiras e o que semeia contendas entre irmãos”. (Pv.6:6-19)



Tivemos seis posts consecutivos a abordar coisas que aborrecem a Deus, e muitas obreiras têm comentado comigo o quanto esses alertas as ajudaram, pois a forma como viam esta passagem bíblica, era respeitante a algo exterior, que jamais assumiriam para si mesmas. Para elas, tratava-se apenas de uma realidade distante.

A verdade é que são poucos os que assumem que aborrecem a Deus com as suas atitudes, porque é doloroso falar do erro que se pratica, pois mexe com a posição, com a reputação, com a imagem.
No entanto, é muito mais produtivo reconhecer o erro do que esconde-lo, pois quando somos humildes para assumir quem somos, automaticamente, nos é concedida a oportunidade de aprender, que, por sua vez, se traduz em desenvolvimento espiritual. E, desta forma, sim, agradamos a Deus!

Lembra-se quando Jesus propôs a parábola do fariseu e do publicano? Ele o fez precisamente para aqueles que confiavam em si mesmos, por se considerarem justos, e desprezarem os outros. (Lucas 18:9-14)
Repare que esse alerta é muito sério e revela-nos, nitidamente, a postura que Deus almeja encontrar naqueles que são Seus servos. Medite nisso, por favor.

No artigo de hoje, abordamos o que se considera abominável aos olhos de Deus. Perceba que é em relação à pessoa que tal coisa pratica, e não apenas ao ato em si. É um assunto delicado e que requer uma avaliação pensada.

Infelizmente, existem muitos que perdem o seu tempo a falar mal dos outros, ou então, lançando uma pessoa contra a outra. Vamos ser sinceras: O semear contendas é fácil e momentâneo, o difícil é acabar com as contendas. E isso começa dentro da própria pessoa, pois ela carrega, no seu interior, algo que não é bom. A sua intenção é a de não querer ficar para trás e, por essa razão, acaba por fazer comentários negativos.

É tão sério, minhas caras obreiras, que há uma necessidade extrema de vigiar as suas próprias palavras, os seus comentários entre as outras companheiras, etc. Ou você quer ser abominável aos olhos de Deus?

Sabe o que é ser abominável?
Confira no dicionário: Que se deve abominar; que é detestável; que provoca repulsa; execrável: crime abominável. Que não se pode suportar; insuportável: comportamento abominável.

É dessa forma que quer ser vista por Deus?

E quando é que, na prática, faço isso?

Por exemplo:

– Quando tece comentários desagradáveis de alguém, mesmo que diga ser sem maldade;
– Quando fala de uma atitude que não esperava do seu pastor, de outra obreira, ou membro, a alguém, e ainda diz que é um desabafo. Lembre-se que não conhece a forma como a outra pessoa vai reagir, ou se está preparada para ouvir tal desabafo;
– Quando cria um “grupo” de amizades, deixando outras de fora, porque diz que não se identifica. Com esse comportamento está a dar liberdade às contendas;

Peço que meditem profundamente sobre o vosso comportamento, vigiando o que aborrece a Deus e, sobretudo, o que é abominável aos Seus olhos. E, se porventura, detectou algo em si, seja humilde e reconheça, porque Deus ama essa postura e dela tem prazer.

Um abraço,

Deixe uma mensagem

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

25 comentários

  1. Como tem sido usada por Deus!! A cada estudo um aprendizado!! Tenho colocado em prática tudo o que tem postado, pois tenho a certeza que tens sido instrumentos de Deus para nos orientar e nos abençoar!! Que Deus continue a lhe abençoar!!

    Ver mais
  2. eu achei isso muito forte. Porque muitas das vezes agente nao vigia no que falamos e achamos que estamos fazendo o certo mas nos Olhos de Deus nao estamos. Quando comentamos sobre algo que achamos que e uma coisa inocente e na realidade nos Olhos de Deus isso abominavel. Isso eu vou colocar em pratica porque e uma coisa que sei que vai me ajudar muito.

    beijinhos.

    Ver mais
  3. o assunto abordado é de suma importância e de uma riqueza espiritual muito grande. me ajudou muito

    Ver mais
  4. É verdade d.Luisa, ás vezes temos até maus com outra pessoa, pois vendo a atitude dela interpretamos mau, ainda nos achamos certa, e nos afastamos e falamos em relação a atitude da pessoa, pois quem erramos fomos nós de não termos bons olhos. Temos sempre que estar vigiando o que falamos.
    Hode depois de ter orado pela pessoa, tenho bons, e aprendi que ninguém é perfeito. todo mundo tem falhas e quem sou eu pra julgar.

    Ver mais
  5. ola dona viviane e muito forte esse tema e é um erro gravissimo que as vezes passa despercebido, mas quando identificamos o nosso erro percebemos que ah algo de errado que esta dentro de nosso coração eu ja vivi isso mas abri meus olhos e tenho buscado em Deus a mudança, e quando alguem chega para falar de outra pessoa para mim procuro iginorar e agir diferente e isso acontece tambem nao so na igreja mas dentro de casa no meu dos meus familiares incredulos preciso ser sabia vigiar a todo tempo e uma luta que travamos todos os dias contra o nosso eu po isso e muito importante esta sempre buscando a direção de Deus sendo umilde e cincero
    ,,,,,,,,,,

    Ver mais
  6. Olá D.Luisa,

    nunca devemos dizer que não somos isso ou aquilo, pois como a senhora sabiamente falou, não queremos manchar nossa imagem e a posição honrosa que temos na igreja.
    Nossa carne vaidosa não fará esforço qualquer para reconhecer que temos comportamentos ruins. Por isso a cada alerta temos que nos colocarmos no canto da parede com uma lupa gigante para enxergar nossas falhas, que são muitas.
    A sujeirinha debaixo do tapete nunca aparecerá se nós não tivermos a atitude de levantá-lo. Assim é com a nossa vida. Se nós não buscarmos tirar o que é ruim e colocarmos para debaixo do tapete.. uma hora vamos sofrer as consequências, pois não há nada em oculto que não seja revelado.

    Vou ficar de vigia, pois às vezes faço pequenos comentários dos quais Deus não se agrada.

    Que Deus a use cada vez mais como um instrumento de alerta.

    Na Fé e sempre :))

    Ver mais
1 2 3 4