Obreira que vê muitas coisas…
- 15
- Ago
- 2013
“Tu vês muitas coisas, mas não as observas…” Isaías 42:20
Há uma diferença muito grande, entre ver e observar.
Quando simplesmente vejo, uso o poder de um dos sentidos: A visão. É algo natural e comum a qualquer ser humano. Já quando observo, é mais profundo.
Infelizmente, tenho notado essa falta de observância, por parte de algumas obreiras, que até são frequentes na igreja, participam de quase todas as reuniões, ou seja, “vêem muitas coisas”.
Mas quando lhes é perguntado, a respeito do que entenderam da Palavra que foi dada, não conseguem; nem sequer lembrar do que foi falado, quanto mais entender o que Deus pretendia delas naquele dia, ou naquela reunião. Isso é grave! Pois com o passar do tempo, a obreira vai ficando “robótica”, e participa das reuniões, de forma sistemática.
Muitas até pensam consigo mesmas:
Essa Palavra já ouvi muitas vezes, isso não é para mim; ou então; como é hábito, acabam por reportar a mensagem para alguém que atenderam, ou para alguém que acham que está a precisar. A pregação nunca é para elas, porque pensam que não precisam.
Cara obreira internauta, não é isso que Deus pretende de si, que você seja superficial, porque se apenas é aquela obreira que vê muito, e não guarda; se não vive e não é profunda na sua entrega a Deus, então, não tem vida para transmitir. E o pior, é que depois vive a queixar-se, a murmurar pelos cantos, de que não vê frutos em sua vida e blá, blá, blá.
Ao pesquisar sobre o verbo observar, repare o que li no Dicionário Priberam da Língua Portuguesa:
[bulletlist]
- Olhar atentamente para;
- Examinar;
- Ponderar, objectar;
- Obedecer a;
- Guardar;
- Cumprir fielmente;
[/bulletlist]
Para um bom entendedor, meia palavra basta!
Sejamos, portanto, abundantes na Obra de Deus, com profundidade, observadoras, de olhar atento, examinadoras, ponderantes, objectivas, obedientes. Obreiras que, sobretudo, guardam e cumprem fielmente a verdade e a justiça.
Que Deus possa olhar para cada uma de nós e dizer o contrário: “Tu porém vês poucas coisas, mas as poucas que vês, observas”
O que tem a dizer sobre este artigo?
Susana Ribeiro
Agosto 16, 2013 às 19:02
Realmente, muito mais importante é o que observamos, o que absorvemos, analisamos, e principalmente aquilo que trazemos para a nossa vida…
Eu vejo como sendo uma guerra, mantermo-nos atentas mantermo-nos a observar… porque o que mais o diabo é em roubar a nossa atenção, exatamente para que não venhamos a por em prática aquilo que Deus quer de nós.
Amanda Calmeirão
Agosto 16, 2013 às 14:19
Verdade, muitas são as de nós que vivem a observar tudo o que se passa ao seu deredor e esquece de observar a si mesma e se perde pelo caminho, para nos mnter sempre na fê devemos nos observar mais e não por nossa atenção com outras coisas que de nada alimentam nossa fé.
Nathane
Agosto 16, 2013 às 13:23
Bom dia! Dn. Luisa, este post e muito interessante, e o que literalmente ocorre com muitas de nós obreiras, devido o fazer na obra, a preocupação de não deixar nada dar errado na reunião, deixamos de observar a palavra e focamos em outras coisas, devemos está atentas para isso, eu mesma vou me analisar e passar a ver e observar o que é falado nas reunioes!
Que Deus abençoe a todas!
Nathane
Santa Izabel/Pará
Glenda Costa
Agosto 16, 2013 às 12:06
Olá dna Luísa.
Isso já aconteceu muitas vezes comigo… Houve um dia até que eu tinha lido quase todos os blogs da igreja e passado algumas horas me perguntaram o que tinha lido no blog do Bispo Macedo, e me deu branco! Mas não foi um branco qualquer, eu realmente não me lembrava mesmo, era como se não tivesse lido…
Desde aí tenho buscado ficar mais atenta, não ficar lendo tudo e sim realmente entender.
O que exige tempo e dedicação, e não o “fazer por fazer”… E é aqui que entra sacrifício, tirar tempo para observar as coisas de Deus.
Obrigada pela mensagem, agora é por em pratica!
Ivete Soares
Agosto 16, 2013 às 10:45
Olá Luisa bom dia. muito forte!
É verdade, quando resumimos só em ver não conseguimos extrair nada daquilo que vimos, mas quando observamos conseguimos tirar o proveito daquilo que vimos, passamos a examinar mais, ou leva-nos a projectar algo, podemos guardar aquilo, obedecer, e muitas coisas que podemos fazer ao observar cuidadosamente aquilo que vimos.
Que Deus continua abençoando.
patricia aparecida da rocha costa
Agosto 16, 2013 às 10:33
so tenho que agradecer a Deus a cada dia pois sou uma pirvilegiada em receber tao sabios conselhos, o que me faz colocalos em pratica é ver que lo que leio ou ouço se espelha nas suas atitudes diarias
que Deus a abençoe a cada dia!