Obreira e a Ceia
- 29
- Ago
- 2013
Esta semana, uma esposa de pastor, minha companheira, sugeriu-me que escrevesse um post sobre a forma como as obreiras devem servir a Santa Ceia.
Pois infelizmente muitas, com o passar do tempo, e porque já é algo comum, deixam-se levar pela mesmice e preparam, servem e até participam de qualquer maneira, como se fosse um ritual.
No inicio, a obreira tinha a maior reverência quando pensava na Santa Ceia, cuidava da sua aparência, prendia com todo capricho o seu cabelo, tratava das unhas, usando um verniz (esmalte) singelo, maquilhava-se, preparava com carinho o seu uniforme, para que tudo fosse perfeito nesse dia especial. Aquela que preparava os elementos, fazia-o com muito cuidado e preocupação, era a primeira a chegar à igreja. Antes de preparar o pão e o sumo de uva, ela apresentava a Deus a sua vida. Em seguida lavava as mãos, colocava as luvas e a toca na cabeça, para que tudo fosse feito de forma higienizada. Havia brio, e muito temor, em tudo o que envolvia esse momento único e santo.
Hoje, este artigo pretende levar cada uma de nós a fazer uma introspecção, sobre a forma como temos visto a Santa Ceia. Será que é apenas mais uma tradição em nossa vida? Um costume? Talvez a sua resposta imediata seja: “Ah! Não…nem pensar…” Mas, por favor, pare e pense bem: O que significa para si a Santa Ceia?
Pois tanto a obreira que prepara, como a que serve, têm em suas mãos o corpo e o sangue de Cristo. É tão sério, tão profundo. Veja a responsabilidade que é servir a Ceia de Cristo. Por isso o rigor tem que ser elevado, no que toca à sua santificação e ao tipo de conversa que têm. Pois temos conhecimento que muitas, enquanto estão a preparar a Ceia, falam de assuntos que nada têm a ver com aquele momento. É necessário ter em conta, não só os detalhes físicos, mas principalmente o seu íntimo. Veja o que diz a palavra de Deus:
“Portanto, todo aquele que comer o pão ou beber o cálice do Senhor indignamente será culpado de pecar contra o corpo e o sangue do Senhor. Examine-se cada um a si mesmo e então coma do pão e beba do cálice. Pois quem come e bebe sem discernir o corpo do Senhor come e bebe para sua própria condenação.” (I Co.11:27-29)
Quando é que como do pão ou bebo do cálice do Senhor indignadamente?
– Quando a minha conduta está manchada pelo pecado, e já falei aqui várias vezes, que esse pecado passa pela religiosidade, pelo ranço da hipocrisia disfarçada, pelos pensamentos de auto suficiência e por aí adiante… Vale lembrar que não são aqueles pecados que estão à vista de todos, mas os que estão em oculto.
Amiga Obreira, veja bem a necessidade que temos de fazer um exame a nós mesmas, antes de preparar, servir e principalmente participar da Santa Ceia, pois podemos estar a caminho da própria condenação.
Deixo aqui um conselho a todas as Obreiras:
Quando for dia de Santa Ceia, faça tudo com muito empenho e cuide principalmente do seu interior. Também isso é uma oferta para o seu Deus.
Diga-me o que pensa deste artigo. O seu comentário é importante, pois revela o seu pensamento.
Francisca maria
Setembro 3, 2013 às 19:58
Quando é o dia da santa ceia fico anciosa pois sei que e um momento de multissima importancia para nois, pois mim preparo um dia antes, mim santifico aguardano esse momento,eu não posso jamais perder o temor em servir o corpo de cristo,principalmente participar.
Suzy Karla
Setembro 3, 2013 às 19:52
Que bacana este post sabe,eu sou apenas evangelista mas observo muito os obreiros afinal,logo logo serei uma.E me chamou atenção esse post.Tenho andado observando uma obreira sabe Q evangelizava,cervia a Santa Ceia sabe era aquele Obreira forte.Guerreira enfim,infelismente não a vejo mais na evangelização,no salão,servindo a Santa Ceia.|Me lembrei muito dela,e que Deus na sua infinita misericórdia a ajuda a voltar para o fogo. Na fé.
Keislene Ferreira
Setembro 3, 2013 às 17:17
Oi D. Luisa. Tudo bem? O artigo fala de algo muito importante, do momento em que temos a oportunidade de tocar no Senhor Jesus. Por ser um momento especial não pode ser feito de qualquer maneira, mas com o máximo de excelência possível.
eliana de oliveira
Setembro 3, 2013 às 14:24
Oi dona quando li esse post me identifique a alguns anos tenho preparado a ceia do Senhor Jesus e num desses dias comentei com uma obreira que tinha levantado as 4:00 da manha pra fazer o pao da ceia pq queria apresentar pro meu Senhor o pao fresquinho e nao amanhecido e ela achou um ijageiro da minha parte e ate fez piadas mas pra mim e a maneira que encontrei parabfazer e oferecer a Deus o melhor tenho feito isso a 20 anos e sou grata pelo privilegio de faze-lo fique feliz pq a algum tempo tenho falado sobre a santidade da ceia do Senhor Jesus pra minhas amigas e amigos obreiras e agora se que vem do proprio Senhor e
Lourena
Setembro 2, 2013 às 17:04
Boa tarde d. Luisa!
Que post importante, como todos os outros, mas este em especial falou forte comigo… Às vezes, por estarmos acostumadas com os afazeres da obra, acabamos fazendo tudo da mesma forma. Quão importante é meditarmos e ter consciência do que estamos fazendo. Ter reverência com aquilo que Deus nos confiou. Obrigada por esse alerta. Vou estar vigilante!
Na fé,
Lou
Tatiana Aparecida
Setembro 2, 2013 às 3:48
É muito forte! Afinal de contas, por mais que saibamos de tudo isso, é sempre bom avaliar como temos sido diante Deus.
Pois devido a inúmeras coisas acabamos esquecendo disso.
Bom aqui na minha igreja eu ajudo a uma obreira não somente a preparar a Santa Ceia, como fazemos os pãezinhos.É com muito amor e carinho, mas é sempre bom melhorar. Guardo esse estudo no coração e vou procurar melhorar mais e mais.