Obreira dócil e tranquila

Luisa Teixeira

  • 27
  • Mar
  • 2014

Obreira dócil e tranquila

  • 27
  • Mar
  • 2014

Reparem no que está escrito:



“Ao contrário, esteja no ser interior, que não perece, beleza demonstrada num espírito dócil e tranquilo, o que é de grande valor para Deus.” (I Pedro 3:4)

Ao meditar neste versículo, procurei aprofundar-me mais sobre o significado das palavras, dócil e tranquila, e vi que ambas vão muito além do que pensava. Pois não se trata apenas de alguém que é simplesmente meiga, calma e doce, no seu falar e nas suas atitudes. Sempre que ouvia falar de uma pessoa dócil, fazia essa conotação que, no fundo, não é a mais acertada, pois eu posso ser muito agradável, terna no meu comportamento e, por dentro, estar cheia de dureza e insensibilidade à Voz de Deus.

O que entendi, como sendo dócil e tranquila no espirito (que ninguém vê):

É ser maleável à Voz de Deus;
É estar apta para acatar os Seus ensinamentos… sem resistência;
É ser obediente ao que ELE me pede;
É não viver uma agitação dentro de mim;
É estar em paz no meu interior;
É sobretudo ter confiança no meu Deus!
Na verdade, minhas caras obreiras – e também me incluo – tudo isso requer de nós uma entrega diária; requer que estejamos sensíveis à SUA voz a cada instante.

Falar é fácil… Dizer que sou dócil e tranquila não custa nada. Mas, na prática, é algo muito profundo e exigente, e somente a sede de O agradar é que me faz trabalhar, no interior, esse espirito que é de grande valor diante de Deus.

Quantas vezes, e não foram poucas, deparei-me com tanta dureza, não sendo flexível, querendo fazer as coisas do meu jeito, ou impondo a minha visão. E você, também já se viu assim?

Pensei nesta lista, e onde, verdadeiramente, aplicar esse espírito dócil e tranquilo:

– Quando algum imprevisto surgir (Não ficar agitada, mas sim confiante);
– Quando for contrariada (Não ser resistente, mas sim de fácil entendimento);
– Nos relacionamentos (Não impor uma visão pessoal, mas deixar o Espírito Santo agir);
– No cuidado com as almas (Não ficar ansiosa pela mudança, ou impor, mas transmitir confiança e credibilidade);

Companheiras, gostaria muito de ler os vossos comentários, sobre o que pensam do artigo de hoje, e se porventura se identificaram.

Um forte abraço,

Deixe uma mensagem

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

87 comentários

  1. Muito especial que a cada dia possa praticar as virtudes de ser dócil e tranquila principalmente nos momentos difíceis.

    Ver mais
  2. gostei muito do post de hoje, falou comigo pois tenho um comportamento tranquilo, mas muitas vezes por dentro não estava tranquila, já estou trabalhando para a mudança e vou colocar em prática as dicas para esse espírito dócil e tranquilo.
    bjs 🙂

    Ver mais
  3. Gostei MuItO.

    Ver mais
  4. Gostei muito do artigo de hoje
    Falou muito comigo.

    Ver mais
  5. Penso que o segredo esta em estar bem com Deus e consigo mesma. Ter uma auto-estima saudável…CIENTE QUE DEUS TEM FILHAS PARA OBRAS DE TODOS OS TAMANHOS E NENHUMA ? MAIS IMPORTANTE QUE A OUTRA, PORQUE ELE É QUEM EXECUTA TODAS AS COISAS!!! BJOS.

    Ver mais
  6. Olá D. Luisa, o que mais me chamou atenção no seu post foi justamente quando a senhora fala que ser dócil e tranquila é “não viver uma agitação dentro de mim”. Meditando esse mês de março sobre isso, esse ponto foi justamente o que Deus me mostrou que deveria mudar. Ás vezes, por força das circunstâncias, agia de forma tranquila, mas dentro de mim havia uma agitação e compreendi que isso além de não me ajudar em nada, ainda desagradava a Deus.

    Ver mais
1 9 10 11 12 13 15