Obreira, como conciliar todos os afazeres?
- 17
- Out
- 2013
“Olá! Gostaria que um dia o tema do post fosse, de como uma obreira poderia conciliar faculdade, trabalho e vida espiritual, já que há tantos “tristemunhos” de ex-obreiras que esfriaram na fé, por não conseguirem conciliar tais atividades. Outras temem por estar na faculdade, estudar, trabalhar, ajudar em casa, na igreja, e acabarem por ficar sem tempo, ou cansadas demais para sua a vida espiritual…”.
Querida Obreira,
Realmente este é um assunto bastante sério e preocupante, pois quando ficamos “atulhadas” de afazeres, a tendência é de descurar alguma área da vida, e infelizmente, o que temos presenciado, é que a parte mais afetada, é a espiritual. E porquê? Por falta de ser de Deus? Por falta de orientação? Não é por aí!
O problema é que quando estamos muito ocupadas, acabamos por não ter espaço para pensar, para olhar para dentro de nós, e isso prejudica-nos muito, no sentido de deixarmos de ouvir a Voz de Deus e de procurar a Sua direção para a nossa vida.
Só pensamos em dar conta das nossas responsabilidades, pois não queremos deixar a desejar, e é dessa forma que a vida espiritual se vai definhando. Essa é uma das armadilhas mais sagazes, que o diabo tem usado para aprisionar a muitos servos.
A realidade é que quando assumimos inúmeros compromissos, tendemos a nutrir uma ansiedade que bombardeia uma intensa preocupação na nossa mente, e o pior de tudo, são as consequências que colhemos desse desequilíbrio: Desgaste mental e físico, perda de sono, e ainda a famosa frustração, por causa de não conseguir cumprir com todo o trabalho que estava em suas mãos.
De que adianta tudo isso? O que vai trazer de benéfico para a nossa vida?
Eu sei que se pergunta agora mesmo: “Mas como é que vou conciliar os meus muitos afazeres? Não posso abandonar as minhas responsabilidades…”
Concordo consigo, não deve abandonar! Porém, deve fazer uma pausa para observar com muita atenção, até que ponto o ritmo que tem levado, está a prejudicar a sua vida espiritual. Se chegar à conclusão de que realmente não tem estrutura para suportar tanta carga de trabalho, então deverá, urgentemente, fazer escolhas, abrir mão de algo, menos do seu compromisso com Deus! Muitas ficam frias na fé, por causa desse síndrome da “super mulher”, de querer abraçar o mundo.
Não se esqueça que para entrar no Reino dos Céus, tem que haver renúncia, e muitos não estão dispostos a pagar esse preço, acabando por cair na ansiosa solicitude da vida, como está escrito em Mateus, no capítulo 6, dos versículos 25 ao 34.
Quem é mais importante para si? Pense bem!
Você não vai deixar de fazer o que é necessário, é obvio! Mas também não deve colocar nada à frente de Deus, pondo em risco a sua Salvação. Um conselho que lhe dou: Pense muito bem antes de assumir outras responsabilidades, que vão requerer de si mais esforço e tempo, impedindo a sua ligação com Deus e o empenho a 100% no seu chamado, que é ganhar almas!
Cada um é como cada qual! Como assim? Cada um tem a sua estrutura… uns conseguem conciliar muitas coisas, outros nem tantas. Cabe a nós fazer essa avaliação.
Agora, uma coisa é certa: “… buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Portanto, não vos inquieteis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados; basta ao dia o seu mal” (Mateus 6:33;34)
Pergunto ainda: Conseguiu entender a gravidade da situação? Alguma vez passou por isso, ou está a passar? Conte-nos! Deixe o seu comentário; não se esqueça que a sua opinião pode ajudar a muitos.
Siga-nos: http://www.facebook.com/obreiros.em.foco.europa
Angélica
Outubro 18, 2013 às 2:59
Boa Noite dona Vivi, esse post realmente é um alerta e frequente. Aconteceu comigo uns 3 anos atrás, assim que sai da escola, me vi atarefada com serviço e faculdade, que tomavam meu tempo, e a vida espiritual estava deixando de lado. Só podia ir na iurd aos domingos e não alimentei comunhão com Deus. Me vi vazia, perdida, longe de Deus. Mas graças a misericórdia d´Ele dei jeito para buscar a Deus, e lutei para entrar no grupo Godllywood pois sabia que as tarefas iriam me ajudar, e de fato, por serem tarefas espirituais comecei a exercitar a fé, sem deixar de lado minha vida espiritual e fui renovada com Deus. Hoje aprendi que não importa a responsabilidade que eu tiver, Deus tem que estar em primeiro lugar.
“Pv 1.32 e diz assim: “Os néscios são mortos por seu desvio, e aos loucos a sua impressão de bem-estar os leva à perdição”.
Angélica SP.
Paula
Outubro 18, 2013 às 0:09
Misericórdia este assunto serviu pra mim abrir os olhos e refletir naquilo que realmente pode me desgastar e nem perceber o que pode acontecer com a parte espiritual…
Comecei meus estudos depois de 29 anos parada no tempo e só agora acordei pra melhorar meu lado profissional, mas não vou deixar isto me afetar. Aqui já está a dica e com certeza vou vigiar!!!
Muito obrigada!!!
Jannyne
Outubro 17, 2013 às 22:50
É verdade , Dona Vivi !!
As vezes passa desapercebidas essas coisas, achamos que estamos bem , que estamos conseguindo conciliar tudo e ainda cuidar da nossa vida espiritual , mais a pessoa também vai se enfraquecendo , vai caindo também sem perceber, é muito importante nos avaliar , e se preciso abrir mão de algo , abra !! sem medo !! porque Deus não é injusto , Ele está vendo que você abriu mão porque você O considera , então Ele vai cuidar de tudo !
Susely Gomes-MA
Outubro 17, 2013 às 22:21
Tudo isso que a senhora falou é verdade eu vivo essa situação, trabalho o dia todo, a noite já fico na Igreja, tarefas do grupo que eu sou responsável, tarefas do Godllywood e quanto mais responsabilidades eu tenho, mais me dão, mas mesmo assim sempre tive esse discernimento de que a minha vida espiritual é a mais importante e antes de tudo tiro um tempo para mim e DEUS, Para as minha amigas que estão vivendo assim também eu as oriento a fazerem o seu próprio tempo, se necessário acorde um pouco mais cedo para lê a bíblia e busca a DEUS, se acordar cedo para vc é ruim pois já acorda cedo demais, leia a bíblia no seu horário de almoço, ou no ônibus, sei que muita gente diz que não consegue se concentrar para lê a bíblia com tanta zuada a sua volta, mas acredite se quiser as melhores meditações que tive foi em um ônibus, ao invés de escultar no fone de ouvido, leia! leia um livro, analise como vc está, olhe as paisagens e lembre-se que DEUS está ali e que pode falar com ele, nós somos preciosas, mas sem DEUS nos tornamos lixo, não deixe a chama que está em vc se apagar… beijinhos carinhosos!!
mariana
Outubro 17, 2013 às 21:43
decidi agora lendo este post que vou jogar tudo pro alto e entregar nas maos de Deus e colocar ele em 1° lugar de fato e de verdade, sabe, isto já estava me consumindo me desgastando, pois ate as coisas espirituais me fazem enrolar toda, sabe aquela coisa de querer ler tudo oq vem na sua frente e entrar em tudo qualquer proposito que vem a frente…vou dar um pausa pois de nada me adianta por causa da ansiedade me encher de informação se nao guardo nada, nao pratico nada…
ta ai minha experiencia…
e muito Obrigada.. Deus abençoe.
mariana
Outubro 17, 2013 às 21:42
bem, com certeza já passei por isso e estou passando, e tenho o costume de me encher de coisas para fazer, tudo o que vem estou disposta a receber, mas na pratica acabo me enrolando e exatamente como diz o post acima vem a frustação por nao ter conseguido concluir todas ou conseguir pela metade, mas a partir de agora nao aceito mais isso estou disposta a mudar! ha muito tempo pensava sobre isso, decidi agora lendo este post que vou jogar tudo pro alto e entregar nas maos de Deus e colocar ele em 1° lugar de fato e de verdade, sabe, isto já estava me consumindo me desgastando, pois ate as coisas espirituais me fazem enrolar toda, sabe aquela coisa de querer ler tudo oq vem na sua frente e entrar em tudo qualquer proposito que vem a frente…vou dar um pausa pois de nada me adianta por causa da ansiedade me encher de informação se nao guardo nada, nao pratico nada…uma coisa de cada vez..
ta ai minha experiencia…
e muito Obrigada.. Deus abençoe.