Obreira, como conciliar todos os afazeres?

Luisa Teixeira

  • 17
  • Out
  • 2013

Obreira, como conciliar todos os afazeres?

  • 17
  • Out
  • 2013

“Olá! Gostaria que um dia o tema do post fosse, de como uma obreira poderia conciliar faculdade, trabalho e vida espiritual, já que há tantos “tristemunhos” de ex-obreiras que esfriaram na fé, por não conseguirem conciliar tais atividades. Outras temem por estar na faculdade, estudar, trabalhar, ajudar em casa, na igreja, e acabarem por ficar sem tempo, ou cansadas demais para sua a vida espiritual…”.

Querida Obreira,

Realmente este é um assunto bastante sério e preocupante, pois quando ficamos “atulhadas” de afazeres, a tendência é de descurar alguma área da vida, e infelizmente, o que temos presenciado, é que a parte mais afetada, é a espiritual. E porquê? Por falta de ser de Deus? Por falta de orientação? Não é por aí!

O problema é que quando estamos muito ocupadas, acabamos por não ter espaço para pensar, para olhar para dentro de nós, e isso prejudica-nos muito, no sentido de deixarmos de ouvir a Voz de Deus e de procurar a Sua direção para a nossa vida.
Só pensamos em dar conta das nossas responsabilidades, pois não queremos deixar a desejar, e é dessa forma que a vida espiritual se vai definhando. Essa é uma das armadilhas mais sagazes, que o diabo tem usado para aprisionar a muitos servos.

A realidade é que quando assumimos inúmeros compromissos, tendemos a nutrir uma ansiedade que bombardeia uma intensa preocupação na nossa mente, e o pior de tudo, são as consequências que colhemos desse desequilíbrio: Desgaste mental e físico, perda de sono, e ainda a famosa frustração, por causa de não conseguir cumprir com todo o trabalho que estava em suas mãos.

De que adianta tudo isso? O que vai trazer de benéfico para a nossa vida?

Eu sei que se pergunta agora mesmo: “Mas como é que vou conciliar os meus muitos afazeres? Não posso abandonar as minhas responsabilidades…”

Concordo consigo, não deve abandonar! Porém, deve fazer uma pausa para observar com muita atenção, até que ponto o ritmo que tem levado, está a prejudicar a sua vida espiritual. Se chegar à conclusão de que realmente não tem estrutura para suportar tanta carga de trabalho, então deverá, urgentemente, fazer escolhas, abrir mão de algo, menos do seu compromisso com Deus! Muitas ficam frias na fé, por causa desse síndrome da “super mulher”, de querer abraçar o mundo.

Não se esqueça que para entrar no Reino dos Céus, tem que haver renúncia, e muitos não estão dispostos a pagar esse preço, acabando por cair na ansiosa solicitude da vida, como está escrito em Mateus, no capítulo 6, dos versículos 25 ao 34.

Quem é mais importante para si? Pense bem!

Você não vai deixar de fazer o que é necessário, é obvio! Mas também não deve colocar nada à frente de Deus, pondo em risco a sua Salvação. Um conselho que lhe dou: Pense muito bem antes de assumir outras responsabilidades, que vão requerer de si mais esforço e tempo, impedindo a sua ligação com Deus e o empenho a 100% no seu chamado, que é ganhar almas!

Cada um é como cada qual! Como assim? Cada um tem a sua estrutura… uns conseguem conciliar muitas coisas, outros nem tantas. Cabe a nós fazer essa avaliação.
Agora, uma coisa é certa: “… buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Portanto, não vos inquieteis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados; basta ao dia o seu mal” (Mateus 6:33;34)

Pergunto ainda: Conseguiu entender a gravidade da situação? Alguma vez passou por isso, ou está a passar? Conte-nos! Deixe o seu comentário; não se esqueça que a sua opinião pode ajudar a muitos.

Siga-nos: http://www.facebook.com/obreiros.em.foco.europa

 

Deixe uma mensagem

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

71 comentários

    Estou Passando por isso.Faço Faculdade de Manhã , Trabalho a Tarde e a Noite vou para a casa de Deus.

    E entendo a gravidade.As vezes nos sentimos frustadas pelo fato de querer dar o melhor na obra , na faculdade e acabamos não conseguindo.

    Vou dividir os meus horários e aprender estabelecer as prioridades, mas Sempre minha vida com Deus em Primeiro Lugar.

    Muito bom o Post , Abraço , Na Fé !!

    Ver mais

    Boa tarde D. Luisa. Estou a passar precisamente por essa situação. Sou obreira á quase um ano, mas nesse periodo tenho assumido muitas responsabilidades, mais o trabalho e a faculdade á noite. Muitas vezes vejo-me numa situação muito complicada com tanta coisa. Ando sempre atarefada, o meu semblante é de cansaço constante mas o pior é que sei que tenho deixado o mais importante para segundo plano. A minha preocupação com o fazer coloca-me no lugar de Marta. Neste momemto eu sou Marta. Mas dentro de mim ha um desejo sincero em mudar! E sei que vou conseguir.
    Agradeço a Deus por usa-la para cuidar de nós.
    Um grande beijinho.

    Ver mais

    Eu ja passei por isso D.Luiza e tibe que escolher entre minha vida com Deus e uma promoção no meu trabalho e graças a Deus com a sabedoria e direção que Deus tem me dado escolhi a boa parte , abri mão da promoçao 3 vezes porque com essa responsabilidade ia ter que ficar um tempo no trabalho o qual não iria ter tempo de buscar o meu Senhor , por isso escolhir Deus . E não me arrependo por nenhum minuto. Em casa as vezes deixo uma coisa de lado e faço quando volto da reunião , as vezes vou dormi tarde fazendo almoço , cuidando da minha casa , do meu esposo , mais nunca deixo de ir para igreja por causa de trabalhos doméstico. Tudo pode ficar para depois , o meu jesus não.

    Ver mais

    Boa tarde Dn Ana Luísa.

    É verdade, muito sério! Neste momento, estou na faculdade, vivo sozinha e por isso cuido da casa e das responsabilidades de casa, e amo a Deus, a Obra de Deus e estar à disposição de Deus, não há nada que me dê mais prazer e alegria!
    Neste momento já me é difícil conciliar a faculdade com a casa, mas ao mesmo tempo há uma inquietação porque gostava de ter um part-time para ter o meu próprio dinheiro, e não depender dos meus pais e do que eles enviam mensalmente. Mas tenho consciência que se eu arranjar um trabalho neste momento, vou-me perder do meio de tantos afazeres, e deixar o mais o mais importante, a minha Salvação, e o que Deus quer de mim!
    Por isso, percebi que tenho de olhar para mim, para a minha estrutura, buscar a Deus em primeiro lugar. Ele sabe das minhas necessidades e sabe do meu desejo de ser mais para Ele, por isso buscarei primeiro o mais importante e Sei que Deus cuidará do resto! Porque não quero que nada, ninguém, nem eu mesma e as minhas necessidades me afastem do meu Senhor!

    Ver mais

    Boa tarde

    Realmente é serio só que eu não me apercebia da gravidade do meu estado.

    Eu tinha que fazer tudo para todos e ser uma supermulher como refere, mas no final das contas quando se tem 1001 coisas para fazer até pode ser concluído mas não é feito na perfeição.

    Algo fica para traz, e se formos a ver no final estamos cansadas, desmotivadas e chegamos a um ponto que desanimamos por completo.

    Quando isso acontece começamos não só a arranjar desculpas, mas acusações. Tentando nos defender e culpabilizar outros pelas nossas fraquezas.

    Graças a Deus enxerguei isso com tempo. Cansei – Mudei.

    Agora quando tenho 1001 coisas para fazer – PARO, analiso e coloco prioridades. O que poder ser feito mais tarde se faz, mas peço orientação ao Espirito Santo.

    Um beijinho para todas.

    Ver mais

    Ufa!!! Que frustração!
    Ler este post, me trouxe uma grande frustração comigo mesmo e um grande alívio para minha alma.
    Tive que tomar algumas decisões essa semana quanto a tudo isso que foi falado, mas tinha em mim um grande questionamento:Como ficariam as tarefas que antes eu fazia? Como ficaria???
    Entendo que a prioridade é minha vida com Deus e que nada pode vir à frente disso. mas por muitas vezes deixo os “muitos afazeres” até mesmo da obra de Deus me ocupar 100%.
    Essa semana tive uma grande frustração, quando dando o meu máximo, fui tida por incompetente… Me entristeci, mas agora entendo, foi para o meu próprio bem. Afinal todas as coisas não cooperam para o bem daqueles que amam a Deus? Eu o amo acima de tudo e sei que Ele está no controle da minha vida.
    Vou recomeçar!
    Mas agora colocando tudo em seu lugar…
    Obrigada por se permitir ser usada por Deus. Os posts da senhora tem me ajudado muito!

    Ver mais
1 2 3 4 5 11