Obreira, como conciliar todos os afazeres?
- 17
- Out
- 2013
“Olá! Gostaria que um dia o tema do post fosse, de como uma obreira poderia conciliar faculdade, trabalho e vida espiritual, já que há tantos “tristemunhos” de ex-obreiras que esfriaram na fé, por não conseguirem conciliar tais atividades. Outras temem por estar na faculdade, estudar, trabalhar, ajudar em casa, na igreja, e acabarem por ficar sem tempo, ou cansadas demais para sua a vida espiritual…”.
Querida Obreira,
Realmente este é um assunto bastante sério e preocupante, pois quando ficamos “atulhadas” de afazeres, a tendência é de descurar alguma área da vida, e infelizmente, o que temos presenciado, é que a parte mais afetada, é a espiritual. E porquê? Por falta de ser de Deus? Por falta de orientação? Não é por aí!
O problema é que quando estamos muito ocupadas, acabamos por não ter espaço para pensar, para olhar para dentro de nós, e isso prejudica-nos muito, no sentido de deixarmos de ouvir a Voz de Deus e de procurar a Sua direção para a nossa vida.
Só pensamos em dar conta das nossas responsabilidades, pois não queremos deixar a desejar, e é dessa forma que a vida espiritual se vai definhando. Essa é uma das armadilhas mais sagazes, que o diabo tem usado para aprisionar a muitos servos.
A realidade é que quando assumimos inúmeros compromissos, tendemos a nutrir uma ansiedade que bombardeia uma intensa preocupação na nossa mente, e o pior de tudo, são as consequências que colhemos desse desequilíbrio: Desgaste mental e físico, perda de sono, e ainda a famosa frustração, por causa de não conseguir cumprir com todo o trabalho que estava em suas mãos.
De que adianta tudo isso? O que vai trazer de benéfico para a nossa vida?
Eu sei que se pergunta agora mesmo: “Mas como é que vou conciliar os meus muitos afazeres? Não posso abandonar as minhas responsabilidades…”
Concordo consigo, não deve abandonar! Porém, deve fazer uma pausa para observar com muita atenção, até que ponto o ritmo que tem levado, está a prejudicar a sua vida espiritual. Se chegar à conclusão de que realmente não tem estrutura para suportar tanta carga de trabalho, então deverá, urgentemente, fazer escolhas, abrir mão de algo, menos do seu compromisso com Deus! Muitas ficam frias na fé, por causa desse síndrome da “super mulher”, de querer abraçar o mundo.
Não se esqueça que para entrar no Reino dos Céus, tem que haver renúncia, e muitos não estão dispostos a pagar esse preço, acabando por cair na ansiosa solicitude da vida, como está escrito em Mateus, no capítulo 6, dos versículos 25 ao 34.
Quem é mais importante para si? Pense bem!
Você não vai deixar de fazer o que é necessário, é obvio! Mas também não deve colocar nada à frente de Deus, pondo em risco a sua Salvação. Um conselho que lhe dou: Pense muito bem antes de assumir outras responsabilidades, que vão requerer de si mais esforço e tempo, impedindo a sua ligação com Deus e o empenho a 100% no seu chamado, que é ganhar almas!
Cada um é como cada qual! Como assim? Cada um tem a sua estrutura… uns conseguem conciliar muitas coisas, outros nem tantas. Cabe a nós fazer essa avaliação.
Agora, uma coisa é certa: “… buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Portanto, não vos inquieteis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados; basta ao dia o seu mal” (Mateus 6:33;34)
Pergunto ainda: Conseguiu entender a gravidade da situação? Alguma vez passou por isso, ou está a passar? Conte-nos! Deixe o seu comentário; não se esqueça que a sua opinião pode ajudar a muitos.
Siga-nos: http://www.facebook.com/obreiros.em.foco.europa
Pâmela Escouto
Outubro 17, 2013 às 15:49
Olá Dona Luisa, eu já passei por isso e realmente é muito difícil e quase impossível cuidar de tudo ao mesmo tempo, porém quando priorizamos a melhor parte todo o restante dá certo!
Natalia Martínez
Outubro 17, 2013 às 15:29
Ola Sra. Luisa buenas tardes, cuando vi el titulo rapidamente di al click ,yopensaba que iba me deparar con una agenda o algo así,donde usted dice de esa falta de pensar,analizar me acorde cuando la esposa del pastor un día me oriento eso,así ella me dijo ,,no yo no puedo hacer todo ala vetengo que dejartodo delado un momento,parar apensar,,no voyeur conseguir hacer todo mucho menossi dejo mi vida espiritual porultimo ,ahora todavía sigoen mis quehaceres aveces parece que ya no puedo el pr,hasta me pregunto hablando con ellos quieres dejar de estar de colaboradora,mi respuesta rotunda fue un no,porque ahora yo se cual es el secreto,qutodavia no conseguí,me parece mas corre corre mi día a día mas voy a conseguir ,cuando esta todo muy difícil ahí me siento mas fuerte porque grito mas por el auxilio demi Senhor ,!
Suelen
Outubro 17, 2013 às 15:26
Esse post foi Deus falando comigo, porque estou na obra a pouco tempo e tenho pedido a Deus direçao e Sabedoria, pois, Trabalho o dia todo, Tenho um filho de 3 anos e moramos somente nos dois e nao tenho tbm muita pratica nos afazeres de casa entao demoro um pouco mais. E sei que tenho que cuidar da minha vida com Deus…. tenho muita sede p/ ajudar na Obra … mas, essa semana estou aprendendo Graças a Deus a ter Sabedoria porque nao adianta eu estar fazendo o Tudo que posso na Igreja e a minha casa e meu filho largados… nao que eu nao de atençao a ele, mas, vi Deus me mostrando que estava errada, entao pedi direçao a Ele ” Aqueles que Temem ao Senhor, Aprenderam com ele o Caminho que devem seguir” e esse post foi a resposta de Deus, tenho certeza.E tenho essa certeza que Quando Deus ve a nossa sinceridade ele sempre nos responde .Muito Obrigada!
Fernanda
Junho 2, 2014 às 23:33
Oi amiga, também tive uma experiência assim essa semana =)
Luciana Silva
Outubro 17, 2013 às 15:01
Eu estou vivendo esta situação de estudar, trabalhar e cuidar da casa, e da minha vida espiritual. E no começo eu tive muita dificuldade, a minha vida espiritual foi a primeira área que sentiu pela correria, eu percebi que já não era a mesma coisa, agora tinha que diminuir a minha dedicação e isso foi terrível pra mim.
Esta mensagem foi pra me ajudar, pois quando eu comento com as pessoas elas não entendem que cada um tem uma estrutura, é como se eu estivesse fazendo corpo mole, mas eu zelo pela minha salvação. E se tiver que abrir mão de tudo e o farei.
nilciene
Outubro 17, 2013 às 14:51
bom dia dona luiza !! muito profundo este assunto me ajudou muito obrigado todo quinta ja fico esperado os porst tenho apredido e tem me ajudado !!! um abraço
Glauce Mendes
Outubro 17, 2013 às 14:20
Olha D. Luisa, realmente não é uma tarefa fácil, ainda mais quando se é sozinha pra tudo!
Mas eu fiz algo que tem me ajudado bastante. Trabalho com a qualidade e não com a quantidade. Por exemplo: em meus afazeres espirituais, dediquei dias da semana primordiais, como dia da corrente, de busca, de evangelização, de obra social, enfim, nestes dias eu dou o meu tudo, minha melhor oferta! E não faço outra coisa nestes dias que não seja o que me propus a fazer.
Nos dias que separei para outros afazeres como trabalho, estudos, casa e cuidado comigo mesma, também procuro fazer o melhor, de forma que eu consiga realizar tudo a contento.
Pra isso, fiz uma planilha com dias e horários definidos, claro que acontecem imprevistos, mas isso não é rotineiro, então praticamente sigo a risca o que me propus. E disso não abro mão. Temos que ser bem definidas e decididas, com pulso firme para assumir esse tipo de posicionamento.
Uma coisa que aprendi aqui com D. Vivi foi exercitar a disciplina. Quando nos disciplinamos, então as coisas fluem.
Ressalto que minha maior prioridade é ser para Deus e não fazer para Deus. Porque o fazer é apenas consequencia do que sou.
Obrigada por tudo e Deus abençoe
Natalia Martínez
Outubro 17, 2013 às 15:38
Hola obligado por esa responda Glauce sabe que Foi eso que Deus hablo pra mi estos días? E muito forte eu estaba faltando asim egora que vou fazer o dobro ña hora tevi esa conciencia es mejor hacer 1 bien hecho que 20 mal,Seúl comentario me aclaro mas colocare esto en practica tambien porque esta semana yo entendí o espíritu das coisas darprioridade al que es mas y ya est aba empezando el lunes solO qu no sabia como
Fernanda
Junho 2, 2014 às 23:30
Seu comentário também me ajudou =)