O que mais gosta de fazer? (2ª Parte)
- 31
- Mar
- 2016
Este mês estamos a falar acerca daquilo que mais gostamos de fazer e de como isso, mesmo sem sabermos, nos pode prejudicar.
Aconselho-a a acompanhar este tema desde o início.
E para si, o que considera valioso ou precioso?
Se você tem a atenção de alguém muito requisitado ou importante, por exemplo, você acaba por se tornar uma pessoa igualmente “popular” ou famosa, na companhia dessa pessoa; fica segura de si mesma, por essa aprovação.
E como se sente a pessoa quando não tem este tipo de atenção?!
Inferior; esquecida; rejeitada; com ciúmes; insegura, etc.
Por vezes, “formoso” para si é estar perto de alguém que você admira muito. Que esta pessoa fale consigo, a aceite, lhe diga boas palavras, lhe dê responsabilidades ou conceda “títulos”… Isto é “formoso” aos seus olhos, é extraordinário para si! Inclusive há pessoas que se sentem seguras unicamente por causa disto. Colocam nisso toda a sua confiança.
E quando perdem este “estatuto”, o que lhes acontece?
E quando perdem esta aparente “segurança”, como lidam com a situação, mesmo estando na Obra de Deus?
Desanimam, retrocedem, caem! Desenvolvem maus olhos, inveja e toda a sorte de males.
A Bíblia diz que o “elogio” é uma cilada.
De que forma o elogio se torna uma armadilha?
Quando atende uma pessoa e esta a faz sentir que não há outra igual a si;
Quando pensa e afirma que o seu grupo, a sua Igreja, o seu pastor, é diferente ou melhor do que o outro.
Quanto mais responsabilidades tem e se sente segura por isso, porque se vê a “desenvolver”, isso também se pode tornar “formoso” aos seus olhos. Ou não é?! Se antes não enxergava o seu estado interior, mas começou a enxergar-se e a “evoluir”, pode orgulhar-se disso também. A ponto de incriminar a outros, que ainda não se “vêem”.
Todo e qualquer elogio, tudo o que lhe transfere prazer ou lhe atribui “sucesso”, é uma cilada para os seus pés!
Isto é a glória do mundo, dentro da Obra de Deus.
Cuidado! Por isso o Senhor Jesus falou: “Vigiai e orai…” (Mt.26:41)
Continua na próxima semana…
nilciene
Março 31, 2016 às 19:34
BOA TRADE DONA VIVI.. REALMENTE ELOGIOS NÃO E BOM APARENTEMENTE SIM NÃO PASSA DE UMA CILADA PRA NOS FAZER PECAR EM QUERER SER A MELHOR …
Cristiane Cruz
Março 31, 2016 às 19:14
Isso é muito importante dona Vivi.. as vezes, mesmo que sem perceber isso acontece mesmo: sentir-se segura por ser reconhecida pelo que faz.
Esse post foi um verdade alerta para mim!
Luciene Teixeira Dantas
Março 31, 2016 às 18:54
Olá.
Sim o elogio. É uma grande cilada, ter a sensação de estar resolvendo , de já ser experiente no que faz, pode ser uma grande armadilha. Por isso a humildade deve estar a frente de tudo. Como está escrito na palavra de Deus, ” a humildade procede a honra”.
Danielle
Março 31, 2016 às 18:51
Dna.Viviane olá,infeliente venho aqui contar um pouco do que tenho vivido ,comecei a buscar a Deus e me achei no nivel de passar adiante o que tava aprendendo só que nisso comecei a me achar alguma coisa (que nao sou)me orgulhar ,me convenci ter o Espirito Santo,tive informaçoes do erro dos outros e comecei a me afastar de todos ,falando mas não me envolvendo,como se eu fosse a certa e todos errados ,aos meus olhos todos que eu olhava estavam ali de aparencia ,vergonhoso pra mim confessar isso ,mas pra resumir tudo ,eu percebi que eu nao tenho o Espirito Santo ,que eu não tenho amigas ,que eu nao sei fazer amizadez ,que eu sou vazia de Deuse tenho lutado contra um turbilhao de sentimentos ,até mesmo ja penssei que Deus nao me quer mais pois tantas vezes prometi algo e nao cumpri ,comecei algo e nao fui até o fim .Hoje me encontro sem vontade de tudo mas buscando a misericordia de Deus e o verdadeiro nascimento ,nao quero mais ser uma religiosa ,uma hipocrita ,sei que tudo depende de mim ,mas precisouito de ajuda ,nem mesma eu consigo entender e ver a pessoa ruim que eu tenho sido ,nem mesmo vonsigo ver meus erros ,mas sei que sao muitos
EU QUERO DEUS ,QUERO CONHECER ELE ,nao to sabendo como recomeçar por favor me oriente
Uma de suas auxiliadoras aqui do blog manadando ao meu email uma resposta.
Lindalva Farias
Março 31, 2016 às 18:43
É d Vivi tenho que policiar dia a dia, e ver qual é a minha intenção, como recebo o elogio, o que este elogio me diz?
É uma alto analise constante, como a senhora disse uma vigilância diária, para não deixar que o sentimento do orgulho me alcance. Pois só os humildes de espirito verão a Deus.
Liliana Paredes
Março 31, 2016 às 18:31
O perigo de um momento tão importante como o momento que estamos desenvolvendo é justamente deixarmos de estar atentas que tudo é para a Glória de Deus e começarmos a busacr essa glória para nós mesmos e o orgulho tomar conta e isso é tudo o que não queremos.