O que mais gosta de fazer? (2ª Parte)

Viviane Freitas

  • 31
  • Mar
  • 2016

O que mais gosta de fazer? (2ª Parte)

  • 31
  • Mar
  • 2016

Este mês estamos a falar acerca daquilo que mais gostamos de fazer e de como isso, mesmo sem sabermos, nos pode prejudicar.

Aconselho-a a acompanhar este tema desde o início.

E para si, o que considera valioso ou precioso?

Se você tem a atenção de alguém muito requisitado ou importante, por exemplo, você acaba por se tornar uma pessoa igualmente “popular” ou famosa, na companhia dessa pessoa; fica segura de si mesma, por essa aprovação.

E como se sente a pessoa quando não tem este tipo de atenção?!

Inferior; esquecida; rejeitada; com ciúmes; insegura, etc.

Por vezes, “formoso” para si é estar perto de alguém que você admira muito. Que esta pessoa fale consigo, a aceite, lhe diga boas palavras, lhe dê responsabilidades ou conceda “títulos”… Isto é “formoso” aos seus olhos, é extraordinário para si! Inclusive há pessoas que se sentem seguras unicamente por causa disto. Colocam nisso toda a sua confiança.
E quando perdem este “estatuto”, o que lhes acontece?
E quando perdem esta aparente “segurança”, como lidam com a situação, mesmo estando na Obra de Deus?

Desanimam, retrocedem, caem! Desenvolvem maus olhos, inveja e toda a sorte de males.

A Bíblia diz que o “elogio” é uma cilada.

De que forma o elogio se torna uma armadilha?

Quando atende uma pessoa e esta a faz sentir que não há outra igual a si;
Quando pensa e afirma que o seu grupo, a sua Igreja, o seu pastor, é diferente ou melhor do que o outro.

Quanto mais responsabilidades tem e se sente segura por isso, porque se vê a “desenvolver”, isso também se pode tornar “formoso” aos seus olhos. Ou não é?! Se antes não enxergava o seu estado interior, mas começou a enxergar-se e a “evoluir”, pode orgulhar-se disso também. A ponto de incriminar a outros, que ainda não se “vêem”.

Todo e qualquer elogio, tudo o que lhe transfere prazer ou lhe atribui “sucesso”, é uma cilada para os seus pés!

Isto é a glória do mundo, dentro da Obra de Deus.

Cuidado! Por isso o Senhor Jesus falou: “Vigiai e orai…” (Mt.26:41)

Continua na próxima semana…

Deixe uma mensagem

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

428 comentários

  1. temos que vigiar muito, e ter muito cuidado, pois na hora que recebemos um elogio nosso ego sobe lá em cima ,e se sentimos mais que os outros a nossa volta, e quando temos a atenção de alguém “importante ” nos sentimos um poço de orgulho ,e muita das vezes a pessoa aparentemente esta arrebentado no exterior na obra de DEUS, mais no interior esta podre mal com DEUS.

    Ver mais
  2. Que forte D. Viviane, nossa fé e comunhão com Deus não deve ser alicerçada em elogios, cargos ou responsabilidades na igreja. Tudo isto vêm o orgulho e deixamos Deus de lado e agimos por nós mesmas, pois são tantos elogios que achamos que não precisamos mais de Deus, e quanto maior a ascensão no elogio e no orgulho maior será o tombo, me lembrei da história do rei Uzias foi consagrado a rei muito jovem e foi se orgulhando por cada batalha vencida, teve um reinado próspero, mas achou que poderia fazer tudo e foi até o Templo para queimar incensos e essa não era uma tarefa para o rei, mas para os sacerdotes, mesmo diante do conselho dos sacerdotes insistiu no seu erro e na mesma hora foi tomado de lepra na sua testa, ali todos viram sua vergonha, seu orgulho e teve que viver o resto da sua vida isolado. Vigiar em cada atitude, em cada elogio recebido e sempre reconhecer que não somos nada sem o Espírito Santo nos guiando.

    Ver mais
  3. Nossa fé não pode ser baseada em elogios ou em responsabilidades, mas sim na nossa comunhão que temos com Deus. E muitas das vezes por deixar nossa natureza humana aflorar fazemos o contrario, baseamos nosso ministerio em elogios ou em titulos. Temos que nos manter em constante vigilancia orando sem cessar.

    Ver mais
  4. Muito obrigada D.Viviane por este esclarecimento, me fez entender que eu tenho que ter cuidado com os elogios que são feitas mesmo na obra de Deus,ou em outras ares da vida, e que eu não posso sentir segura so por causa dos estatutos que eu tenho, ajudou-me muito. A partir de hoje vou redobrar a vigilancia.
    Da Belgica

    Ver mais
  5. De facto! Não devemos nos apoiar em títulos ou responsabilidades que nos é dada. A nossa segurança não deve estar apoiada em ninguém a não ser em Deus. E quanto aos elogios, devemos ter cuidado, pois são ciladas para os nossos pés

    Ver mais
  6. Bom Dia Dna Vivi, falou muito forte comigo.. pois retratou o que estou passando a algumas semanas, era muito amiga de uma pessoa e de repente nos afastamos e hoje me encontro exatamente como a sra mencionou a cima… Inferior; esquecida; rejeitada; com ciúmes; insegura.
    Agradeço ao Senhor Jesus por usar a sra, estou no aguardo do próximo texto, pois tem me ajudado muito.

    Ver mais
1 2 3 4 5 72