Amor ou paixão?

Viviane Freitas

  • 21
  • Dez
  • 2011

Amor ou paixão?

  • 21
  • Dez
  • 2011

Queridas Amigas,

Sabem o que ultimamente tem falado forte?

Muita coisa. Porém, em especial o amor!

Neste mundo se ouve muito falar de amor. Muitos dizem a outros que os amam, porém as suas atitudes provam o contrário. Recentemente, eu tive uma experiência em relação ao “amor” de uma amiga que até hoje, não deixa de dizer que me ama com todo respeito.

No entanto, fui muito decepcionada pelo “amor” que ela dizia ter. Ela me considerava amiga de forma que ela queria ser a única para mim. Queria que apenas elogiasse ela, que eu desse a ela prioridades.
Eu não via isso com claridade. Hoje entendo que ela não me amava, mas tinha paixão. Não paixão de namoro, mas amizade egoísta.
Ela tinha muito ciúmes de mim.

Quando a pessoa tem muitos ciúmes de você, é porque ela não lhe ama. Parece ser amor, mas é algo prejudicial, primeiramente a ela e depois aos outros.
É isso que vejo agora e entendo aquela passagem de 1 Coríntios 13.

Se não tiver amor, nada serei.
Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o bronze que soa ou como címbalo que retine.
Ainda que eu tenha o dom de profetizar e conheça todos os mistérios e toda a ciência; ainda que eu tenha tamanha fé, a ponto de transportar montes, se não tiver amor, nada serei.
E ainda que eu distribua todos os meus bens entre os pobres e ainda que entregue o meu próprio corpo para ser queimado, se não tiver amor, nada disso me aproveitará.

[starlist]

  • Fale as línguas dos homens e dos anjos;
  • Dom de profetizar;
  • Conheça todos os mistérios e toda ciência;
  • Tenha tamanha fé, a ponto de transportar montes;
  • Distribua todos os meus bens entre os pobres;
  • Entregue o meu corpo para ser queimado;

[/starlist]

 

Se não tiver amor, nada serei.
E não é isso que acontece? Não estamos aptos para fazer tudo isso?

Mas nem sempre isso é amar. Pode ser paixão quando este:[diamondlist]

  • Não é paciente;
  • Não é benigno;
  • Arde em ciúmes;
  • Se ufana (se orgulha, jactancioso, vaidoso, triunfante);
  • Ensoberbece – tornar soberbo;
  • Se conduz incovenientemente;
  • procura os seus interesses;
  • se exaspera;
  • se ressente do mal;
  • se alegra com a injustiça;
  • se entristece com a verdade;

[/diamondlist]

 

 

O amor tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
Por que?

O amor se conquista. Amar é uma fé em atividade, ligada não a um sentimento.

Amor, não tem nada de sentimento, porque ele é forte para superar todos os males (sentimentos) que estão dentro da pessoa.

Deixe uma mensagem

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

57 comentários

  1. Muito forte este post , pq muitas vezes podemos confundir amor com paixão , ainda mais se tratando de amizade que é tão importante em nossas vidas, obrigado Dona Vivi!! Abraços de fé e força!!!

    Ver mais
  2. Ola Dona Vivi, tenho aprendido muito mesmo com a senhora
    gostei muito desse post, que a senhora postou sobre o amor.
    como a senhora mesmo disse o amor suporta tudo. vou ser sincera eu tenho sido uma pessoa muito egoista com minha irmã querendo a atenção dos meus pais so para mim
    isso tem deixado ela triste, vou mudar minha atitude.
    Obrigada Dona Vivi que Deus abençõe muito a Senhora!
    Beijos
    Na Fé.

    Ver mais
  3. D.Viviane passei uma experiência exactamente igual a essa mencionada, também já tive uma amiga minha que me queria só para ela, foi terrível conviver durante um ano com isso. Parecia que para onde quer que me virasse tinha de ter a permissão dela. Essa amizade não teve suporte para continuar, eu fiz algo que ela não gostou mas eu estava no meu direito e então a amizade acabou, da parte dela porque da minha não. Sempre que ela precisar eu estarei aqui, é pena que ela não pense assim mas é verdade, o amor (até amor de amiga) não pode ser ciumento e nada tem a haver com sentimento. MESMO!!
    Que Deus a abençoe mais e mais…

    Ver mais
  4. Olha… D. Viviane, isso aconteceu comigo!! Muito forte!
    Abraços Lígia.

    Ver mais
  5. Boa Tarde D.Viviane, o que a senhora disse neste post, é muito forte, quantas não são as pessoas que nos dizem “eu te amo” mas será que amam mesmo? D.viviane, para mim são pouquíssimas as pessoas que me dizem essas três palavrinhas, nem os meus pais que não as dizem eu sei que me amam pois eles demonstram por atitudes, não simplesmente falando. Na minha infância eu tinha uma amiguinha de escola, ela falava para mim que me amava, mas na realidade ela tinha era uma paixão por mim, porque ela era egoísta, ciumenta ela só queria que eu falasse com ela, é apenas um exemplo, mas que encaixa perfeitamente ao que a senhora disse agora.

    Um grande abraço para a senhora.

    Ver mais
  6. Uau! Hoje antes de sair de casa, Deus falou comigo: o quanto o ser humano é egoísta, o quanto este sentimento prejudica o próximo: a pessoa “amada”, o verdadeiro amigo.
    E olha só este artigo…..Testificou tudo o que Deus falou comigo hoje, às vezes a gente se dá, faz o bem ao próximo, dá a vida para vê-lo bem, feliz….por amor é lógico e este que não tem noção de que ato é este, ele pensa: esta pessoa fez isto por que quis…..
    É triste esta probreza espiritual de muitas pessoas ingratas que não reconhecem o quanto Deus nos ama e usa pessoas para nos amar, doar-se por nós.
    É o mesmo que eu dizer: Deus deu o seu único filho porque quis…Não porque quis, mas por amor…por necessidade…
    Nós nos doamos ao próximo por amor…por necessidade…por obediência à palavra de Deus de amar o próximo como a mim mesma.
    Deus é tão justo que na palavra Dele diz que mais bem-aventurado é o que dá do que o que recebe.
    Ele se alegra com nós e isto nos basta.
    Beijinhos.
    Elen Cássia Lima

    Ver mais
    1. Concordo plenamente com você Elen…
      Muito forte a Palavra da Dnª Vivi e a sua tbém.
      Beijos

      Ver mais
    2. Muito interessante o seu comentário, Elen. Deus falou comigo através dele. MUITO OBRIGADA! DEUS manifestou o seu amor, DANDO o Seu Filho JESUS, POR NECESSIDADE, porque nós PRECISÁVAMOS.Nós manifestamos o nosso amor quando surge a NECESSIDADE (de perdoar, de ajudar, de ensinar, de cuidar, de ouvir, de dar uma palavra, de levantar, etc). E DEUS continua a mostrar o Seu Amor por nós, quando temos necessidade. QUE REVELAÇÃO…

      Ver mais
1 2 3 10