Natureza Insistente

Silvia Alvarenga

  • 18
  • Out
  • 2010

Natureza Insistente

  • 18
  • Out
  • 2010

O “eu sou”, é compreensível e admirável. Ele te socorre nas suas angústias, te livra de ser pisado e incompreendido, defende sua auto-estima.

Mas até que ponto ele pode ser contrariado, se é o seu melhor amigo?

Muitas pessoas, ou porque não dizer, todos os seres humanos lutam, dentro de si, para serem aceitos, amados, compreendidos. Mas imagine só: e quando esse “eu sou” te engana? E se ele te trai? Se te rejeita? O que você faz?

Quando tudo parece estar bem, as circunstâncias da vida fazem com que você reflita e veja que, a sua decisão, não foi a melhor, a mais adequada. Chegam até você, por terceiros, algumas realidades sobre o seu comportamento, sobre quem você é – e você considerava estar bastante longe disso. E agora?

A primeira reação é ver assim: “Os terceiros” não sabem das coisas muito bem. Eles estão vendo errado! Eu sei mais sobre mim do que eles! Eu me vejo e me conheço a anos!!! E eles, agora, querem colocar moral, por uma simples atitude descuidada? Não, isso é uma farsa, uma mentira!

Depois, caso você reconhece, se sente traída por quem é seu melhor amigo – o “eu sou”! E o pior, ele agora te deixou na mão! Te seduziu a tomar certas atitudes contrarias aos seus princípios. E o engraçado é que você não percebeu que, sagazmente, foi instigada a ir contra o que era o melhor para você.

Aparece a verdade, como seu pior inimigo! Te confronta de tal maneira que a sensação é a de estar no inferno – você pensa que ela veio para te destruir por dentro, destruir com seu “melhor amigo” – o “eu sou”- que era “infalível”, no seu ponto de vista.

Com quem devo contar? Por quê aconteceu desse jeito? Meu amigo tornou-se meu inimigo! Daí você se pergunta: quem sou eu? Cadê aquilo que eu pensava ser? Não é real? Não pode ser!!!!

Eu pensava ser uma pessoa totalmente diferente do que os outros estão me dizendo. Será verdade? Será que estava me enganando?

É infelizmente, tenho atendido muitas pessoas que estão decepcionadas consigo mesmas. Pensavam que estavam tendo sucesso mas, no fundo, estavam caminhando à beira da morte. E a prova disso não era o que eu pensava sobre elas, mas sim, suas próprias palavras e vidas.

Comportamento repreensível: Anos de igreja, mas nunca pararam e pensaram. Sempre acharam que o seu “eu sou” era capaz e suficiente para avisá-las do que era certo ou errado. Imprudentemente, foram influenciadas a cometer vários erros.

O “eu sou”, mais conhecido na Bíblia como “coração”, é desesperadamente corrupto. Ele engana, diz que está tudo bem, mas não está!

Enquanto estivermos neste mundo, estaremos sendo ameaçados por quem parece ser o nosso melhor amigo. Com ele nos defendemos, nos entregamos e até mesmo satisfazemos seus desejos – e quando você vai em contra dele, naturalmente ele se rebela. A verdade é mentira. O certo é errado. A certeza é dúvida e assim por diante. Tudo que é certo, se torna errado.

Sabe o que acontece?
Quem der ouvidos a esse instinto que nos ameaça, é enganado e infeliz. A prova é a vida incompleta que vive. É um pedaço do inferno, não apenas por fora, mas dentro.

Você quer ser enganada? Não?!
Então não confie em si mesmo, lute contra a rebeldia que faz parte de sua natureza.



Deixe uma mensagem

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

40 comentários

  1. É terrivel ser enganado por alguém, mas considero pior ainda a pessoa enganar a si próprio e viver infeliz por toda a sua vida. Por causa de quê? Do orgulho? Graças á Deus essa mensagem nos faz refletir, pois alguém mais experiente que talvez nem te conheça tão bem foi capaz de avaliar e te instruir para o teu BEM. Obrigada D. Vivi por todas as vezes que me instruiu pois tenho a plena convicção que foi para o meu bem e crescimento. Um Beijão

    Ver mais
  2. Olá D. Vivi.
    Esta palavra é exatamente oque já viví muitas daz vezes, quando me deixei levar pelo meu *Eu sou*, quantas das vezes não fui enganada por ele, tenho a cada tentando deixa lo bem longe de mim, essa é uma luta diária. Temo mesmo é que vigiar a cada dia para que não venhamos a cair nesta armadilha que só nos faz afasta da presença do nosso Senhor. A ordem é vigiar para não cair mas nesse nooso EU.

    Ver mais
  3. A maior luta a ser travada é comigo mesma mas quando damos ouvidos a voz de Deus nossa meneira de pensar e agir são trocadas por pensamentos que se ajustam á visão de Deus e neste processo não existe atalhos a se percorrer devemos encarar o "eu sou" e mudar.

    Ver mais
  4. O Eu sou sempre me fez sentir confortável, até o momento que ele mesmo veio contra mim, ai sim me senti sozinha, impotente e vi que eu não era aquilo na realidade, pois é, o eu sou me enganou, me fez tomar atitudes para ser aceita, admirada, amada, e eu não precisava de tudo isso, mas quando nós nos preocupamos demais com o que os outros pensam de nós ai o eu sou é que age no nosso lugar, hoje o eu sou não age mais, hoje o eu sou já era. Eu venço a cada dia para que ele jamais volte.
    Um abraço!!
    Narlet Oliveira

    Ver mais
  5. Eu já fiu enganada pelo "eu sou", "coração" por ter confiado nele, até porque ele parece ser tão "agradável","confortável" e "bonzinho" e depois estava eu infeliz por ter me enganado. Não posso temer a esta ameaça constante que faz os valores se inverterem: Parece que a verdade é a inimiga(pois incomoda e até dói) e o "eu" é o amiguinho (pois quer sempre me dar a razão).
    Por isso que a biblia adverte a sermos radicais na fé, ainda que tenha que me desagradar ou contrariar alguém.

    Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; Não, não; porque o que passa disto é de procedência maligna.
    Mateus 5:37

    A fé é assim, brusco, porém me traz a razão e o poder de decisão.

    Flávia Azevedo

    Ver mais
  6. Uma vez eu estava numa sapataria chique no shopping, estava indo em direção ao caixa para pagar e lá estava uma senhora aparentemente muito fina, tendo problemas com seu pagamento, seus cartões nao passavam… a vendedora estava constrangida, mas nao poderia deixa-la levar as compras sem pagar, e a fina senhora dizia: Você sabe quem eu sou??? e blá blá blá, outra vez foi numa blitz, o filho de um juiz praticamente gritava com o policial para não levar uma multa, o rapaz estava falando no cecular, atravessou o sinal vermelho, e mesmo assim só sabia gritar: Você sabe quem eu sou??? e mais blá blá blá… muitas vezes eram nas entradas das baladas (old times rs) ninguem quer ficar na fila; ai sim o "eu sou" vem de todos os lados!!! Esse "eu sou" é a fuga da realidade. É claro que nesses casos ele é bem mais explicito e vulgar do que este que voce revela aqui, pois este pode estar escondido, mascarado,mas é tao cruel como os outros. A falta de humildade deixa a pessoa cega!

    Patricia Kaastrup

    Ver mais
1 2 3 4 5 6 7