Moldando um caráter justo
- 12
- Dez
- 2015
Começaremos o nosso tripé de caráter, pela Justiça:
Para que eu forme um caráter justo em meu filho, eu devo primeiramente ser justa para com ele, agir sempre com a razão, reforçando as suas atitudes corretas e discipulando-o nas suas atitudes erradas.
Eu agindo de forma sóbria, sem gritos, nervosismo, controlando-me no momento de raiva, terei condições de analisar a situação, pensar antes de agir e tomar a atitude sábia e de acordo com a necessidade dele, e assim obter resultados. O filho vê e sente esta firmeza na mãe, então ele cresce confiando nela, pois sabe que tudo o que ela faz é justo, correto e crê que até a sua correção é para o seu bem.
Também faz parte de um caráter justo ensinar o valor do perdão e da sinceridade, custe ela o que custar. Comentei sobre isso no post: “Eu não vou perdoar”, onde trabalhei 3 dias com o meu filho ensinando-o que ele deveria perdoar, não porque o amigo merecia, mas porque era o certo; por ele próprio e por desejar agradar a Deus.
Uma pessoa justa não toma as suas decisões pensando em si mesma, antes ela preza a verdade, o correto e o obedecer.
Se a base do caráter do seu filho for construída no temor e obediência a Deus, esteja ele aonde estiver, temerá, e então justo será para com ele, com o seu próximo e acima de tudo para Deus.
Ensine com o seu exemplo, seja primeiro aquilo em que você quer que o seu filho se transforme .