Silvia Alvarenga

  • 3
  • Dez
  • 2010

Me Sinto Culpada

  • 3
  • Dez
  • 2010

Ontem assisti na televisão um show em que a mãe obesa estava com uma filha de 4 anos obesa também….

A mãe se culpava pela desgraça que deixou acontecer com a filha, e no show o médico levou um psicólogo e um nutricionista, que expôs tudo que poderia comer ou não.

Vou ser sincera, ao assistir o programa fiquei muito revoltada, pois o que adiantava aquela culpa?

Não ia mover um centímetro do problema para fora senão piorar ainda mais!

Quem nunca se sentiu acusado pela sua própria consciência? Eu já senti e foi feio! Queria abolir a vida em si, simplesmente deixar de existir porque a condenação era insuportável!

Outro dia atendi uma pessoa que tudo ia mal na vida dela, mesmo levando uma vida certinha, fazendo tudo que era bom diante daquilo que ela aprendeu. Mas a vida continuava amarga. Não parecia ter nada de bom. Vivia uma vida injusta.

Essa jovem, já mãe, mostrou-se fiel a Deus, mas nem por isso deixou de ser atacada pelas desgraças. O marido sofreu um acidente que teve graves sequelas, a mãe foi atropelada, e o emprego estava deixando de fazer sentido porque simplesmente o cliente para quem ela mais gostava de trabalhar, não quis mais o serviço dela.

O que poderia eu dizer a ela diante de tantas adversidades da vida? Ela frequenta fielmente a igreja e no mais, crê em um Deus infalível, mas a vida tem falhado em quase todos os aspectos.

Fiquei revoltada nessas cenas que vi, o show e a vida da mulher. Mas enquanto ouvia essa jovem senhora, Deus me revelou algo sublime no qual muitos falham e consequentemente vivem uma vida como escravo, dentro da igreja.

Conversamos e mostrei a maneira injusta que ela vivia diante de todos os problemas que estavam acontecendo. Ela não tinha culpa das desgraças, mas tinha culpa por carregar as desgraças nas costas. Ela havia de uma certa forma lutado para se salvar diante das perdas, mas as sequelas no coração ferido diante das perdas era insuportável e no fim ela acabava culpando todo e qualquer desastre a ela mesma.

Você acha isso justo?

Algo que aconteceu sem o seu controle e agora tudo foi sua responsabilidade?! Que é isso?!! Aonde você vai chegar com essa culpa? Diga para mim? Hummm!!!

Deixe uma mensagem

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

72 comentários

  1. É VERDADE,
    AS VEZES FICAMOS AMARGANDO UMA CULPA POR UM BOM TEMPO E DEIXAMOS DE REAGIR, DE MUDAR DE DIREÇÃO.
    DE NADA VAI ADIANTAR FICAR SOFRENDO PELO QUE JÁ PASSOU, O AMANHÃ ESTÁ AS PORTAS, VAMOS AGIR DIFERENTE HOJE PRA COLHER AMANHÃ SEUS FRUTOS.
    E NUNCA CULPAR A DEUS POR NOSSOS FRACASSOS, POIS FAZENDO ISSO SÓ NOS ENFRAQUECEMOS.
    ROBERTA JUSTINO
    FORTALEZA-CE

    Ver mais
  2. Esse sentimento de culpa quando algo dá errado é o pior que se pode ter pois bloqueia a razão totalmente! Somos seres falíveis, por mais esforçados que somos em algum momento algo não vai sair como o planejado. Já passei por isso muitas vezes, e graças ao meu Deus tenho vencido!

    Morgana Rossi (Belém/Pará)

    Ver mais
  3. A culpa é uma arma infálivel nas mãos do mal! Pois ela atormenta e deixa nossa vida sem sabor! Eu padeci desse mal por muito tempo a ponto de me esfriar espiritualmente! Graças ao Espírito Santo coloquei um basta nesta situação e dia após dia tenho vencido esta batalha!

    Ver mais
  4. D. Vivi,
    Assim passei longos anos da minha vida: carregando um fardo que não me pertencia.
    Pensamentos do diabo que só trazem baixa estima.
    Chega! Não admito mais viver dessa forma.
    Decido olhar para o Senhor Jesus e assim prossegui!

    Ver mais
  5. As vezes, por não ter visão para mudar a situação acabamos carregando esse fardo pesado nas costas que é a culpa. E isso não adianta nada, por que se vivermos nos remoendo o que passou, se lamentando, dizendo que não fazemos nada certo, impedimos da ação de Deus em nossas vidas. De que adianta crer que Deus transforma vidas (dos outros), se nós mesmas não cremos no nosso potencial de usarmos nossa fé para revertermos a situação?
    Eu já passei muito por situações assim e Deus está me ajudando a cada dia a mudar meus pensamentos e agir mais minha fé.
    Dayane de Paula
    Catedral / Porto Alegre / RS

    Ver mais
  6. Isto que a senhora falou é algo muito importante a ser dito, pois não adianta nos sentirmos culpadas, sofrermos pelas situações e nos culparmos constantemente! Temos de ter a plena consciência de que mesmo que tenhamos errado, mesmo que a culpa seja nossa, ou que tenhamos uma boa parte da mesma, jamais podemos desistir ou parar no tempo, ficando apenas a crucificarmos a nós mesmas ou sentindo pena de nós próprias, achando que tudo está perdido! Temos que reagir, por o sofrimento de lado, e ir a luta para mudar a situação! Pois uma coisa é certa: Mesmo que tudo esteja errado, só depende de cada um de nós para mudarmos toda a situação! Esses dias ouvi uma frase que ficou guardada em minha mente: Qualquer coisa que alguém faça, se eu me esmerar posso fazer melhor!
    Cláudia Brandão.

    Ver mais
1 2 3 4 12