Ideia Fixa
Sabe quando você tem aquela ideia na sua cabeça e ninguém a tira?
Como é que você reage diante de uma ideia contrária à sua? Ou quando é confrontada diante de outra ideia?
Normalmente, você se debate com a sua ideia dentro de si mesma, não é verdade? Quando isso acontece, quem se evidenciam são as suas razões. E aquele incomodo que surge, o que você diz?
A sua resposta é quase sempre a mesma:
– É o mal.
– Isso é a dúvida.
– Vai ser isso e pronto!
Os pensamentos sorrateiros sempre chegam dizendo:
– Eu sou assim, ela é que não me entende!
– Ninguém me compreende!
– Não sabe o que se passa, na realidade!
Aquela ideia “certa” a leva a tomar atitudes de forma isolada. Não consegue avançar em nenhum desafio. Não aprende nada e o pior de tudo é que fica mais segura que está certa.
A vida dessa pessoa é uma verdadeira mesmice, nada muda. Não há novidade de vida, e por conta disso ela cria aventuras desastrosas.
Sempre arranja jeito de criar problemas, de um copo de água, faz uma verdadeira tempestade.
Parece que todo mundo lhe deve algo. Uma consideração, um favor, uma atenção, enfim, por mais que faça não é suficiente para reconhecer.
O orgulhoso é assim. Ele age como defesa e protege afincadamente os seus direitos. Toda e qualquer pessoa que não é flexível a conhecer ou ouvir o que os demais têm a dizer, perde, porque deixa de enxergar por outros ângulos. Sua visão é bloqueada pela sua teimosia em querer manter o seu ideal de vida.
Amiga leitora, perante esse cenário, eu lhe pergunto:
– Quer continuar a alimentar as suas idéias impenetráveis, ou viver em novidade de vida?
Só existe um caminho. Confrontar o seu eu e preparar-se para o verdadeiro duelo de titãs. Onde quem vence é o mais forte!
SUELENA NASCIMENTO
Março 27, 2012 às 21:19
OLÁ AMADA DONA VIVI,
NA VERDADE, QUEM TEM IDÉIAS FIXAS,NÃO AMADURECE, DEIXA DE VIVER OPORTUNIDADES, PRECIOSAS,E DIGO ISSO,POR EXPERINCIA PRÓPRIA,POIS NUMA CERTA ÉPOCA DA MINHA VIDA FUI “POBRE”,MAS NÃO FINANCEIRAMENTE FALANDO, MAS A PIOR POBREZA NA MINHA OPINIÃO, A POBREZA INTERIOR;DE ACHAR QUE O QUE EU PENSAVA TINHA QUE SER E PRONTO! IDÉIA FIXA.
MAS, QUANDO ENXERGUEI, O MEU ERRO, PARTI PRA CIMA!
E TENHO FEITO ISSO COM TUDO, QUE VEJO, QUE PODE ATRAPALHAR, DE QUE DEUS ME USE, COMO MELHOR LHE APROUVER E TAMBÉM QUE POSSA INTERFERIR NO MEU RELACIONAMENTO COM ELE.
SOU LIVRE! E TENHO UM ALVO! E PARA ALCANÇÁ-LO,TENHO QUE VIVER EM NOVIDADE DE VIDA,NÃO POSSO ESTAR PRESA A NADA NOCIVO A MINHA FÉ.
BEIJINHOS!!!!!!!!
Tatiane Guedes
Março 27, 2012 às 18:06
E o mais interessante é que pessoas assim não chegam a lugar algum, é como diz o ditado, o pior cego é aquele que vê, mas não quer enxergar, ela não é humilde o suficiente para aprender com as outras pessoas, aprender a ouvir, pois as pessoas que estão ao nosso redor enxergam melhor, não me gabando, pois não sou nada, mas eu me considero uma boa ouvinte, e procuro a cada dia melhorar, posso até rebater a idéia de alguém, porém pego dessa idéia a melhor parte e procuro colocar em prática.
Vera - Porto
Março 27, 2012 às 18:06
Dona Viviane,
Durante anos a fio eu fui assim.
Estupidamente orgulhosa, roçando muitas vezes a prepotência – semeava inimizades por onde quer que passasse.
Muito cedo na minha vida profissional eu alcancei uma função de chefia e – veja só a dimensão da cegueira espiritual – eu atribuia o sucesso profissional a essa faceta de durona orgulhosa, com ideias fixas, que sempre estavam certas.
13 anos depois, ao chegar até ao CDAE, Deus teve misericórdia de mim e fez-me compreender finalmente que tudo estava errado sim, mas que o erro estava em mim e não nos outros.
Achava que era uma pessoa perseverante, hoje sei que era apenas teimosa como um asno.
Com a graça de Deus, sou hoje uma pessoa transformada, muito disponível para escutar atentamente a opinião e as razões do outro, e sobretudo o maior ganho: um espirito humilde.
Que Deus a abençoe.
Vera
keila
Março 27, 2012 às 17:07
Ideia fixa = ruína .
durante muitos anos carreguei isto , não aguentava mais todos a volta me cobrando , parecia, que de todos, eu era a unica que pensava diferente , mas porque? pensava eu, será que ninguem esta vendo ? será que ninguem me entende? estava sozinha , literalmente.
Até que em um momento eu parei, pensei , até quando eu vou viver nesta “ilha” , chega!
Quero novidade de vida, chega mesmo! estou disposta a fazer o que for preciso, mas não vou terminar a minha vida deste jeito.
Não tenho medo deste duelo, JA ESTOU NELE.
bjinhos e Obrigada.
Joyce S P Silva
Março 27, 2012 às 17:04
A ideia fixa faz a pessoa criar um mundo dela
onde ela parece estar segura de si não somente a exclui como afasta dela o que é bom , pois ela estará tão voltada para si mesma que não conseguirá ver o bem chegar , o bem de mudar ,desenvolver ,aprender, ouvir o outro , ser maleável e sobre tudo ouvir a Deus
Beijoss
Edmisa Fontes
Março 27, 2012 às 15:40
É verdade!
Mas quando deixamos Deus nos guiar, tudo muda.
Ele mostra os erros, as falhas, e se os nossos ouvidos espirituais estão atentos a Sua voz, não tem como essas ideias continuarem.
Eu antes, parecia que tinha duas bocas e um ouvido.
Eu só sabia falar. Mas escutar os outros, pra mim era complicado.
Mas graças a Deus, essa etapa ja superei, quando descobri que não sou nada. Estou pronta para os próximos desafios. Porque também quero viver em novidades de vida.
Bjinhos