Escrever
- 18
- Set
- 2012
“Escrevi o primeiro livro, ó Teófilo, relatando todas as coisas que Jesus começou a fazer e a ensinar até ao dia em que, depois de haver dado mandamentos por intermédio do Espírito Santo aos apóstolos que escolhera, foi elevado às alturas.” At 1:1-2
Escrever parece não ser nada de importante, mas é essencial. Ai… se não existissem as Escrituras Sagradas, como saberíamos da grandeza do nosso Deus?
Escrever, relata mais a fundo, do que propriamente falar, pois segue uma linha de pensamento. Também requer mais raciocínio para concluir de forma completa.
Quando alguém escreve, dá importância aos fatos. Não quer deixar passar desapercebido aquilo que está a entender.
Quando leio a Bíblia, faço questão de copiar o versículo, porque aprendi que cada palavra, vírgula e letra tem a sua importância. Se eu somente leio, não me consigo aperceber bem do que está por detrás daquelas palavras, pois a forma que lemos é mais rápido do que quando escrevemos.
Quando eu escrevo, ou relato aqui no blog, exercito o meu raciocínio e dou importância à Palavra de Deus.
Não é simplesmente ler a Bíblia ou citar o versículo, que me traz à consciência que eu entendi. Realmente, tenho que parar no tempo e meditar, pois é daí que sairá vida, para mim e para os meus leitores.
Ah, se eu não meditasse, se eu não me interessasse! Ah… onde muitas pessoas que estão sob a minha responsabilidade estariam? E eu, como aguentaria tantos problemas ou pressões?
Para ser sincera, amiga leitora, o que se escreve, fica registado; só acaba quando se destrói o papel. De outra forma, podem passar anos e as suas palavras permanecem ali… intactas. Assim como a Palavra de Deus, chegou intacta até nós.
Tenho a certeza, que um dia, quando Jesus me levar para junto d’Ele, as minhas palavras vão ficar registadas, se eu as expôr todas no papel; poderei, assim, ganhar almas, mesmo não estando presente na terra.
E você, amiga leitora? Dá importância ao fato de escrever? Apenas lê e fala, ou guarda de forma especial?!
Não acha que, quando se escreve sobre algo, ainda que passem anos, mesmo assim trazem à sua memoria coisas das quais jamais se lembraria?
E não fica registado?
Relate todas as coisas que Deus fala consigo. Escreva, pois isso lhe não escapará à memória; ainda que os anos passem, ali ficará.
Laura (Força Jovem - Portugal)
Setembro 20, 2012 às 0:24
Querida Vivi, obrigada por tudo! Eu realmente não tenho o hábito de escrever o que medito, mas vou por em prática o que a senhora nos ensinou e depois passo por cá pra dizer a diferença!! beijos
Josefa
Setembro 19, 2012 às 22:07
Aprendi mais uma d. Vivi, mtas vezes não gostamos de escrever, mas nem pensamos no que a sra relatou aqui.
Obrigado pq a cada dia aprendo mais com seu blog, e ja se tornou alimento para mim. Todos os dias tenho que ler rsrsrsr
Marcos P.C Barbosa
Setembro 19, 2012 às 20:18
Mesmo sendo homem gosto do blog, realmente não havia percebido disso, Ah se não fossem as sagradas escrituras….Se alguém inspirado por Deus não à tivesse escrito?
Abraços Senorita Viviane e acredito que talvez mais homens leiam as mensagens.
Grato.
Porto Alegre RS
Alcina Pinto Cenáculo Porto
Setembro 19, 2012 às 17:49
Oi Viviane concordo perfeitamente com esta palavra,eu já tenho vindo a fazer assim,dei por mim que se for somente ler não fica nada tudo passa.Quando decidi escrever aí tem -me ajudado muito mesmo e quem está por perto que eu tenho sempre um apontamento comigo.
Obrigada por tudo bjss
Marcelle
Setembro 19, 2012 às 17:45
Oi Dna Vivi, muito importante o que a senhora me ensinou. Eu já escrevia o que Deus falava comigo, mas de um tempo para agora eu parei por preguiça e negligência mesmo. Muito obrigada por me abrir os olhos, voltarei a pratica das primeiras obras. Muitos beijos! Deus a abençõe ainda mais.
Vanessa Lampert
Setembro 19, 2012 às 14:56
Oi, Vivi!
Sabe que eu estava pensando a respeito disso hoje mesmo? Que surpresa ler este seu texto! Eu estava pensando no quanto as pessoas perdem por não registrar seus pensamentos e meditações. Perdem elas e perde quem vier depois delas. Escrever é tão importante que Deus escreveu 66 livros!…rs…Nosso Deus é o maior Escritor que existe.
Toda a história concreta da humanidade só existe por causa da escrita. Antes da escrita, temos apenas suposições arqueológicas. Li uma autobiografia de um industrial do início do século passado, que foi um grande homem de Deus, e pensei em quantos outros homens tiveram um encontro real com Deus e não registraram isso em lugar nenhum. Eles se foram, e suas histórias também. O quanto o mundo perdeu com isso!
Hoje em dia, com a internet e os blogs, podemos fazer frente às informações erradas do mundo e dos religiosos, divulgando aquilo que Deus nos dá. Eu entendo que Ele quer isso e que esse tipo de iniciativa de quem realmente é d’Ele faz muita falta.
Escrever sempre me ajudou a me conhecer melhor, e para mim também é um componente importante da memória. Se escrevo, não esqueço. E tenho também essa noção de registro. Estou registrando tudo. Se registrava bobagens antes de conhecer a Deus, quanto mais tenho que registrar hoje as coisas que aprendo com Ele! E organizo as ideias. Às vezes me pegava apenas reagindo às situações, emocionalmente. Então escrevia em algum caderno, organizando minhas ideias, para entender o porquê daquelas reações…mudava minha reação emocional em ação racional.
Você está certíssima! Ler e escrever exercita em nosso cérebro áreas que nada mais exercita. Você melhora seu vocabulário, sua capacidade de se expressar e de compreender as coisas. Isso é extremamente importante para nossa comunicação com os outros e para o exercício da fé inteligente. Tenho que exercitar minha inteligência para que ela funcione, certo?
Beijos!