Em que consiste uma amizade?

Viviane Freitas

  • 27
  • Jul
  • 2012

Em que consiste uma amizade?

  • 27
  • Jul
  • 2012

Uma amizade não consiste apenas em dar… mas em ensinar a dar.

Consiste em receber a atenção necessária por parte da pessoa que se diz amiga, e vice-versa.

Como assim?

Imagine-se doente, queixando-se por diversas vezes e nunca obter auxílio de ninguém…

E porque não há esse auxílio?

Simplesmente, porque nunca se ensinou a dar. Antes, preservou-se o orgulho e não se procurou ajuda, tudo, para não revelar a sua fraqueza.

Conclui-se, então, que o seu ensinamento só consistiu em palavras e não em atitudes. Não ensina com factos, por causa da sua frequente ocupação; dos afazeres diários, que a movem de um “lado para o outro”.

Na verdade, a muita ocupação torna a pessoa individualista: Impele a ensinar apenas o que se aprendeu, e não a dar exemplo com a própria vida.

Para formar uma verdadeira amizade, há que se viver as necessidades da pessoa amiga, e igualmente partilhar as suas. Deve buscar-se uma resposta do “que fazer”, pois isto revela confiança e proximidade.

Normalmente, o apoio que se procura reside sempre em quem está mais próximo: Por exemplo, no marido. Mas este, dificilmente consegue entender, pois não foi feito para auxiliar. 

As mulheres também recorrem às amigas, a quem ensinaram e até ajudaram, mas estas, de alguma forma, não correspondem às expetativas, porque não há um pedido de ajuda anterior; um reconhecimento.

No fundo, nós recebemos na medida que damos.

Se damos palavras, naturalmente vamos receber apenas palavras, mas não o verdadeiro apoio de que necessitamos.

A mulher raramente encontra uma verdadeira amiga, pois a azáfama; o “corre, corre”, não lhe permite ter tempo para atender à sua necessidade. 

A pessoa, quanto menos tempo tem, mais individualista fica.
A pessoa, quanto menos é serva do seu próximo, também é menos companheira e atenciosa.
A pessoa, quanto mais despesas e encargos tem, mais remissa se torna.

E por aí, além…

A Palavra de Deus é uma Aliança que nos faz manter um compromisso de fidelidade e confiança; é baseada em transmitir Vida, algo que é fundamental existir na verdadeira amizade.

Deixe uma mensagem

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

62 comentários

  1. Boa tarde D. Viviane.
    A amizade é dar e receber na mesma medida.
    quando não há esse entendimento.
    por vezes as amizades fracassam.
    É algo também que tem que ter um investimento das duas partes, isso leva o nosso tempo.
    Mas se queremos ter uma amiga de verdade tem que haver sinceridade e entrega.
    Tenho me esforçado para ser assim, pois não investia muito nas minhas amizades.
    Mas ter uma amiga verdadeira, é como ter uma pérola preciosa.
    Eu considero a senhora minha amiga pois sempre me disse a verdade com amor.
    Um abraço apertado.

    Ver mais
  2. Hallo Viviane bij een vriendschap moet je elkaar kunnen vertrouwen, het is geven en nemen, je moet je eigen wil kunnen op offeren om de wil van de ander te doen. Het is leuk om een vriend te hebben, maar het is ook goed om je ogen eerst uit te kijken, voordat je een vriend neemt en het is ook goed om eerst aan je zelf te werken geestelijk gesproken.

    Ver mais
  3. Querida D.Viviane,

    quando leu as mensagens do seu blog vejo que são verdadeiras revoluções nos tradicionais chavões na vida da mulher. Confesso que por vezes fico dias sem vir aqui, pois ainda estou recuperando da ultima leitura.
    O que acontece que quando volto, acabo lento 2 ou 3 de uma vez e fico de novo com a mente em volta na mesma revolução.
    Com esta mensagem não foi diferente, o ensinar a dar é muito importante. Mas não o dar de presentes, beijinhos e abraços. Tenho vivido esse mudança em mim. De ser direta, verdadeira com quem amo e faço amizade, e tenho sido livre. Algo que não dá para explicar, algo tão interior que me faz livre de sentimentos, medos ou inseguranças bobas do momento. Sei que por vezes ainda caiu no erro de antes e logo corrijo o sentimento que quer ficar de não ter sido verdadeira.
    Sinceramente, não quero ser somente a amiga de festa surpresas, presente escondidos, ou agrados momentâneos. Mas aquela que dá Vida, mas só consegue dar quem tem e para ter há que buscar.
    Pois a pessoa que está do seu lado pode ter tudo isso e muito mais. Mas se eu não lhe der realmente aquilo que ela precisa, que estou fazendo com a minha amizade?

    Grande beijo
    Sandra Cruz

    Ver mais
  4. Olá Dona Viviane!Muito legal o post, realmente antes de requerer algo de alguém temos que dar primeiro, e uma amizade só é verdadeira quando é de Deus.
    Beijinhos, na Fé^^

    Ver mais
  5. Vi-me aqui nesta amiga que não é verdadeira, pois eu não tinha parado para analisar que eu tenho que viver essa necessidade da minha amiga, como se fosse minha própria e talvez por isso não tenho ajudado como deveria e consequentemente também não recebo de volta, porque não me dou como deveria, devido a toda essa correria que tem-me feito apenas ouvir, mas não buscar uma solução. Até sai uma palavra, mas não é tudo o que eu poderia fazer!
    Beijinhos…

    Ver mais
  6. Eu vejo que para ser amiga não basta dar um suporte material, para ser uma verdadeira amiga eu tenho que dar de mim mas não de qualquer maneira mas dar naturalmente o que sou, apoiar como se fosse a mim.

    Já dei muito este suporte material mas depois se eu não via retorno e recuava, ou seja, eu dava suporte mas exigia que me dessem também o suporte fisico um reconhecimento etc.. nisso eu não conseguia ser uma amiga verdadeira e as amigas percebiam isso.

    Não conseguia ser aquilo que realmente sou e dar de mim apenas, hoje não tenho interesse em prmeiro ganhar a pessoa com um suporte físico mas busco dar de mim de maneira pura sem reservas e sem esperar em troca.

    Ver mais
1 3 4 5 6 7 11