Em que consiste uma amizade?
- 27
- Jul
- 2012
Uma amizade não consiste apenas em dar… mas em ensinar a dar.
Consiste em receber a atenção necessária por parte da pessoa que se diz amiga, e vice-versa.
Como assim?
Imagine-se doente, queixando-se por diversas vezes e nunca obter auxílio de ninguém…
E porque não há esse auxílio?
Simplesmente, porque nunca se ensinou a dar. Antes, preservou-se o orgulho e não se procurou ajuda, tudo, para não revelar a sua fraqueza.
Conclui-se, então, que o seu ensinamento só consistiu em palavras e não em atitudes. Não ensina com factos, por causa da sua frequente ocupação; dos afazeres diários, que a movem de um “lado para o outro”.
Na verdade, a muita ocupação torna a pessoa individualista: Impele a ensinar apenas o que se aprendeu, e não a dar exemplo com a própria vida.
Para formar uma verdadeira amizade, há que se viver as necessidades da pessoa amiga, e igualmente partilhar as suas. Deve buscar-se uma resposta do “que fazer”, pois isto revela confiança e proximidade.
Normalmente, o apoio que se procura reside sempre em quem está mais próximo: Por exemplo, no marido. Mas este, dificilmente consegue entender, pois não foi feito para auxiliar.
As mulheres também recorrem às amigas, a quem ensinaram e até ajudaram, mas estas, de alguma forma, não correspondem às expetativas, porque não há um pedido de ajuda anterior; um reconhecimento.
No fundo, nós recebemos na medida que damos.
Se damos palavras, naturalmente vamos receber apenas palavras, mas não o verdadeiro apoio de que necessitamos.
A mulher raramente encontra uma verdadeira amiga, pois a azáfama; o “corre, corre”, não lhe permite ter tempo para atender à sua necessidade.
A pessoa, quanto menos tempo tem, mais individualista fica.
A pessoa, quanto menos é serva do seu próximo, também é menos companheira e atenciosa.
A pessoa, quanto mais despesas e encargos tem, mais remissa se torna.
E por aí, além…
A Palavra de Deus é uma Aliança que nos faz manter um compromisso de fidelidade e confiança; é baseada em transmitir Vida, algo que é fundamental existir na verdadeira amizade.
Elizabeth silva
Agosto 1, 2012 às 5:53
Bom dia d.Vivi
Descobri pontos a mudar em mim através dessa mensagem…..
Já vou começar a trabalhar neles….
beijinhos
Joyce Silva
Julho 31, 2012 às 18:39
Olà ,D Vivi , a verdadeira amizade tenho percebido que é como o amar , um elo muito frote , de entrega e e sinseridade o querer bem , ser verdadeira ser para a outra uma irmä , independente da cor ou nacionalidade , tem provado e quero aprender mais mais , näo somente a ser amiga como , conserva-las
bjss
Julianne Batista
Julho 31, 2012 às 18:34
A amizade não vem acompanhada de palavras, pois não se torna real. Real é quando há um compromisso da minha parte, quando eu me sacrifico, mesmo com meus compromissos, a correria do dia-a-dia, não sendo egoísta, não pensando apenas em mim. A verdade é que a amizade verdadeira sobrepuja a todos esses obstáculos.
neideramos
Julho 31, 2012 às 17:13
amigos verdadeiros são poucos o verdadeiro amigo é jesus. nele eu sei que posso confiar sempre .
Patricia Aleixo
Julho 31, 2012 às 14:32
Olá Dna Viviane esta mensagem deixou-me a pensar: “Será que tenho sido uma verdadeira amiga?” Bem, em questão de ajudar, sim procuro dar de mim, quando vejo que as pessoas proximas a mim precisam, não meço esforços. No entanto, quando sou eu a precisar de algo pessoal, geralmente, não consigo pedir ajuda, não gosto de incomodar, no entanto, fiquei a pensar: Não será uma questão de orgulho? Não tinha pensado nisto antes…
Um beijinho grande.
Maria Dária
Julho 31, 2012 às 2:59
È muito forte sra. Viviane, a verdadeira amizade não acaba, ela passa confiança, lealdade, força, entrega e sinceridade.