- 17
- Fev
- 2015
De Filhos para pais : Primeiro “eu”… Será egoísmo?
- 17
- Fev
- 2015
Talvez para si o título do post possa de imediato sugerir egoísmo… sem dúvida que eu pensaria o mesmo! Mas permita-me explicar-lhe:
Recentemente, numa viagem de avião, pude recordar uma frase simbólica, que evoca uma das mais importantes regras de segurança nas viagens aéreas: “Passageiros que viajam com crianças ou alguém que necessite de ajuda, lembramos que deverão colocar as suas máscaras (de oxigénio) primeiro para, em seguida, auxiliá-los“.
De imediato me fez pensar o quão importante é estarmos em constante vigilância, cuidando em primeiro lugar da nossa alma como um tesouro inestimável. Isto porque, muitas vezes, consciente ou inconscientemente, trocarmos as nossas prioridades pelo cuidado com as coisas, com as responsabilidades, e até com o zelo excessivo pela família. Mas dirá você: “São meus filhos, o meu marido, o meu pai, mãe, irmão…”. E veja o que Deus diz quanto ao excesso de ansiedade em resolver tudo, primeiro, ao invés de cuidarmos, prioritariamente, da nossa própria estrutura:
“Qual de vós, por ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado ao curso da sua vida?” (Mt.6:27)
Muito interessante… Se eu não posso, por mais ansiosa que esteja, acrescentar à minha vida aquilo que só Deus pode fazer, o que se dirá então relativamente a outra pessoa, com outra “cabeça”, pensamentos e poder de escolha diferentes?!
– Mulheres que sofrem a vida inteira porque se dedicam “cegamente” a uma relação que as tem anulado interiormente, e deixam, inclusive, de buscar a Deus.
Dão tudo, o que têm e o que não têm, perdendo inclusive a dignidade, para perceber, anos mais tarde, que o seu investimento foi totalmente infrutífero;
– Pais que “idolatram” os seus filhos, dando-lhes a sua “máscara de oxigénio”, sem perceberem que pelo caminho, deixaram de investir em si mesmos e, simultaneamente, no cônjuge, que ficará ao seu lado para o restante da vida, após os filhos saírem…
Se é errado procurar uma vida sentimental e conjugal abençoada? Jamais! Para isso temos a Terapia para a vida sentimental.
Se devemos amar e cuidar dos nossos familiares continuamente?
Sempre! Aquele que não cuida dos seus torna-se pior do que o descrente.
Mas não se esqueça que um “cego” não pode guiar outro “cego”. Se não tivermos o equilíbrio suficiente para buscarmos em primeiro lugar pelo nosso interior, que é a base das demais bênçãos, também dificilmente conseguiremos ajudar a outros, por mais que os amemos.
Cuide de si, coloque a sua “máscara de oxigénio” primeiro, ou seja, busque o Espírito Santo, seja guiada por Deus continuamente, e sempre encontrará a direção e a “saída” certa, para si e para os demais.
“Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça e todas estas coisas vos serão dadas em acréscimo.
Não vos preocupeis, pois, com o dia de amanhã: o dia de amanhã terá as suas preocupações próprias. A cada dia basta o seu cuidado.” (Mt.6:33,34)
Deprecated: file_exists(): Passing null to parameter #1 ($filename) of type string is deprecated in /var/www/html/vivianefreitas.com/wp-includes/comment-template.php on line 1616
Regiane Santos
Março 12, 2015 às 23:35
Bom alguns anos atrás antes de conhece Jesus eu colocava meu esposo em primeiro luga faziam de tudo pra ele e nao era ajudada eu nao tinha Jesus mais agora como conheço a Deus aprendi a coloca ele em Primero lugar
Andreza de Camargo
Março 11, 2015 às 21:25
Realmente temos que entregar tudo nas mãos de Deus,e depositar a nossa confiança nele
Mariani Meirelles
Março 11, 2015 às 17:40
Esse post serviu para me edificar, a verdade é que durante o meu dia dia corrido às vezes esqueço de olhar para mim, para dentro de mim, me preocupo com tantos detalhes que não posso me esquecer do principal que é a minha comunhão com Deus, pois é Ele que realmente se importa comigo,não que meu esposo e meus familiares não se importam comigo, mas a verdade é que quando estou enfrentando o deserto é Deus que cuida de mim,é Ele que me fortalece e que envia socorro. Esse post fala exatamente o que temos que ter: “o equilíbrio suficiente para buscarmos em primeiro lugar pelo nosso interior, que é a base das demais bênçãos, também dificilmente conseguiremos ajudar a outros, por mais que os amemos”.
Muito forte!
Luana da Cruz
Fevereiro 23, 2015 às 16:49
Isso resume o q estou vivendo agora,pois tenho 28 anos e com planos de sair de casa e morar sozinha,pois o ambiente q vivo tem me enfraquecido porém meus pais dizem q tenho q cuidar deles como se fosse uma obrigação, e eu estava pensando e quando vai chegar a minha vez? Quem vai cuidar de mim? A vida está passando e preciso mudar e ser melhor para Deus,então vou ter q ser egoísta e pensar em mim
Andreia Petrucci
Fevereiro 24, 2015 às 11:41
Olá querida Luana. Tudo bem? Pode enviar um mail aos nossos cuidados para: blog@www.vivianefreitas.com, e assim, se nos permitir, podemos aconselha-la de forma mais específica, de acordo com a sua situação.
Aguardo. Beijinhos,
Gisele Fernandes
Fevereiro 23, 2015 às 12:10
Nos mulheres queremos ter tudo e todos sob nosso controle e acabamos de nos esquecendo de nos mesmas. Por isso devemos colocar a nossa salvação como prioridade, afinal ela é individual e unica éo que realmente importa na vida do ser humano.
Jéssica
Fevereiro 23, 2015 às 2:41
Boa noite dona.
neste post que a sra fez me peguei em uma situação na qual dou a minha atenção pela a vida espiritual do meu filho.
não é errado porem pude para pra perceber que do que adianta eu tentar ajuda-lo se não tenho nada para passar.
Obrigada
bjinhos <3