De Filhos para pais: Primeiro “eu”… Será egoísmo?

Barbara Filipe

  • 17
  • Fev
  • 2015

De Filhos para pais : Primeiro “eu”… Será egoísmo?

  • 17
  • Fev
  • 2015

Talvez para si o título do post possa de imediato sugerir egoísmo… sem dúvida que eu pensaria o mesmo! Mas permita-me explicar-lhe:

Recentemente, numa viagem de avião, pude recordar uma frase simbólica, que evoca uma das mais importantes regras de segurança nas viagens aéreas: “Passageiros que viajam com crianças ou alguém que necessite de ajuda, lembramos que deverão colocar as suas máscaras (de oxigénio) primeiro para, em seguida, auxiliá-los“.

De imediato me fez pensar o quão importante é estarmos em constante vigilância, cuidando em primeiro lugar da nossa alma como um tesouro inestimável. Isto porque, muitas vezes, consciente ou inconscientemente, trocarmos as nossas prioridades pelo cuidado com as coisas, com as responsabilidades, e até com o zelo excessivo pela família. Mas dirá você: “São meus filhos, o meu marido, o meu pai, mãe, irmão…”. E veja o que Deus diz quanto ao excesso de ansiedade em resolver tudo, primeiro, ao invés de cuidarmos, prioritariamente, da nossa própria estrutura:

“Qual de vós, por ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado ao curso da sua vida?” (Mt.6:27)

Muito interessante… Se eu não posso, por mais ansiosa que esteja, acrescentar à minha vida aquilo que só Deus pode fazer, o que se dirá então relativamente a outra pessoa, com outra “cabeça”, pensamentos e poder de escolha diferentes?!

– Mulheres que sofrem a vida inteira porque se dedicam “cegamente” a uma relação que as tem anulado interiormente, e deixam, inclusive, de buscar a Deus.
Dão tudo, o que têm e o que não têm, perdendo inclusive a dignidade, para perceber, anos mais tarde, que o seu investimento foi totalmente infrutífero;
– Pais que “idolatram” os seus filhos, dando-lhes a sua “máscara de oxigénio”, sem perceberem que pelo caminho, deixaram de investir em si mesmos e, simultaneamente, no cônjuge, que ficará ao seu lado para o restante da vida, após os filhos saírem…

Se é errado procurar uma vida sentimental e conjugal abençoada? Jamais! Para isso temos a Terapia para a vida sentimental.
Se devemos amar e cuidar dos nossos familiares continuamente?
Sempre! Aquele que não cuida dos seus torna-se pior do que o descrente.

Mas não se esqueça que um “cego” não pode guiar outro “cego”. Se não tivermos o equilíbrio suficiente para buscarmos em primeiro lugar pelo nosso interior, que é a base das demais bênçãos, também dificilmente conseguiremos ajudar a outros, por mais que os amemos.

Cuide de si, coloque a sua “máscara de oxigénio” primeiro, ou seja, busque o Espírito Santo, seja guiada por Deus continuamente, e sempre encontrará a direção e a “saída” certa, para si e para os demais.

“Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça e todas estas coisas vos serão dadas em acréscimo.
Não vos preocupeis, pois, com o dia de amanhã: o dia de amanhã terá as suas preocupações próprias. A cada dia basta o seu cuidado.” (Mt.6:33,34)

Deixe uma mensagem

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

20 comentários

  1. Olá boa tarde! Estava refletindo a respeito, sou estudante de enfermagem, e realmente aprendemos, que em casos de uma situação de emergência, antes de qualquer coisa devemos priorizar nossa segurança. E levando isso para a nossa vida espiritual, faz todo o sentido e diferença. Porque, como podemos dar algo a alguém se não temos? A nossa prioridade deve ser a nós mesmas, nossa comunhão e cuidado com nossa salvação. Com a força do braço nunca conseguiremos, por mais que tentamos. Vejo isso todos os dias, no trabalho evangelístico dentro da igreja, e muitas vezes ao tentar ajudar alguém, e frustava porque a mesma nunca deu ouvidos aos conselhos dados. E não podemos ser ansiosos a esse respeito, Deus deve estar no controle de tudo, Ele quem faz a obra, nós somos apenas o instrumento.
    Obrigada!

    Ver mais
  2. Esse é o erro de muitos querer focar em coisas e pessoas e as vezes esquece de si.
    As demais coisas só serão acrescentadas se em nossa vida o Reino dos Céus for em primeiro lugar.

    Ver mais
  3. Pura verdade,que vivi durante anos tentando ajudar,ora meu marido,ora meus filhos,sendo que eu própria estava perdida,sentia-me como em um barco cujo somente eu remata,e quando faltava-me as forças, logo parava de remar,então percebia que quase não havia saído do lugar. Então resolvi salvar primeiramente a mim para depois ajuda-Los. E o Espírito Santo tem cuidado de cada passo de minha vida,e tudo se fez novo. Que Maravilha é estar nos cuidados do Pai.

    Ver mais
  4. Muito forte, para mim só deu a perceber que quando colocamos outros em primeiro tudo foge do nosso controlo. Realmente, eu vendo assim soa a egoísta mas não posso ajudar a minha família enquanto eu tb não me ajudar. Tenho atravessado algumas situações com a minha irmã mais nova no qual eu quero muito que ela saia de onde está a meter-se, preocupo demasiado e até nem ajudo as vezes da forma que ajo com ela. Cada vez mais percebo que tenho sim que lutar por ela, mas não posso mudar as suas escolhas. Obrigado pelo poster

    Ver mais
  5. Alta vejo o quanto serei, pus toda a minha atenção na família e casamento agora o casamento acabou e eu estou sem chão, e sem deus em mim.Principio de depressão e não estou a saber me ajudar nem ser ajudada.

    Ver mais
    1. Olá,
      gostaria muito de lhe ajudar.
      sou obreira e sei do quanto é dificil voltar aos caminhos de Deus. A força humana nao funciona. Se quiser add meu whatts 67 9i487988
      Estou colocando seu nome em meu proposito de oraçao.
      Deus a abençoe

      Ver mais
  6. Este post me fez passar um filme
    da minha vida vou compartilhar um pouco dos erros que cometi no passado ,criei uma minha filha com toda atençao o meu sonho que ela fosse uma obreira bela ,ela e muito bonita entao eu cuidava que ela nao engordasse que cuidasse dos cabelos etc .Ai fui esquecendo de me protejer e sem perceber a adolecencia dela chegou e veio a dor de cabeça chegou junto e eu nao tinha me preparado para aquilo e me veio o descontrole emocional nao soube lidar com aquilo ,me vi sem o chao dos meus pes comecei querer com as forças dos meu braços reverter a situaçao so que era tarde ela saiu de casa aos 14 anos ,soube que ela estava nas drogas ai eu fiz o que deveria ter feito la atras .Aqui eu ja tinha aprendido que eu precisava de ter usado a mascara de oxigenio primeiro assim pude ajudar ela hoje com a misericordia de Deus ela deixou as drogas. Hoje minha estrutura e outra .Primeiro minha vida com Deus depois estarei preparada pra ajudar alguem .

    Ver mais
1 2 3