Cozinhe
- 12
- Jan
- 2011
Com a vida moderna deixamos de lado o prazer de cozinhar em casa.
O rítmo pesado de trabalho, perda de tempo com trânsito, compromissos com a família, fazem cada vez mais deixarmos de lado o costume de cozinhar.
Sem falar da vaidade, que faz muitas pessoas correrem da lavação de louças e cheiro de alho.
Para quem quer emagrecer é preciso resgatar esse costume.
Comer em restaurantes pode colaborar para o excesso nas refeições. Normalmente, quem almoça na rua, opta pelo self-service, que oferece inúmeros pratos.
Observo que as pessoas ficam “zonzas” e acabam fazendo uma verdadeira miscelânea no prato. Escolhem mais de um tipo de carne, comem arroz mas não abrem mão das variadas tortas, da batata-frita, e ainda completam com as diversas saladas tipo “maionese”! Não é verdade?
Não temos que abrir mão do que gostamos, mas essa mistura acaba resultando em quantidade exagerada. Existe também o fato de que é interessante escolher um alimento de cada grupo, exceto os vegetais que podemos abusar.
Quando fazemos as refeições em casa, temos também a vantagem de diminuir o uso de óleo e sal no preparo do alimento, caprichando nos temperos naturais para realçar o sabor.
Cozinhando, além dos benefícios de controlar melhor o que comemos, temos o prazer de acarinhar a família com um tempero especial: nosso amor. Quer melhor?
Fonte: Revista Saber Viver