Construindo um caráter misericordioso
- 19
- Dez
- 2015
Seguindo com o nosso “tripé” do caráter cristão, hoje aprenderemos sobre a misericórdia.
Se desejo construir este caráter que temos falado, no meu filho, primeiramente devo ensiná-lo a seguir o caráter de Cristo, ou seja, ser um seguidor do Senhor Jesus e Representá-Lo aqui na terra.
Quando temos esta consciência, ponderamos as nossas atitudes e assumimos as nossas responsabilidades, mesmo quando não desejamos, mas fazemos porque ELE fez e nos deixou o Seu exemplo. Veja:
“Misericordioso e piedoso é o Senhor.” (Salmos 103:7)
Portanto, se o Meu Deus é assim, porque eu não serei?
Na prática, para uma criança, leva mais tempo para assimilar, pois para ela Deus ainda é abstrato, porém, para si, não! Então querida mamãe, mais uma vez fortaleço a tese: “Vale muito mais o seu exemplo do que mil palavras.” Seja misericordiosa com os demais e principalmente com o seu filho; para que isso aconteça, coloque-se no lugar dele, sempre!
Quando assim eu faço, entendo-o; entendo o ponto de vista dele, o motivo de tal atitude errada, o que possivelmente o levou a isso, enfim… eu sinto a dor dele, eu vejo-o e, consequentemente, enxergo os meus erros como mãe, e então a misericórdia vem.
“A melhor forma de se ter misericórdia, é se enxergar; quando eu me vejo e reconheço o quão errada fui e falha sou, o quanto precisei para que pudesse mudar, eu entendo os demais.”
Viviane Freitas –
(Palestra Mães e Filhos)
Então, na pratica, é isso:
1- Para que eu, como mãe, tenha misericórdia: Preciso me ver, reconhecer quem sou, o quanto preciso de Deus, e então entenderei os demais quando eles também erram;
2- Para que eu, como mãe, ensine a misericórdia ao meu filho: Preciso dar-lhe o meu exemplo vivo e real e discipulá-lo, ensinando-o a ser com os demais como Jesus foi e é connosco.
Eu gosto de usar as próprias experiências do dia a dia do meu filho para ensiná-lo. Hoje ele tem 9 anos e tem um companheiro de classe bem problemático, sempre reclamava dele. Um dia resolvi ensiná-lo a ter misericórdia e disse-lhe: “Gabi, o seu amigo não tem pai, você já pensou como seria a sua vida sem o seu pai? Nós não sabemos, mas talvez ele não tenha uma pessoa que lhe ensine o que é certo e o que é errado, como você têm. Então ele pensa que está fazendo o correto, por isso age assim. Vamos colocar-nos no lugar dele…” E ali desenvolvemos uma conversa que o fez pensar e colocar-se no lugar do companheiro. Foi a última vez que o vi reclamar do Itaí. Agora ele sempre diz: “Tem que ter paciência com ele.”
O nosso testemunho diário, juntamente com as vivências deles corretamente direcionadas, os levarão a um caráter misericordioso.
Invista tempo, trabalhe no seu filho e os frutos virão, na hora certa!
Até para a semana, onde falaremos do caráter de Fé.
Ednalva
Junho 4, 2016 às 13:10
Verdade temos que ter um comprtamento exemplar ,para podermos educar os nossos filhos com o caráter de Deus …com sabedoria para falar as palavras certa no momento certo .
geice
Junho 4, 2016 às 1:23
É muito importante ter paciência em tudo, muito bacana esse exemplo.
Benvinda
Junho 2, 2016 às 21:17
Como mãe devemos aprender a ouvir nossos filhos antes de os julgar
Fabiana
Junho 2, 2016 às 19:47
Temos que ser misericordiosos da mesma forma que o Senhor Jesus foi, temos que nos colocar no lugar da pessoa antes de tomar qualquer decisão.
Rita Ferreira
Junho 2, 2016 às 18:56
Ao invés de cobrar ,devo ensinar
Rosana Silvino
Junho 2, 2016 às 15:38
Verdade! as vezes como mãe somos decisivas, quando nossos filhos erram brigamos sem ao menos parar e pensar o porque ele cometeu aquele erro, ou seja não demonstramos a mesma misericórdia que Deus tem todos os dias com cada um de nós.