Construindo um caráter misericordioso

Josiane Boccoli

  • 19
  • Dez
  • 2015

Construindo um caráter misericordioso

  • 19
  • Dez
  • 2015

Seguindo com o nosso “tripé” do caráter cristão, hoje aprenderemos sobre a misericórdia.

Se desejo construir este caráter que temos falado, no meu filho, primeiramente devo ensiná-lo a seguir o caráter de Cristo, ou seja, ser um seguidor do Senhor Jesus e Representá-Lo aqui na terra.

Quando temos esta consciência, ponderamos as nossas atitudes e assumimos as nossas responsabilidades, mesmo quando não desejamos, mas fazemos porque ELE fez e nos deixou o Seu exemplo. Veja:

“Misericordioso e piedoso é o Senhor.” (Salmos 103:7)

Portanto, se o Meu Deus é assim, porque eu não serei?
Na prática, para uma criança, leva mais tempo para assimilar, pois para ela Deus ainda é abstrato, porém, para si, não! Então querida mamãe, mais uma vez fortaleço a tese: “Vale muito mais o seu exemplo do que mil palavras.” Seja misericordiosa com os demais e principalmente com o seu filho; para que isso aconteça, coloque-se no lugar dele, sempre!
Quando assim eu faço, entendo-o; entendo o ponto de vista dele, o motivo de tal atitude errada, o que possivelmente o levou a isso, enfim… eu sinto a dor dele, eu vejo-o e, consequentemente, enxergo os meus erros como mãe, e então a misericórdia vem.

“A melhor forma de se ter misericórdia, é se enxergar; quando eu me vejo e reconheço o quão errada fui e falha sou, o quanto precisei para que pudesse mudar, eu entendo os demais.”
Viviane Freitas –

(Palestra Mães e Filhos)

Então, na pratica, é isso:

1- Para que eu, como mãe, tenha misericórdia: Preciso me ver, reconhecer quem sou, o quanto preciso de Deus, e então entenderei os demais quando eles também erram;
2- Para que eu, como mãe, ensine a misericórdia ao meu filho: Preciso dar-lhe o meu exemplo vivo e real e discipulá-lo, ensinando-o a ser com os demais como Jesus foi e é connosco.

Eu gosto de usar as próprias experiências do dia a dia do meu filho para ensiná-lo. Hoje ele tem 9 anos e tem um companheiro de classe bem problemático, sempre reclamava dele. Um dia resolvi ensiná-lo a ter misericórdia e disse-lhe: “Gabi, o seu amigo não tem pai, você já pensou como seria a sua vida sem o seu pai? Nós não sabemos, mas talvez ele não tenha uma pessoa que lhe ensine o que é certo e o que é errado, como você têm. Então ele pensa que está fazendo o correto, por isso age assim. Vamos colocar-nos no lugar dele…” E ali desenvolvemos uma conversa que o fez pensar e colocar-se no lugar do companheiro. Foi a última vez que o vi reclamar do Itaí. Agora ele sempre diz: “Tem que ter paciência com ele.”

O nosso testemunho diário, juntamente com as vivências deles corretamente direcionadas, os levarão a um caráter misericordioso.

Invista tempo, trabalhe no seu filho e os frutos virão, na hora certa!

Até para a semana, onde falaremos do caráter de Fé.

Deixe uma mensagem

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

85 comentários

  1. Muito bom, preciso de orientação para educar meu filho de 13 anos que atualmente mora com a avó paterna e não quer nem saber de morar comigo por causa da igreja.
    Me ajudem por favor.

    Ver mais
    1. Querida Eliana, tenho a certeza de que voce sendo a mae que ele deseja e precisa, a igreja será um simples detalhe para ele. Se esforce em se aproximar dele, em fazer parte de seu mundo, em saber o que ele gosta, suas amizades, o que deseja ser quando crescer, enfim… se faça presente na vida dele sempre mostrando amor, compreensão e acima de tudo ” o bom testemunho”. Se desejar mais alguma orientação, escreva para o email do blog e estaremos á disposição para ajuda -la.

      Ver mais
  2. Ontem dormi chateada porque não estava me achando capaz de educar meus dois filhos, lendo esse post, me renovei …..DEUS cuida de nos! Senhor nos Ajude a ser mães misericordiosas!

    Ver mais
    1. Amem querida Rosita, Deus sempre nos vê e nos ajuda. Seguiremos juntas nesta caminhada!

      Ver mais
  3. Olá! Muito bom o exemplo que deu pro seu filhote. Eu tenho aprendido muito com suas experiências contadas aqui. Meu filho tem, ou melhor “tinha”, pela fé, problemas comportamentais na escola…Hoje ele faz terapia e tenho usado a fe. Muito Obrigada.

    Ver mais
    1. Amem Naiana, você com a direção do Espírito Santo será a melhor terapeuta que seu filho poderia ter, assim foi comigo!
      Seguiremos juntas nesta Fé…

      Ver mais
  4. ola,dona viviane ,Deus falou forte comigo atraves de sua palavra…vou colocar em pratica esse ensinamento..deus abençoe a senhora ….forte abraço..

    Ver mais
  5. Cada ensinamento me faz refletir e faz pensar. Eu preciso disso!
    Diariamente entro no blog,é como se fosse um alimento,só que para minha alma e para forçar eu usar o meu intelecto,procurar ser uma mae melhor e exemplo melhor para minha filha.

    Obrigada a todas vocês!

    Ver mais
    1. Amem querida , continue e alimentando e o certamente frutos virão .

      Ver mais
  6. Que orientação maravilhosa!!!!

    Ver mais
1 2 3 14