Construindo um caráter misericordioso

Josiane Boccoli

  • 19
  • Dez
  • 2015

Construindo um caráter misericordioso

  • 19
  • Dez
  • 2015

Seguindo com o nosso “tripé” do caráter cristão, hoje aprenderemos sobre a misericórdia.

Se desejo construir este caráter que temos falado, no meu filho, primeiramente devo ensiná-lo a seguir o caráter de Cristo, ou seja, ser um seguidor do Senhor Jesus e Representá-Lo aqui na terra.

Quando temos esta consciência, ponderamos as nossas atitudes e assumimos as nossas responsabilidades, mesmo quando não desejamos, mas fazemos porque ELE fez e nos deixou o Seu exemplo. Veja:

“Misericordioso e piedoso é o Senhor.” (Salmos 103:7)

Portanto, se o Meu Deus é assim, porque eu não serei?
Na prática, para uma criança, leva mais tempo para assimilar, pois para ela Deus ainda é abstrato, porém, para si, não! Então querida mamãe, mais uma vez fortaleço a tese: “Vale muito mais o seu exemplo do que mil palavras.” Seja misericordiosa com os demais e principalmente com o seu filho; para que isso aconteça, coloque-se no lugar dele, sempre!
Quando assim eu faço, entendo-o; entendo o ponto de vista dele, o motivo de tal atitude errada, o que possivelmente o levou a isso, enfim… eu sinto a dor dele, eu vejo-o e, consequentemente, enxergo os meus erros como mãe, e então a misericórdia vem.

“A melhor forma de se ter misericórdia, é se enxergar; quando eu me vejo e reconheço o quão errada fui e falha sou, o quanto precisei para que pudesse mudar, eu entendo os demais.”
Viviane Freitas –

(Palestra Mães e Filhos)

Então, na pratica, é isso:

1- Para que eu, como mãe, tenha misericórdia: Preciso me ver, reconhecer quem sou, o quanto preciso de Deus, e então entenderei os demais quando eles também erram;
2- Para que eu, como mãe, ensine a misericórdia ao meu filho: Preciso dar-lhe o meu exemplo vivo e real e discipulá-lo, ensinando-o a ser com os demais como Jesus foi e é connosco.

Eu gosto de usar as próprias experiências do dia a dia do meu filho para ensiná-lo. Hoje ele tem 9 anos e tem um companheiro de classe bem problemático, sempre reclamava dele. Um dia resolvi ensiná-lo a ter misericórdia e disse-lhe: “Gabi, o seu amigo não tem pai, você já pensou como seria a sua vida sem o seu pai? Nós não sabemos, mas talvez ele não tenha uma pessoa que lhe ensine o que é certo e o que é errado, como você têm. Então ele pensa que está fazendo o correto, por isso age assim. Vamos colocar-nos no lugar dele…” E ali desenvolvemos uma conversa que o fez pensar e colocar-se no lugar do companheiro. Foi a última vez que o vi reclamar do Itaí. Agora ele sempre diz: “Tem que ter paciência com ele.”

O nosso testemunho diário, juntamente com as vivências deles corretamente direcionadas, os levarão a um caráter misericordioso.

Invista tempo, trabalhe no seu filho e os frutos virão, na hora certa!

Até para a semana, onde falaremos do caráter de Fé.

Deixe uma mensagem

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

85 comentários

    É verdade , mais importante é o nosso exemplo do que uma severa repreensão. A criança também reflete o nosso agir, assim como , o filho Jesus reflete o PAI>

    Ver mais

    para que construa um carácter misericordioso diante do meu filho eu tenho que em primeiro lugar ter um bom carácter para que, eu possa então ensina-lo.

    Ver mais

    um exemplo vale muito mais que muitas palavras pois elas dizem tudo.

    Ver mais

    temos que ter um caráter exemplar como do Senhor Jejus para passarmos para as outras pessoas temos que ser misiricordiosos

    Ver mais

    Um exemplo vale mais do que mil palavras, me colocar no lugar do outro me faz ver as coisas de modo diferente, e assim ter atitudes diferentes também.

    Ver mais

    A palavra convence, más o exemplo arrasta.

    Ver mais
1 6 7 8 9 10 14