Comparação e o Medo

Viviane Freitas

  • 21
  • Nov
  • 2012

Comparação e o Medo

  • 21
  • Nov
  • 2012

Sabe aquela pessoa que você aprecia muito? Ela está muito acima de si – mediante a sua conclusão espiritual – ou é mais talentosa!

Sabe… Quando se sente pequena demais, a ponto de não ser tão natural como gostaria de ser?

Sabe… Quando esta pessoa, que admira tanto, lhe dá responsabilidades ou algo para ser feito perante ela… Você acovarda-se… Dá-lhe um “branco”, a ponto de mostrar fraqueza, mesmo sabendo que poderia fazer?

Sabe… Mesmo amando tanto e se comparando com esta pessoa, você acaba por promover uma distância, como uma maneira mais fácil de lidar com a sua insegurança?

Engraçado… Você ama, mas distancia-se.
É surpreendente… Você aprecia, mas ignora.
É doloroso… Porque ama, mas rejeita.

E sabe porquê?

Surgem as sorrateiras invejas, que, sem perceber, carregam mais e mais sentimentos que a afastam. E, com um sentimento, vai emendando outro… Orgulho e Egoísmo.

E não parece por mal… Porque o faz, para se proteger contra aquela insistente insegurança e baixa auto-estima, no momento em que está próxima.

É engraçado… Parece que de longe é mais aceitável. De perto, é insuportável a guerra que trava dentro de si própria.

Porquê? Porque sinto isto?

O maior problema é depender de alguém. E a comparação faz-lhe isso. Fica dependente da aprovação da pessoa que tanto aprecia.

É como se invalidasse a sua personalidade – como uma capa – e a lançasse fora. É como se desprezasse a sua crença; a sua fé em Deus, para se basear inteiramente naquela pessoa que lhe traz direção e segurança.

É como sentir… Que a segurança é trazida pela afirmação daquela pessoa – que ama e aprecia – e Deus ficasse ali… de lado.

É realmente isso que acontece: Naquele momento de comparação…
Deus, a sua fé, a sua confiança, são lançados no lixo, para que outra possa conduzi-la.

Que horror! É horrível “trocar as bolas”!
Mas isso acontece porque estamos a sentir, e não na fé.

A fé faz-nos vigiar. O sentimento faz-nos comparar e esperar pelos demais.

Amiga leitora, eu tenho a mais absoluta certeza que se enquadra aqui, em uma ou outra situação. Mas eu quero pedir-lhe um favor…

PARE de se COMPARAR!

Seja você mesma! E não se lance fora…

Aceite quem você é, e prepare-se para a mudança, porque ninguém alcança grandes conquistas, sem desafios de mudança e aprendizagem.

Eu venci essas terríveis comparações. Hoje o que me resta é aprender a melhorar e não me intimidar para mostrar quem eu sou.

NÃO DEPENDA…

É outra coisa que te faz fraca e sentimental. Quando você aprende, motiva a sua auto-estima e traz à existência o espírito que foi criado em si: O Espírito da Criação.

Deixe uma mensagem

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

83 comentários

  1. Oi Vivi.

    De estrema importância este post, eu me vi em cada palavra.
    Que bom que eu tenho esta oportunidade de facto e de verdade viver livre com o meu Deus.
    Bjx..

    Ver mais
  2. Oi, D. Viviane, o seu post fala diretamente comigo, por que sei que posso ser melhor do que já sou, mas são nesses mínimos detalhes que deixo de trabalhar em mim mesma. Inclusive, separei essa parte por que me tocou de verdade em mim: “Quando você aprende, motiva a sua auto-estima e traz à existência o espírito que foi criado em si: O Espírito da Criação.” Beijinhos. In faith!

    Ver mais
  3. Olá Vivi :)!
    É a mais pura verdade, digo isso por mim, pois estou sempre a comparar com alguém,e isso trás uma frustração terrível,sempre me pergunto o que as pessoas vão pensar de mim?
    E blá,blá etc! Ai isso é horrível, o porque e com que motivos vou duvidar ou me comparar com alguém?
    Tenho procurado ser quem eu sou de forma natural sem emoção etc, mas é sempre aquela luta dentro a alma querendo falar sempre mais alto, mas ai me pergunto o porque estou deixando ser levada por tais pensamentos e comparação? Ai a fé racional fala mais alto, e surge aquela certeza que logo passa e se esquece do que pensou. Pois se busco um Deus vivo e verdadeiro o porque das duvidas? Claro que não!!!! Como disseste a criação esta dentro de mim, então por isso que em um só devo me comparar e seguir o seus passos, seu exemplo, amar como ELE amou, enfim fazer a sua vontade e como serva dar o meu melhor!
    Obrigado Vivi a cada dia Deus tem lhe dados sabias palavras!!! E tem feito grande efeito na minha vida.

    Ver mais
  4. Ola Vivi,
    O meu problema era esse, vivia me comparando ou invejando as outras, nao me via capaz de fazer o que elas faziam, e até chegava a pensar ” quem me dera” “eu, eu nao consegui isso”, eu mesma me desvalorizava, Deus falava, mas eu O ignorava com meus medíocres pensamentos, Agora o que esta acontecendo comigo é totalmente oposto, coloquei O Espirito da criação para funcionar, parei de me comparar de me acovardar perante novos aprendizados, me surpreendo cada dia, coisas que jamais pensei em fazer, hoje faço, porque aprendi a nao ser sentimental e nao ficar a espera de ninguèm Deus me deu uma fé entao chega de deixa-la dormindo, ou deixar que os outros digam o que eu faço, Eu sei o que fazer e como fazer porque o Espirito Santo me guia….
    Obrigada Vivi, tenho aprendido dia apos dia…
    Grande beijo Carinhoso.

    Ver mais
  5. A Sra é muito graciosa…Tenho aprendido muito com as coisas que escreve.
    bjs

    Ver mais
  6. Olá Vivi,
    realmente me encaixo .
    mas ,sabe de uma coisa?A mim foi revelado a minha verdade e agora não me envergonho e me escondo,pelo contrário parto pra cima.
    Eu não posso , achar somente tudo que voce falou bonito e muito forte e ficar só no papel ,tem que acontecer na minha vida , no meu ministério.
    Eu reconheço que tenho medo , mas de maneira nenhuma sou medrosa.
    O Espírito do Criador habita em mim, e luto com todas as minhas forças, para que Deus veja em mim uma filha em que Ele possa contar.
    -Imperfeita,mas que luta!
    -Que se cansa, mas nunca, jamais se desanima.
    Um abraço beemmmm apertado !!!!!
    Su

    Ver mais
1 2 3 4 5 14