Como você reage na prova? Oferece ou retém?
- 29
- Mai
- 2015
Olá a todos os internautas!
É um prazer estar aqui convosco todas as semanas, falando acerca da Palavra de Deus que nos transmite fé; uma fé inteligente que nos faz refletir na nossa vida.
Não é uma “palavra” fútil ou que machuque, mas uma Palavra real, verdadeira e que separa o que é certo e o que é errado.
Acompanhe comigo em Hebreus 11.17:
“Pela fé, Abraão, quando posto à prova, ofereceu Isaque…”
Não vou ler o restante do versículo porque este início, para mim, já revela o bastante! Especialmente porque quando eu fui colocada à prova e apercebi-me que estava resistente, pensei para mim mesma:
“Meu Deus, porque é que eu não fui como Abraão? Porque é que quando o Senhor pediu eu não ofereci, eu não me dispus? Porque é que tive medo e fiquei preocupada? Será que eu não sabia quem era o Senhor?”
É verdade, amiga internauta! Por vezes a sua fé está lá em cima … Enquanto outras vezes está lá bem em baixo.
E quando é que isso acontece? Quando permite as circunstâncias manipularem o seu “eu”, sobrepondo-se ao seu objetivo de servir a Deus. E esta situação pode acontecer a qualquer momento!
Veja que as nossas lutas diárias surgem contra a nossa própria vontade, tentando afastar-nos de Deus. Justamente por isso é que ouve falar de “manter a salvação”!
Abraão quando foi posto à prova ofereceu Isaque! Quando somos colocados à prova por Deus e Ele nos pede algo, como reagimos instantaneamente?
Essa é a minha pergunta!
Porque obviamente aconteceu comigo a prova, e depois de um certo tempo eu ofereci… Agora imagine amiga internauta, se Deus chegasse no determinado momento em que eu estava na luta, em “guerra” contra os meus sentimentos… Eu não estava entregue da forma que eu deveria estar, não é verdade?!
Veja que a salvação, a nossa fé, tem que ser continuamente avivada. Devemos vigiar o tempo todo, priorizando a Deus.
Porque quando existe necessidade, algo “gritante” na nossa vida, aí entra a prova: Quem vai priorizar? Deus ou a sua necessidade?
E aí entra quem mais prioriza!
E quando existe uma luta é porque naquele momento está a ser levada pela sua vontade.
E se nós estivermos atentos, disponíveis (não lhe digo que vamos ser perfeitos), mas se estamos vigilantes, como acha que vamos agir?
Vamos oferecer e entregar aquilo que nos custa. É ou não é?!
E é para esse aspeto que eu quero chamar a sua atenção, amiga interrnauta, para que esteja disponível, disposta…
Lembro-me que existe um versículo, a parábola do servo vigilante, em Lucas, que diz o seguinte:
Que quando o Senhor Jesus vem, há aquele servo que abre logo a porta…
E isto refere-se precisamente ao momento em que é colocada à prova, estando imediatamente disponível e atenta a si mesma para resolver tudo o que for necessário.
É esse servo vigilante que tem de ser na fé e concernente a tudo: A filho; marido; necessidades; vontade; vida financeira; seja o que for.
Deve estar disponível a oferecer sempre para Deus. Porque se estiver disponível é porque realmente está a vigiar e a priorizá-Lo.
Minha amiga internauta, isto serve para colocar as suas “barbas de molho”! E eu também!!!!
Porque no respeitante à fé, é algo que temos de exercitar continuamente, pois neste mundo nunca chegamos ao nível de “salvos para sempre”.
Enquanto estivermos nesta vida, vivos, estaremos a combater a cada instante a nossa carne, as nossas necessidades, etc.
E temos que salvar a “nossa pele”, ou seja, a nossa alma a todo o instante.
Assim sendo, quando é colocada em prova, amiga internauta, ofereça e faça-o de coração, não indignada, murmurando ou reclamando, mas de coração alegre, porque Deus merece.
Amiga internauta, eu gostaria de ler o seu comentário!
O que tem a dizer? Como tem sido a sua fé?
Será que quando é colocada à prova, oferece?
Então reflita e escreva aqui no blog para eu saber um pouquinho de si.
Um grande abraço e até para a semana!
ana
Maio 30, 2015 às 2:49
Muito forte! Nos leva a pensar… A fé tem sempre que ser exercitada. Nao importa quem somos ou o tempo que somos alguma coisa.
Fabiana Morais
Maio 30, 2015 às 2:47
HOLÁ SRA VIVIANE FREITAS
MUITAS SAO AS VEZES QUE EU SINTO O MESMO,SINTO QUE EU DEVERIA OFERECER A DEUS E NAO ESPERAR QUE ELE ME PEÇA E AINDA ASSIM ME RESISTIR OU ME NEGAR A DAR,E NEM SEMPRE ESTOU ASSIM COMO A SRA FALA DISPONIVEL A OFERECER A DEUS,E PRIORIZAR A ELE EM TUDO NA MINHA VIDA,AS VEZES SINTO ESSA DIFICULDADE DE OUVIR E ATENDER A VOZ DE DEUS,MAS EU QUERO ISSO,QUERO APRENDER A ATENDER O CHAMADO DE DEUS,E FAZER A VONTADE DELE,EU NAO QUERO QUE NADA NEM NINGUEM VENHA ME IMPEDIR DE CUMPRIR A VONTADE DE DEUS,E ACIMA DE TUDO NEGAR MINHA PROPRIA VONTADE,PRA FAZER A VONTADE DE DEUS.HOJE EU ENTENDO ALGO QUE OUVI E POR UMA PALAVRA DEIXEI LER E OUVIR O BLOG DA SRA,MAS HOJE EU ENTENDO QUE ERA O PROPRIO DIABO,PORQUE EU ME IDENTIFICO MUITO COM AS MENSAGENS DA SRA,PARECE QUE A SRA CONHECE MEU CORACAO E SABE DE TUDO QUE EU ESTOU PASANDO E AS LUTAS INTERNAS QUE TENHO VIVIDO,MUITAS DAS PALAVRAS QUE A SRA FALA É TUDO QUE TENHO VIVIDO PARECE QUE A SRA ME CONHECE,E SEM SABER E SEM ME CONHECER A SRA TEM ME AJUDADO GRANDEMENTE.
OBRIGADA SEMPRE.
Liliana Nunes R.
Maio 30, 2015 às 0:58
Olá D. Viviane, eu hoje durante a semana dei por mim a pensar como eu dava, e que em momentos em que nao me policio, ou seja, não estou vigilante sob as situações, eu acabo por murmurar e ficar como saturada. Tudo isso é uma oferta. Mas que injustiça! Deus Deu sem murmurar. E em meias dificuldades, essas mesmas são para eu reconhecer quem sou.
Bruna Gouveia - Almada
Maio 29, 2015 às 23:24
Boa noite D.Viviane.
A verdade é que nunca estamos salvos para sempre, como a senhora disse aqui neste post.
Existe uma luta constante em obedecer a Deus e obedecer aos nossos sentimentos, o que me adianta estar uma semana inteira com a minha fé em cima, de porta aberta para Deus, se no dia seguinte por um problema, circunstância, dificuldade ou sentimento fico com a minha fé lá em baixo e feicho a porta para servir a Deus?
Por isso é muito importante vigiar constantemente e orar pedindo forças a Deus para fazer o que tem de ser feito. Tudo depende das nossas escolhas.
Deus lhe abençoe muito!
Christ
Maio 29, 2015 às 23:17
Non , na provaçao fui muito agitada, acho que nao offerece como Deus quéria que fas .
Euridce Francisco
Maio 29, 2015 às 23:09
Boa noite dona Viviane!
Infelizmente tive esta experiência de reter o que Deus avia me pedido.
Algo que eu estava apegada, não dei para Deus.
Infelizmente me foi roubado o que retém
e depois vêm, a pergunta mais porque que não deu para Deus quando Ele me pediu?
Mais agora aprendi,quando Deus pede
Eu dou mesmo com a dor naquele momento, porque Deus nunca falhou comigo.