Como você reage na prova? Oferece ou retém?

Viviane Freitas

  • 29
  • Mai
  • 2015

Como você reage na prova? Oferece ou retém?

  • 29
  • Mai
  • 2015

Olá a todos os internautas!
É um prazer estar aqui convosco todas as semanas, falando acerca da Palavra de Deus que nos transmite fé; uma fé inteligente que nos faz refletir na nossa vida.

Não é uma “palavra” fútil ou que machuque, mas uma Palavra real, verdadeira e que separa o que é certo e o que é errado.

Acompanhe comigo em Hebreus 11.17:

“Pela fé, Abraão, quando posto à prova, ofereceu Isaque…”

Não vou ler o restante do versículo porque este início, para mim, já revela o bastante! Especialmente porque quando eu fui colocada à prova e apercebi-me que estava resistente, pensei para mim mesma:

“Meu Deus, porque é que eu não fui como Abraão? Porque é que quando o Senhor pediu eu não ofereci, eu não me dispus? Porque é que tive medo e fiquei preocupada? Será que eu não sabia quem era o Senhor?”

É verdade, amiga internauta! Por vezes a sua fé está lá em cima … Enquanto outras vezes está lá bem em baixo.

E quando é que isso acontece? Quando permite as circunstâncias manipularem o seu “eu”, sobrepondo-se ao seu objetivo de servir a Deus. E esta situação pode acontecer a qualquer momento!

Veja que as nossas lutas diárias surgem contra a nossa própria vontade, tentando afastar-nos de Deus. Justamente por isso é que ouve falar de “manter a salvação”!

Abraão quando foi posto à prova ofereceu Isaque! Quando somos colocados à prova por Deus e Ele nos pede algo, como reagimos instantaneamente?

Essa é a minha pergunta!

Porque obviamente aconteceu comigo a prova, e depois de um certo tempo eu ofereci… Agora imagine amiga internauta, se Deus chegasse no determinado momento em que eu estava na luta, em “guerra” contra os meus sentimentos… Eu não estava entregue da forma que eu deveria estar, não é verdade?!

Veja que a salvação, a nossa fé, tem que ser continuamente avivada. Devemos vigiar o tempo todo, priorizando a Deus.

Porque quando existe necessidade, algo “gritante” na nossa vida, aí entra a prova: Quem vai priorizar? Deus ou a sua necessidade?

E aí entra quem mais prioriza!

E quando existe uma luta é porque naquele momento está a ser levada pela sua vontade.

E se nós estivermos atentos, disponíveis (não lhe digo que vamos ser perfeitos), mas se estamos vigilantes, como acha que vamos agir?

Vamos oferecer e entregar aquilo que nos custa. É ou não é?!

E é para esse aspeto que eu quero chamar a sua atenção, amiga interrnauta, para que esteja disponível, disposta…

Lembro-me que existe um versículo, a parábola do servo vigilante, em Lucas, que diz o seguinte:

Que quando o Senhor Jesus vem, há aquele servo que abre logo a porta…

E isto refere-se precisamente ao momento em que é colocada à prova, estando imediatamente disponível e atenta a si mesma para resolver tudo o que for necessário.

É esse servo vigilante que tem de ser na fé e concernente a tudo: A filho; marido; necessidades; vontade; vida financeira; seja o que for.

Deve estar disponível a oferecer sempre para Deus. Porque se estiver disponível é porque realmente está a vigiar e a priorizá-Lo.

Minha amiga internauta, isto serve para colocar as suas “barbas de molho”! E eu também!!!!

Porque no respeitante à fé, é algo que temos de exercitar continuamente, pois neste mundo nunca chegamos ao nível de “salvos para sempre”.

Enquanto estivermos nesta vida, vivos, estaremos a combater a cada instante a nossa carne, as nossas necessidades, etc.

E temos que salvar a “nossa pele”, ou seja, a nossa alma a todo o instante.

Assim sendo, quando é colocada em prova, amiga internauta, ofereça e faça-o de coração, não indignada, murmurando ou reclamando, mas de coração alegre, porque Deus merece.

Amiga internauta, eu gostaria de ler o seu comentário!
O que tem a dizer? Como tem sido a sua fé?
Será que quando é colocada à prova, oferece?
Então reflita e escreva aqui no blog para eu saber um pouquinho de si.

Um grande abraço e até para a semana!

Deixe uma mensagem

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

131 comentários

    Muito forte, Viviane! Aprendi que temos que ser muito mais vigilantes agora, também sei que não sou perfeita, teve momentos sim , que minha fé me cobrou e eu não agi. Mas agora Deus me mostrou, e eu amadureci na minha fé, e hoje vejo com alegria e sinto prazer nas coisas do ALTO. Eu não vejo a hora sem ansiedade é claro no Jejum dos 40 dias que vamos ter não é mesmo? JEJUM DE JESUS. um abraço.

    Ver mais

    eu vejo que tenho que vigiar mais e colocar mesmo as barbas de molho não e nada fácil na hora da prova oferecer, porque nessa hora só queremos receber e não pensamos que para isso temos que usar a fé e fazer como Abraão da o tudo chamar a atenção de Deus com a nossa atitude de fê como Abraão fez.

    Ver mais

    Es un audio muy importante pues nos ha dado la clave para vencer en el momento de la prueba, tenemos que priorizar a Dios y no a nuestros sentimientos, preocupaciones.
    Y para que esto ocurra tenemos que estar vigilantes a cada instante. Vigilar nuestras actitudes, nuestros sentimientos vencer a nuestro propio yo, y a nuestras necesidades. No es fácil es una gran lucha. O priorizamos a Dios o a nuestra necesidad.
    Para finalmente ofrecer de corazón alegre sin murmurar. Ahora solo falta llevarlo a la practica.

    Ver mais

    Querida D. Viviane,
    A minha frase que escrevi esta manhã na minha agenda foi: Viver é morrer…
    E porque escrevi esta frase?
    Esta semana estive a refletir no Santo Culto do Sr. Bispo Sérgio Correia, (Você tem que morrer).
    E ontem mesmo eu decidi morrer como o Sr. Bispo ensina, porque vi umas coisas muitos feias na minha vida, e os meus pecados doeram bem fundo…
    E para minha surpresa, já hoje eu superei uma prova, no meu trabalho.
    Eu trabalho numa Biblioteca, e no final do ano letivo é necessário fazer o inventário. É por volta de 13.700 livros. E eu tinha dito à minha colega no início da semana que eu não fazia o inventário sozinha, que tínhamos que fazer juntas, porque eu não sabia nem era tão organizada como ela, etc e tal. Sá desculpas pra o meu eu ficar bem e ainda pensando que estava a ser sincera…
    Mas (o você tem que morrer), estava a me cobrar, e quando eu decidi morrer eu pensei eu vou fazer eu vou começar mesmo sozinha, porque a minha colega tem outras tarefas.
    E assim foi, mas o nosso Deus é maravilhoso, e logo que eu comecei Ele já me mostrou o como eu tinha que fazer e como era tão fácil o que eu achava tão difícil e estava resistindo não oferecer a Deus. Mesmo sabendo que Deus não me colocaria noutra trabalho, segundo o meu sonho, sem ultrapassar este obstáculo.
    Mais uma vez eu vou escrever (É mais difícil pensarmos que não conseguimos , do que fazermos).
    E aqui estou eu já inventariei duas estantes de seis prateleiras sozinha e querendo prosseguir, mas fiz agora uma pausa para ver sua mensagem de hoje, e depois de a ler, fazer meu comentário para dizer a si e a todos os que estão a ler o quanto estou feliz por ter conseguido ultrapassar mais esta prova na minha fé.
    Como está escrito ” Tudo posso Naquele que me fortalece”
    E dizer que concordo consigo quando diz que temos de cuidar da nossa SALVAÇÃO a todo o instante.
    E como fazemos isso?
    Morrendo para o mundo, para as nossas vontades…
    Sempre na confiança na fé e na dependência do nosso QUERIDO DEUS.
    Um beijinhos para todos
    E muito obrigada por me ajudar a morrer cada dia um pouco e viver muito feliz.

    Ver mais

    Boa tarde Dna.Viviane,
    É incrível como, no que toca a Deus, nada é por acaso.
    Antes mesmo de eu vir ouvir o audio, durante o dia de hoje a minha mente estava a “viajar” numa situação que ainda nem sequer aconteceu mas que estava a deixar-me angustiada porque que vai exatamente ao encontro daquilo que a senhora falou.
    A Fogueira Santa está a chegar e eu vou dar o meu 100% porque já tenho a certeza de que aquilo que Deus me vai dar é muito grande, mas o que realmente estava a mexer comigo era “será que lá na frente eu vou ter a mesma fé para oferecer aquilo que Ele me deu ou será que vou reter ?”.
    O seu audio foi exatamente a resposta que eu precisava de ouvir: não posso negar nada para Deus pois a minha salvação depende disso.

    Ver mais

    Agradeço desde já Dona Viviane por cada uma destas palavras, que agora abriram os meus olhos. A um tempo atrás Deus me colocou a prova ,mas eu digo a senhora que foi uma guerra dentro de mim, pois como sempre acontece, eu queria uma coisa, mas Deus queria que eu fizesse outra. Creio que antes mesmo de Abraão colocar o filho no Altar do sacrifício ele já sentia a dor de perder o seu filho, mas ele escolheu fazer a vontade de Deus, confiou e foi aprovadíssimo pelo Senhor por tamanha fé que teve. Agora quando fui comparar todas as vezes que Deus me pôs a prova, vi que fui resistente, e teimosa. Sempre falava ‘Eis me aqui Senhor’ , mas não vivia isso. Até que Deus me pôs a prova novamente e criei forças nEle para conseguir vencer o meu eu. E como Abraão recebeu a recompensa de acordo com o que ele ofereceu ao Senhor, eu também recebi. Eu recebi a confiança de Deus eu coisas maiores, e sei que nem estar perto do que Ele tem preparado para mim. E este post me fez refletir nisso.

    Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu Senhor.
    Mateus 25

    Então concluo que a vida com Deus é feita com sacrifícios, mas nenhum sacrifício é maior do que Deus tem preparado para nós.

    Ver mais
1 4 5 6 7 8 22