Como você reage na prova? Oferece ou retém?
- 29
- Mai
- 2015
Olá a todos os internautas!
É um prazer estar aqui convosco todas as semanas, falando acerca da Palavra de Deus que nos transmite fé; uma fé inteligente que nos faz refletir na nossa vida.
Não é uma “palavra” fútil ou que machuque, mas uma Palavra real, verdadeira e que separa o que é certo e o que é errado.
Acompanhe comigo em Hebreus 11.17:
“Pela fé, Abraão, quando posto à prova, ofereceu Isaque…”
Não vou ler o restante do versículo porque este início, para mim, já revela o bastante! Especialmente porque quando eu fui colocada à prova e apercebi-me que estava resistente, pensei para mim mesma:
“Meu Deus, porque é que eu não fui como Abraão? Porque é que quando o Senhor pediu eu não ofereci, eu não me dispus? Porque é que tive medo e fiquei preocupada? Será que eu não sabia quem era o Senhor?”
É verdade, amiga internauta! Por vezes a sua fé está lá em cima … Enquanto outras vezes está lá bem em baixo.
E quando é que isso acontece? Quando permite as circunstâncias manipularem o seu “eu”, sobrepondo-se ao seu objetivo de servir a Deus. E esta situação pode acontecer a qualquer momento!
Veja que as nossas lutas diárias surgem contra a nossa própria vontade, tentando afastar-nos de Deus. Justamente por isso é que ouve falar de “manter a salvação”!
Abraão quando foi posto à prova ofereceu Isaque! Quando somos colocados à prova por Deus e Ele nos pede algo, como reagimos instantaneamente?
Essa é a minha pergunta!
Porque obviamente aconteceu comigo a prova, e depois de um certo tempo eu ofereci… Agora imagine amiga internauta, se Deus chegasse no determinado momento em que eu estava na luta, em “guerra” contra os meus sentimentos… Eu não estava entregue da forma que eu deveria estar, não é verdade?!
Veja que a salvação, a nossa fé, tem que ser continuamente avivada. Devemos vigiar o tempo todo, priorizando a Deus.
Porque quando existe necessidade, algo “gritante” na nossa vida, aí entra a prova: Quem vai priorizar? Deus ou a sua necessidade?
E aí entra quem mais prioriza!
E quando existe uma luta é porque naquele momento está a ser levada pela sua vontade.
E se nós estivermos atentos, disponíveis (não lhe digo que vamos ser perfeitos), mas se estamos vigilantes, como acha que vamos agir?
Vamos oferecer e entregar aquilo que nos custa. É ou não é?!
E é para esse aspeto que eu quero chamar a sua atenção, amiga interrnauta, para que esteja disponível, disposta…
Lembro-me que existe um versículo, a parábola do servo vigilante, em Lucas, que diz o seguinte:
Que quando o Senhor Jesus vem, há aquele servo que abre logo a porta…
E isto refere-se precisamente ao momento em que é colocada à prova, estando imediatamente disponível e atenta a si mesma para resolver tudo o que for necessário.
É esse servo vigilante que tem de ser na fé e concernente a tudo: A filho; marido; necessidades; vontade; vida financeira; seja o que for.
Deve estar disponível a oferecer sempre para Deus. Porque se estiver disponível é porque realmente está a vigiar e a priorizá-Lo.
Minha amiga internauta, isto serve para colocar as suas “barbas de molho”! E eu também!!!!
Porque no respeitante à fé, é algo que temos de exercitar continuamente, pois neste mundo nunca chegamos ao nível de “salvos para sempre”.
Enquanto estivermos nesta vida, vivos, estaremos a combater a cada instante a nossa carne, as nossas necessidades, etc.
E temos que salvar a “nossa pele”, ou seja, a nossa alma a todo o instante.
Assim sendo, quando é colocada em prova, amiga internauta, ofereça e faça-o de coração, não indignada, murmurando ou reclamando, mas de coração alegre, porque Deus merece.
Amiga internauta, eu gostaria de ler o seu comentário!
O que tem a dizer? Como tem sido a sua fé?
Será que quando é colocada à prova, oferece?
Então reflita e escreva aqui no blog para eu saber um pouquinho de si.
Um grande abraço e até para a semana!
Larissa
Maio 29, 2015 às 17:08
Dona Vivi,
Ontem exatamente passei por essa mesma situação. Eu estava a conversar com um rapaz da IURD aonde eu frequento. Estávamos em acordo em ficarmos juntos, mas tinha alguns porens por ele ser mais novo que eu e o meu foco ser ir para o Altar, pois sei que Deus me chamou para isso. E Deus estava a me cobrar para me dar mais pelas almas, então pedi a Deus uma direção e Deus falou comigo: “Sacrifica esse seu sentimento e vai se dar pra mim, quero ver até que ponto você está comigo filha.” Na hora, fiquei com uma luta interior, uma confusão dentro de mim, eu sabia que tinha que entregar mais o meu coração palpitava que não. Conversei então com esse rapaz a noite e fui dormir. Hoje pela manhã, novamente pedi pra que Deus me confirmasse, e ele falou exatamente a mesma coisa, “Sacrifica esse sentimento, quero ver se está comigo até que ponto”. Então, o meu ser se encheu de uma certeza nessa hora e de uma força do próprio Espírito Santo e falei pra Deus que iria obedecer. Estou determinada a obedecer. Sei que quando entregamos o que Deus nos pede Ele nos honra. Está sendo difícil, mas isso que é “Amar a Deus acima de tudo” ficou provado. Agora é hora de focar na Obra dEle, de cuidar das almas que precisa de mim. E na hora certa, Deus vai se manifestar e vai me levar até o Altar, com a pessoa certa.
Na fé.
Joana Albuquerque
Maio 29, 2015 às 17:05
Olá Dn. Viviane,
Com muita alegria venho hoje dizer o quão bom é ouvir e praticar!
Ouvir a fé inteligente, e praticar no dia a dia!
Nesses últimos dias tive uma experiência estando atenta aos meus sentimentos, não queria senti-los, sabia que daquilo não traria nenhum benefício a minha vida. Então rejeitei, clamei, e fui respondida. A resposta foi um fardo leve, cheio de novidades! E mais tarde o que não existia passou a existir!
Digo fardo, pois não é simples rejeitar o sentimentos, mas ao mesmo tempo é tão agradável e lindo, que percebemos nitidamente a presença de Deus conosco!
Um grande abraço a senhora!
Mafalda Silva
Maio 29, 2015 às 17:04
Boa tarde D. Viviane,
Quando fui colocada a prova, dei por obediencia a Deus, confiei n’Ele, pois o sacrificio nao seria em vao.
Doeu imenso dar, pois percebi qu ali estava o meu coraçao, mas nao foi por acaso, pois a minha forma de ver as coisas mudou. Foi duro, mas esta a valer a pena.
Caroline Souza
Maio 29, 2015 às 16:14
Dona Viviane , o post foi algo que realmente já aconteceu comigo e acabei ouvindo minha carne , o tal sentimento , mais eu PIDE me fortalecer com iss . E irei colocar em pratica e vigiar ,pra naondesagradar o meu Deus ,pois eu nasci pra servi lo e faco isso com toda alegria. Peco pra Deus me ajudar a acada dia pra te agrada l . E ele me.moldar , pois eu quero cada dia mais poder servir lo , ajudar os necessitados e acima de tudo não me deixar cair no comodismo … Que ele venha me avivar e me dar ouvidos sensíveis a tua voz ,pois não quero fazer a vontade minha e sim a dele .
Obrigada dona Vivi por me ajudar com essas palavras que nos ajudou a abrir melhor nossos olhos e refletir em nossa pessoa.
Que Deus continue te iluminando e te usando cada dia mais .
Deus te abençoe você e toda familia .
Beijoosss ????????????????
Milena
Maio 29, 2015 às 15:51
Dona vivi eu quando era posta na prova eu me escondia, recuava mais depois desse poste eu entendi que é para me dar mais quando surgir as provas …amei esse poste ..muito obrigada
Daniela
Maio 29, 2015 às 15:40
Bom Dia
D.Vivi
E verdade as vezes fico nesta situação tem horas que me sinto forte com a minha fé em alta outras vezes lá em baixo mas procuro sempre olhar para o alto focando a minha salvação.Quando Deus me coloca a prova fico em uma situação difícil não
sei explica direito sei que Ele vai me responder mas dentro de mim fica um conflito muito grande.
Acredito que isto acontece com a maioria das pessoas pois existe uma luta dentro de nós entra a nossa vontade e a da Deus,tenho procurado viver pela fé para que a vontade de Deus venha prevalecer em minha vida.
bjs.