Como você reage na prova? Oferece ou retém?

Viviane Freitas

  • 29
  • Mai
  • 2015

Como você reage na prova? Oferece ou retém?

  • 29
  • Mai
  • 2015

Olá a todos os internautas!
É um prazer estar aqui convosco todas as semanas, falando acerca da Palavra de Deus que nos transmite fé; uma fé inteligente que nos faz refletir na nossa vida.

Não é uma “palavra” fútil ou que machuque, mas uma Palavra real, verdadeira e que separa o que é certo e o que é errado.

Acompanhe comigo em Hebreus 11.17:

“Pela fé, Abraão, quando posto à prova, ofereceu Isaque…”

Não vou ler o restante do versículo porque este início, para mim, já revela o bastante! Especialmente porque quando eu fui colocada à prova e apercebi-me que estava resistente, pensei para mim mesma:

“Meu Deus, porque é que eu não fui como Abraão? Porque é que quando o Senhor pediu eu não ofereci, eu não me dispus? Porque é que tive medo e fiquei preocupada? Será que eu não sabia quem era o Senhor?”

É verdade, amiga internauta! Por vezes a sua fé está lá em cima … Enquanto outras vezes está lá bem em baixo.

E quando é que isso acontece? Quando permite as circunstâncias manipularem o seu “eu”, sobrepondo-se ao seu objetivo de servir a Deus. E esta situação pode acontecer a qualquer momento!

Veja que as nossas lutas diárias surgem contra a nossa própria vontade, tentando afastar-nos de Deus. Justamente por isso é que ouve falar de “manter a salvação”!

Abraão quando foi posto à prova ofereceu Isaque! Quando somos colocados à prova por Deus e Ele nos pede algo, como reagimos instantaneamente?

Essa é a minha pergunta!

Porque obviamente aconteceu comigo a prova, e depois de um certo tempo eu ofereci… Agora imagine amiga internauta, se Deus chegasse no determinado momento em que eu estava na luta, em “guerra” contra os meus sentimentos… Eu não estava entregue da forma que eu deveria estar, não é verdade?!

Veja que a salvação, a nossa fé, tem que ser continuamente avivada. Devemos vigiar o tempo todo, priorizando a Deus.

Porque quando existe necessidade, algo “gritante” na nossa vida, aí entra a prova: Quem vai priorizar? Deus ou a sua necessidade?

E aí entra quem mais prioriza!

E quando existe uma luta é porque naquele momento está a ser levada pela sua vontade.

E se nós estivermos atentos, disponíveis (não lhe digo que vamos ser perfeitos), mas se estamos vigilantes, como acha que vamos agir?

Vamos oferecer e entregar aquilo que nos custa. É ou não é?!

E é para esse aspeto que eu quero chamar a sua atenção, amiga interrnauta, para que esteja disponível, disposta…

Lembro-me que existe um versículo, a parábola do servo vigilante, em Lucas, que diz o seguinte:

Que quando o Senhor Jesus vem, há aquele servo que abre logo a porta…

E isto refere-se precisamente ao momento em que é colocada à prova, estando imediatamente disponível e atenta a si mesma para resolver tudo o que for necessário.

É esse servo vigilante que tem de ser na fé e concernente a tudo: A filho; marido; necessidades; vontade; vida financeira; seja o que for.

Deve estar disponível a oferecer sempre para Deus. Porque se estiver disponível é porque realmente está a vigiar e a priorizá-Lo.

Minha amiga internauta, isto serve para colocar as suas “barbas de molho”! E eu também!!!!

Porque no respeitante à fé, é algo que temos de exercitar continuamente, pois neste mundo nunca chegamos ao nível de “salvos para sempre”.

Enquanto estivermos nesta vida, vivos, estaremos a combater a cada instante a nossa carne, as nossas necessidades, etc.

E temos que salvar a “nossa pele”, ou seja, a nossa alma a todo o instante.

Assim sendo, quando é colocada em prova, amiga internauta, ofereça e faça-o de coração, não indignada, murmurando ou reclamando, mas de coração alegre, porque Deus merece.

Amiga internauta, eu gostaria de ler o seu comentário!
O que tem a dizer? Como tem sido a sua fé?
Será que quando é colocada à prova, oferece?
Então reflita e escreva aqui no blog para eu saber um pouquinho de si.

Um grande abraço e até para a semana!

Deixe uma mensagem

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

131 comentários

    Buenos días Sra Viví, me quede pensando en lo que dijo usted que no debemos dejarnos llevar por las circunstancias, cuando estamos para dar u ofrecer para Dios y hay una lucha, es porque muchas veces mi voluntad esta viva y no debevser así, gracias por esta palabra que me ayuda a analizarme y a estar atenta siempre a oír y obedecer a la voz de Dios.

    Ver mais

    Boa noite D.Viviane o que mais me marcou neste áudio é o tempo da retenção pois sem dúvida que quando estou a passar a prova é porque estou a reter algo para mim,a minha vontade etc…mas depois acabo por entregar pois quero acima de tudo agradar a Deus mas a pergunta que faço a mim mesma é porque não o faço imediatamente? E se entretanto morro ou Jesus volta? É nisso que tenho de vigiar pois de facto é muito grave,perder a salvação no fim nem pensar!
    Muito obrigado
    Liliana Nunes

    Ver mais

    As provações vêm de Deus e são inevitáveis. São justamente as provações que nos fazem crescer, evoluir, aprender, desenvolver.. Quando sou colocada à prova tenho que oferecer com carinho e não sendo uma obrigação pessoal, porque como a sra disse devemos dar para Deus o nosso melhor e dr bom ânimo, alegres no que estamos a fazer. De formos fazer na obrigação as coisas correm mal de vamos contra a vontade de Deus. Já fui reprovada por vezes em relação à minha fé, mas fui eu que tive que decidir se eu continuar na mesma ou se ia mudar a minha situação e ao início eu fiquei descobrindo o que faltava para ser aprovada e para isso eu tive que analisar a minha conduta dr atitudes para poder agradar realmente a Deus. A carne, o nosso eu é o nosso pior inimigo, porque é com ele que convivemos todo dia, a todo instante e de nós ele não pode escapar porque nos pertence, é uma parte de nós e estamos sujeitos a tudo o que o nosso eu nos proporcionar e se eu aceitar o que ele me oferecer eu caio e acabo “magoando” Deus com a minha atitude. Portanto, temos que estar sempre focadas no nosso espírito, na nossa alma, na nossa Salvação porque ela sim é o nosso tesouro e bem maior.

    Ver mais

    É verdade eu tenho que ser uma pessoa vigilante na minha fé para quando o SENHOR JESUS me colocar a prova e me pedir algo, eu não devo temer porque ele é grande e poderoso e eu devo me lançar á disposição de DEUS.

    Ver mais

    Primeiro eu tenho que me conhecer, saber de que forma que as circunstâncias influenciam a minha fé para ficar vigilante, atenta para que quando Deus me pedir algo, me colocar à prova, eu não venha reter mas me lançar porque a fé não tem medo de arriscar!

    Ver mais

    Olá Boa noite Dona Viviane, neste áudio de hoje percebi que tenho retido o que Deus tem me pedido para mudar, tenho feito seguindo a minha vontade as minhas forças e me decepcionado muito com isso. Pois pude entender agora que o que Deus me pede para fazer ou mudar é para o meu bem, pois como um bom pai tem zelo por mim e sabe o que é melhor e quando ele me pede algo e não faço ele já sabe as consequências de minhas atitudes mais não pode impedir o livre árbitrio então ele espera até que eu reconheça meu estado e peça a ele ajuda.

    Ver mais
1 12 13 14 15 16 22