Como você reage na prova? Oferece ou retém?
- 29
- Mai
- 2015
Olá a todos os internautas!
É um prazer estar aqui convosco todas as semanas, falando acerca da Palavra de Deus que nos transmite fé; uma fé inteligente que nos faz refletir na nossa vida.
Não é uma “palavra” fútil ou que machuque, mas uma Palavra real, verdadeira e que separa o que é certo e o que é errado.
Acompanhe comigo em Hebreus 11.17:
“Pela fé, Abraão, quando posto à prova, ofereceu Isaque…”
Não vou ler o restante do versículo porque este início, para mim, já revela o bastante! Especialmente porque quando eu fui colocada à prova e apercebi-me que estava resistente, pensei para mim mesma:
“Meu Deus, porque é que eu não fui como Abraão? Porque é que quando o Senhor pediu eu não ofereci, eu não me dispus? Porque é que tive medo e fiquei preocupada? Será que eu não sabia quem era o Senhor?”
É verdade, amiga internauta! Por vezes a sua fé está lá em cima … Enquanto outras vezes está lá bem em baixo.
E quando é que isso acontece? Quando permite as circunstâncias manipularem o seu “eu”, sobrepondo-se ao seu objetivo de servir a Deus. E esta situação pode acontecer a qualquer momento!
Veja que as nossas lutas diárias surgem contra a nossa própria vontade, tentando afastar-nos de Deus. Justamente por isso é que ouve falar de “manter a salvação”!
Abraão quando foi posto à prova ofereceu Isaque! Quando somos colocados à prova por Deus e Ele nos pede algo, como reagimos instantaneamente?
Essa é a minha pergunta!
Porque obviamente aconteceu comigo a prova, e depois de um certo tempo eu ofereci… Agora imagine amiga internauta, se Deus chegasse no determinado momento em que eu estava na luta, em “guerra” contra os meus sentimentos… Eu não estava entregue da forma que eu deveria estar, não é verdade?!
Veja que a salvação, a nossa fé, tem que ser continuamente avivada. Devemos vigiar o tempo todo, priorizando a Deus.
Porque quando existe necessidade, algo “gritante” na nossa vida, aí entra a prova: Quem vai priorizar? Deus ou a sua necessidade?
E aí entra quem mais prioriza!
E quando existe uma luta é porque naquele momento está a ser levada pela sua vontade.
E se nós estivermos atentos, disponíveis (não lhe digo que vamos ser perfeitos), mas se estamos vigilantes, como acha que vamos agir?
Vamos oferecer e entregar aquilo que nos custa. É ou não é?!
E é para esse aspeto que eu quero chamar a sua atenção, amiga interrnauta, para que esteja disponível, disposta…
Lembro-me que existe um versículo, a parábola do servo vigilante, em Lucas, que diz o seguinte:
Que quando o Senhor Jesus vem, há aquele servo que abre logo a porta…
E isto refere-se precisamente ao momento em que é colocada à prova, estando imediatamente disponível e atenta a si mesma para resolver tudo o que for necessário.
É esse servo vigilante que tem de ser na fé e concernente a tudo: A filho; marido; necessidades; vontade; vida financeira; seja o que for.
Deve estar disponível a oferecer sempre para Deus. Porque se estiver disponível é porque realmente está a vigiar e a priorizá-Lo.
Minha amiga internauta, isto serve para colocar as suas “barbas de molho”! E eu também!!!!
Porque no respeitante à fé, é algo que temos de exercitar continuamente, pois neste mundo nunca chegamos ao nível de “salvos para sempre”.
Enquanto estivermos nesta vida, vivos, estaremos a combater a cada instante a nossa carne, as nossas necessidades, etc.
E temos que salvar a “nossa pele”, ou seja, a nossa alma a todo o instante.
Assim sendo, quando é colocada em prova, amiga internauta, ofereça e faça-o de coração, não indignada, murmurando ou reclamando, mas de coração alegre, porque Deus merece.
Amiga internauta, eu gostaria de ler o seu comentário!
O que tem a dizer? Como tem sido a sua fé?
Será que quando é colocada à prova, oferece?
Então reflita e escreva aqui no blog para eu saber um pouquinho de si.
Um grande abraço e até para a semana!
Fátima Marques
Maio 31, 2015 às 22:38
Boa noite!
São muitas as vezes que DEUS nós coloca á prova,e acabamos por mostrar o contrário daquilo que falamos para ELE,eu falo por mim. Quando chega a hora de DEUS cobrar,ou mesmo pedir algo, o meu eu, fala mais alto. Tenho que estar mais atenta,sacrificar o meu eu dia após dia,viver a Fé sacrificial e inteligente!!.Abraão não duvidou quando DEUS lhe pediu o seu único filho, foi colocado a prova, mas mostrou para DEUS, que seu coração,e obediência estava somente em DEUS!!
Anabela Serafim
Maio 31, 2015 às 21:39
É verdade várias vezes somos colocadas à prova, por isso, a importância de eu estar constantemente vigiando e estando ligada a Deus, para quando eu for colocada à prova venha ter essa capacidade de oferecer e não reter.
Confesso que muitas vezes quando vem as provas meu eu por vezes não quer oferecer, mas se eu quero servir e agradar a Deus, então eu ofereço e dou de coração, não retendo.
Aurore
Maio 31, 2015 às 21:10
Quando estou em uma luta, e que Deus me pede alguma prova da minha fé, eu penso muito : precisou de ter a certeza de não ser enganado pelo meu coração, minhas emoções ou o diabo. Mas esse pensamento me impede de agir apenas por minha fé. Mas uma vez que eu entendei o que Deus espera de mim, eu dar com grande alegria. Obrigado por esta meditação: eu mantenho a lição de ter que vigiar-me constantemente sobre como atender as demandas do meu Deus.
Philna
Maio 31, 2015 às 21:01
Ce message est une claque sur mon visage, ma foi est trop emotive au point de devaloriser mon salut pour faire ma propre volonte des fois.
J ai fait une voeu avec Dieu, de me focaliser sur Lui et sur moi , et veiller pour ne plus tomber mais d`offrir mon ego quand l`epreuve arrive devant moi .
Marina Sani
Maio 31, 2015 às 20:55
O dizer eis-me-aqui de palavras muito fácil. Agora com as atitudes só verdadeiros servos o conseguem fazer.
Só quem está vigilante, nao precisa de ser perfeito mas precisa de estar sensível para ouvir a voz de Deus.
Nem sempre estou vigilante para a minha família foi isso que reparei neste audio, o mesmo eis-me-aqui que existe para ajudar os que me pedem ajuda, seja na igreja ou com colegas tem que haver uma disposição maior pela minha família.
Muito Obrigada D. Viviane
Carla Dos Santos
Maio 31, 2015 às 20:34
Boa noite D. Viviane,
Pois é, quando estamos face a uma prova, a nossa carne grita alto, e é a nossa atitude que vai fazer toda a diferença e mostrar a qualidade da nossa entrega.
Neste momento estou passando uma prova, Deus me esta pedindo algo e sei extamente o que fazer e quero faze-lo, mas hoje ouvindo este áudio me apercebi que estou demorando para oferecer para Deus (guerra contra os meus sentimentos).
O que chamou a atenção ouvindo o seu áudio, foi que se estou nessa luta é porque estou a ser levada pela minha vontade, eu pensei «é porque eu quero», então o único jeito para colocar um ponto final e vencer essa luta é eu oferecer IMEDIATAMENTE em vez de esperar ter forças para faze-lo. Mais tempo levarmos para obedecer, mais os nossos sentimentos vão gritar, cada vez mais alto e mais vai custar, por isso, a palavra imediatamente fará parte das minhas atitudes.