Como superar uma perda?

Viviane Freitas

  • 22
  • Mar
  • 2011

Como superar uma perda?

  • 22
  • Mar
  • 2011

Impotência, frustração, dor, choro, sentimento de fracasso, se perde a esperança, a vida parece não ter mais sentido.

Todos perdemos, algo ou alguém, e nos vemos massacrados por esse turbilhão de sentimentos que parecem, primeiro, nos deixar sem atitude e depois, com o passar dos dias, nos mata pouco a pouco.

Eu já também já perdi, em alguns momentos da minha vida: Quando me casei, tive que deixar a casa do meus pais para assumir minha nova condição de esposa. Todo o ambiente de proteção, de cuidado e atenção que minha família sempre me proporcionou teve que ficar para trás.

Cabia a mim agora, a tarefa de formar uma família, e tive um ótimo exemplo em casa!

Alguns anos depois, me sentia realizada: como esposa, como mãe, como a melhor amiga da minha filha…

Mas aconteceu algo inesperado – perdi meus filhos – os dois ao mesmo tempo. Tudo desmoronou, sofri muito, chorei, por uma dor insuportável que me sufocava. Me vi sem forças, sem atitude, mas consegui vencer esse sentimento que domina por completo nossa razão.

Para se sincera, parecia que não iria suportar aquela dor cruel. Só existiam lembranças boas, saudades e uma voz tenebrosa que parecia me compreender, porém acusadora. Era um sentimento terrível! Estava fraca e muito sensível!
Eu fiz o que sempre aprendi. Pedi forças a Deus, porém os sentimentos e a lembrança gostosa do passado me mantinham presa a dor. Não conseguia ver o além, e nem o melhor para mim.

Parecia ter perdido o meu chão, mas vi que enquanto eu alimentava aquela dor, aquele sofrimento, ele não iria embora, mesmo crendo em Deus.

Deus falava comigo, a voz Dele era bem baixinha. Descobri uma coisa, a voz do meu ego era mais forte que a Dele. É claro, que Ele me respeita, e deixou eu tomar as minhas próprias decisões.

E eu tomei, contra a minha vontade. Fui no altar de Deus, na minha Igreja, e ofereci aquilo que eu não queria entregar. Mas entreguei, chorando, sabendo que estava nutrindo algo que não me trazia nenhum benefício. Eu decidi entregar não somente meus filhos, mas os sonhos de ter outro para substituir aquela dor.

Quando desci daquele altar, me vi, como se estivesse diante de um espelho, e vi o quanto eu estava lutando somente pelos meus direitos (como mãe), e não de dar a aqueles que sofrem o meu apoio.

—— Mas, você tem direito de ser feliz! Talvez você esteja aí se perguntando —-

Sim tenho todo direito! Porém, não tinha como trazer os meus filhos de volta! Não tinha como ficar vivendo de uma dor que não teria solução! E porque seguir alimentando somente os meus sentimentos, que não me traziam nada de novo?
Realmente tive que ser dura comigo mesma, a ponto de não ser compreendida pelas demais pessoas. Foi isso que me capacitou, porque dei a Deus o que mais eu queria.

Sentimento é a força do nosso coração. Ele se alimenta do sentir, de tudo que machuca. Mas o que salva e nos capacita sermos livres, é o dar, é entregar ao que nos pertence.
Se hoje tenho forças para relatar algo tão pessoal, é para que você saiba que também sou “humana” e sujeita as mesmas perdas que você tem sofrido em sua vida. Mas de onde saquei forças, de onde veio o socorro?

—E o que aconteceu comigo depois de entregar meus sonhos? —

Tudo se fez novo dentro de mim, tive milhares de filhos (não biológicos), que me trazem mais alegria, me sinto mais realizada porque são filhos que dão valor a todos meus ensinamentos.

—E eu como pessoa e ex-mãe?—

Me sinto livre, e muito feliz, com o que Deus fez dentro de mim. Tudo se fez novo, a Vivi egoísta foi embora junto com os pesos da alma.

Seja o que for que você tenha perdido, já se foi, existem novas conquistas esperando por você. Não seja escrava(o) dessa dor, você pode ser mais forte que ela!

Deixe uma mensagem

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

139 comentários

    também perdi meu pai a 4 dias, não imaginava que era uma dor tão grande mais e consolavel saber que não estamos sozinhos no mundo,Que tudo tem uma explicação e mais tarde vem a compreensão.

    Ver mais

    Oi. Perdi minha mãe tem 17 dias. Minha mãe passou mal e teve uma hemorragia intracraniana. Ficou 7 dias no CTI e veio a falecer. Eu passou todo esses 7 dias do lado dela. É muito dificil conviver com a situação de que não tenho minha mãe. Sou filha unica e meu pai ja faleceu. Me sinto muito sozinha. Rezo todos os dias por ela, pelo meu pai e por mim….. Deus nos ajude. Preciso de muita força.

    Ver mais

      Oi Amiga.

      Fazem 4 dias que minha querida mãe partiu pra glória (ela era fiel serva do Senhor), tô sentindo um buraco no meu coração é uma saudade absurda. Todos os dia tenho pedido forças a Deus e tenho procurado entender que foi um plano Dele. Nenhuma palavra é capaz de amenizar a dor neste momento, a única maneira de sair desta, é reagir contra todos os sentimentos que nos massacra… É como um buraco sem fundo, parece não ter fim. A melhor maneira é entregar a Deus todos os nossos anseios e medo…É seguir em frente, e acostumar com essa saudade! Eu tenho procurado ajuda em Deus e sei que tem me dado forças e vai te dar também, se vc crer!!

      Ver mais

    Ola D.VIVI
    Realmente quando perdemos alguem que amamos,é algo que dói e muito,no meu caso eu perdi meu pai faz um mês,e esses sentimentos vem e querem nos dominar. Bom eu estava assim e deixam as vezes me levar pela dor,mas entendi que do do que adianta eu ficar me deixando levar por esses sentimentos,não irá me ajudar em nada,sendo que o aquilo que pedi a Deus Ele fez,Ele salvou meu pai tenho certeza,então o que tenho que fazer é me apegar mais ainda há Deus para que Ele possa me usar.

    Ver mais

    Deus recolheu minha esposa a 12 dias. Estive com ela durante td o tempo de internação no hospital e vi ela morrer nos meus braços. Diante de todo sofrimento eu tinha esperança e fé em Deus que ela seria curada. A dor é muito gde, parece que nunca vai acabar, que nunca serei mais o mesmo. Nada tem mais significado para mim sem ela comigo.
    Ela foi fiel e serva de Deus até o último suspiro, sei que está bem, mas não consigo me conformar. Se eu fosse escrever um livro de nossa história, de td que passamos juntos, de todo sofrimento que tivemos, dez mil páginas seriam insuficiente. Peço a todos que orem muito por mim, pois está muito difícil.

    Ver mais

      Meu amado irmão vc vai vencer essa dor, confie em DEUS tão somente, ele sera o balsamo para essa ferida

      Ver mais

      Ernandes, fiz uma oração a você. Muita força meu irmão. Sei que é difícil, é doloroso. Mas você vai superar. Tenha a certeza que sua amada esposa está junto ao Pai e ambos lhes esperam no Reino de Deus para o tão sonhado reencontro. Viva sua vida intensamente, busque a felicidade e saiba que você verá sua esposa novamente.

      Ver mais

    Eu perdi a minha mae há 7 dias, sinto muita falta dela e tenho 11 anos. Mas Deus vem me ajudando muito,me conformando, aliás um dia vai ter aquele belo encontro com ela, e com Deus .

    Ver mais

    Boa noite, realmente não é fácil e nem tem sido.

    Ver mais
1 5 6 7 8 9 17